Edição V. 21, Ed. 9 - 16/03/2021

Pré-escola: reflexões sobre sua atual função sob o olhar de educadores

Educação Infantil e Formação de Professores

Este artigo objetiva refletir o histórico da pré-escola e sua função atualmente, suas contribuições para as crianças e o papel do educador. A metodologia engloba estudos de pesquisas sobre a instituição e documentos voltados a ela, além de pesquisa empírica realizada por meio de entrevista semiestruturada com quatro educadoras de uma instituição municipal do interior de São Paulo. Os dados foram analisados a partir do conceito de unidades significativas da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostram que, apesar da presença de concepções antigas, há avanços importantes quanto à função pedagógica da instituição, reconhecimento da criança e suas especificidades.

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Formação docente para o ensino de Ciências contextualizado

Formação de Professores

Segundo os PCN, a contextualização no ensino de Ciências compreende competências de introdução da ciência e de suas tecnologias em um processo histórico, social e cultural, além do reconhecimento e da discussão de aspectos práticos e éticos da ciência na atualidade. Entretanto, a insuficiência de discussões sobre os PCN nas escolas e a incompreensão devido à desinformação e à falta de formação específica podem dificultar a execução dessas políticas e, dentro desse marco, resultar na não abordagem contextualizada e interdisciplinar do ensino de Ciências.

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Um relato/estudo sobre o uso de atividades investigativas para o ensino de Estatística na Educação Básica

Matemática

O objetivo deste artigo é expor os resultados obtidos na análise de um trabalho de coleta e pesquisa realizado por alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola do Rio de Janeiro. O trabalho foi aplicado pelos autores como parte da nota de Matemática e pedia aos alunos que confeccionassem gráficos e tabelas com base nos dados coletados por eles. Neste trabalho iremos descrever os principais erros percebidos, que decorrem principalmente da falta de conhecimento estatístico prévio. Além disso, pretendemos destacar pontos positivos, além de relatar os principais problemas encontrados pelos alunos ao realizar uma coleta de dados.

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Relato de intervenção: segurança para alunos e servidores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Afro Vieira

Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

A segurança no trabalho circunda o objetivo de proteção à vida e melhores condições no ambiente laboral. No ambiente escolar, assim como nas fábricas, a segurança no trabalho deve ser discutida e fomentada, uma vez que sua ausência pode interferir diretamente em toda a cadeia escolar. Este trabalho se centrou em apresentar a proposta interventiva no sentido de melhorar a segurança e o bem-estar de todos que frequentam a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Afro Vieira, em Porto Velho. Foi feito diagnóstico da situação encontrada e posterior análise seguida de recomendações que foram apresentadas à gestão da unidade.

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A importância das feiras de ciências na educação e alfabetização científica: um relato de experiência com alunos da Educação Básica

Vivências de Sala de Aula

As feiras de ciências como eventos escolares no Brasil tiveram início na década de 1960 e ao longo do tempo foram ganhando espaço e forma, tornando-se uma prática de ensino difundida em muitas escolas e se consolidaram como espaços diferenciados de ensino-aprendizagem que promovem a interdisciplinaridade, a contextualização e a divulgação científica. A realização de feiras de ciências constitui uma prática pedagógica eficiente para despertar a curiosidade e interesse dos alunos, bem como para incentivar a pesquisa.

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O filme “Extraordinário”: utilizando o cinema para potencializar o ensino e a aprendizagem de temas de Genética no Ensino Médio

Biologia e Biociências e Cinema, Teatro e TV

A Genética se preocupa em estudar os genes e sua transmissão nos organismos O ensino de Genética no Ensino Médio é um desafio para os docentes por conter uma vasta gama de conteúdos muito das vezes abstratos para os alunos compreenderem. Para vencer tais obstáculos, pode ser proposta a abordagem de filmes de cinema que a abordam, facilitando a assimilação de conceitos teóricos, tornando o ensino uma tarefa mais prazerosa. Neste artigo propomos a abordagem do filme Extraordinário para potencializar o ensino de tópicos como herança, mutações e síndromes genéticas; além disso, é proposto um roteiro de questões a serem respondidas pelos alunos ao final da atividade.

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Análise do aprendizado de Genética e Biologia Molecular em um pré-vestibular social: um reflexo do Ensino Médio

Biologia e Biociências e Avaliação

O trabalho buscou identificar as dificuldades dos discentes frente aos temas de Genética e Biologia Molecular, relacionando-os à educação formal no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em um pré-vestibular social do Estado do Rio de Janeiro. O resultado da análise mostra defasagem na aprendizagem, assim como o desinteresse pela atualização dos conceitos de biotecnologias aplicadas na sociedade. Verificou-se também a ausência de associações funcionais dos processos biológicos, além da controversa busca de bases bibliográficas.

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Avaliação da acessibilidade das escolas municipais de Itabira/MG

Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

A escola é um dos espaços que deve possibilitar o acesso sem barreiras, tendo em vista que é direito garantido da criança e do adolescente. Entretanto, a existência das leis não garante que elas estejam de fato incluídas nos diversos espaços da sociedade. Ainda existem barreiras e desafios, tanto arquitetônicos quanto ideológicos, a serem enfrentados para efetivação do desenho universal no ambiente escolar. O objetivo deste trabalho é avaliar a acessibilidade em escolas municipais de Itabira. Concluímos que elas possuem barreiras arquitetônicas que impedem a liberdade de ir e vir e prejudicam a inclusão e a rotina escolar dos alunos que possuem dificuldade de mobilidade.

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A importância da abordagem significativa no contexto lúdico durante o ensino remoto

Botânica, Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

O projeto teve como objetivo inserir uma proposta lúdica – o Jogo dos Biomas Brasileiros – introduzindo a aprendizagem significativa com a intenção de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Foi nítida a participação da maioria dos alunos; durante a atividade on-line, foi mencionado que outros educadores poderiam desenvolver atividades lúdicas com o intento de proporcionar momentos em que eles pudessem ser mais participativos e colaborativos. Por fim, a temática precisa ser mais contextualizada para fornecer mais embasamento teórico e tornar o discente capaz de caminhar e prosseguir com os estudos direcionados à Ecologia.

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