Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: 2016
Limpar filtros
Uma proposta para o ensino de frações equivalentes com adaptação do jogo Uno
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Pesquisas revelam que os alunos da Educação Básica costumam apresentar limitações na aprendizagem do conteúdo de frações. Em vista de auxiliá-los a superar suas dificuldades, o uso de jogos em sala de aula pode possibilitar uma aprendizagem mais satisfatória desse conteúdo. Nesse sentido, uma pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de investigar as contribuições que um jogo (produzido a partir de uma adaptação do Uno) pode proporcionar aos processos de aprendizagem de frações equivalentes à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. O presente artigo descreve as etapas percorridas na referida pesquisa.

As ciências na Educação Infantil: uma análise a partir de revisão da literatura
Educação Infantil e Política Educacional

A BNCC é o referencial documental mais recente destinado a orientar a Educação Básica brasileira e possui grande importância em termos de novas concepções que orientam a sua primeira etapa – a Educação Infantil, tendo como eixos estruturantes a interação e a brincadeira. A justificativa do tema da presente pesquisa se dá pela necessidade de entender melhor o ensino de Ciências na Educação Infantil, tomando por base uma revisão de literatura feita a partir de palavras-chave em três plataformas de relevância, como o Portal de Periódico da Capes; a Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

Tecnologias de informação e comunicação como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa
Formação de Professores e Língua Estrangeira

Cada vez mais as tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão presentes nas salas de aula, e isso se deve, principalmente, à potencialidade dos seus recursos para inovar e dinamizar as formas de ensino e aprendizagem das diferentes disciplinas, inclusive a língua inglesa. Quando bem empregadas, as TIC contribuem para o processo educacional a partir da utilização de ferramentas interativas que possibilitam a obtenção de conhecimentos sobre os diferentes contextos subjacentes à realidade e o amplo acesso às diversas fontes de informação.

Aplicação de metodologias diferenciadas no ensino de Ciências, Matemática e Química: da Educação Básica ao Ensino Superior
Matemática, Química e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho contempla práticas pedagógicas realizadas por professores de Ciências, Matemática e Química em instituições públicas do Rio de Janeiro, com alunos da Educação Básica e Superior. As metodologias diferenciadas em Ciências e Matemática foram realizadas no Ensino Fundamental, enquanto as de Química, com alunos de um curso de Formação de Oficiais. Este trabalho é caracterizado como um relato de experiência de natureza qualitativa. Os dados surgiram de observações e fotografias. Diante das práticas realizadas, foi observada maior troca de conhecimentos e um maior interesse dos alunos.

Atividade lúdica e experimental para a aprendizagem de Química no Ensino Fundamental II
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho tem como objetivo abordar metodologias ativas na aprendizagem de Química, por meio de uma sequência de atividades didáticas com metodologias diversificadas no conteúdo de Substâncias e Misturas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades ocorreram na Escola Estadual Deusolina Salles Farias, na cidade de Macapá/AP, em uma turma composta por 17 alunos. Foram empregados questionários pré-intervenção e pós-intervenção, aula teórica, jogo didático, experimentações e criação de filtro em sala de aula. Os resultados mostram que os alunos melhoraram seus conhecimentos sobre aquele assunto.

Mapeamento nas aulas de Educação Física em situações adversas: do ensino remoto ao retorno presencial
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

O trabalho compara e analisa as práticas de mapeamento realizadas durante o percurso do Pibid/Educação Física, marcado pelas mudanças e impactos promovidos pelo modelo remoto de ensino adotado e sua transição para o modelo presencial, decorrentes da pandemia; toma como empiria as narrativas e os registros produzidos por alunos da escola e bolsistas do Pibid, interpreta os dados produzidos a partir das formulações de Neira e Nunes acerca do Currículo Cultural de Educação Física e reafirma a importância da escola como criadora de currículo comprometido com a valorização da vida e da diferença no contexto do seu território.

Medicalização no processo de ensino-aprendizagem infantil
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

Este estudo busca analisar os impactos da medicalização no processo de ensino-aprendizagem infantil. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, retrospectivo, de natureza qualitativa, com corte transversal, envolvendo pesquisa de campo com professores regentes e professores de apoio que acompanham crianças que fazem uso de psicofármacos para a melhora do desempenho escolar. Foram entrevistados cinco professores de uma escola infantil da cidade de Montes Claros/MG, incluindo docentes que acompanhavam crianças com autismo em uso de medicamento.

Trajetória do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica: uma vitória contra discursos coloniais e raciais
Geografia, Formação de Professores e História da Educação

Este trabalho aborda a importância da Lei nº 10.639, de 2003, que inclui a História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos, relaciona seus benefícios, identifica as necessidades para sua implantação e como pode vir a afetar os estudos de Geografia na Educação Básica.

A importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil
Educação Infantil

O artigo reflete sobre a importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil, objetiva discutir a inserção de atividades motoras que ajudam no desenvolvimento da criança em idade escolar. Tal abordagem é de grande relevância para analisar a importância de avaliar e relacionar atividades físico-motoras na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento infantil, permitindo aos educadores uma reflexão sobre sua prática pedagógica, a fim de contribuir no desenvolvimento físico-motor e consequentemente refletir tal desenvolvimento na aprendizagem do aluno. O artigo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica.

Epigenética e os transtornos do desenvolvimento
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A compreensão dos processos de formação dos transtornos do desenvolvimento vem despertando cada vez mais o interesse em novas pesquisas. Um desses campos pesquisados é a Epigenética, que se refere a todas as transformações reversíveis e herdáveis no genoma funcional, gerando ferramentas podem favorecer a prevenção e o tratamento de diversos transtornos do desenvolvimento e diferentes doenças