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Trabalho colaborativo e acessibilidade: a labuta dos profissionais da educação de surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresEste artigo configura-se como um relato de experiência acerca do trabalho desenvolvido com estudantes surdos da rede pública nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para isso, objetivamos apresentar experiências exitosas do trabalho colaborativo na educação de surdos, tanto na perspectiva bilíngue quanto inclusiva. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa. Os resultados demonstram que um trabalho realizado com a participação de todos tem efeitos significativos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes surdos e que esse tipo de trabalho demanda ações efetivas de todos os atores na unidade escolar.
Utilizando o software GeoGebra como ferramenta para o ensino da Trigonometria
MatemáticaUma forma de orientar os docentes para a integração dos recursos tecnológicos na prática pedagógica pode ser por meio de cursos de formação continuada. Um bom exemplo pode ser a utilização do software GeoGebra.
Jogos didáticos para o ensino de Ciências
Formação de ProfessoresA criação e produção de jogos voltados para o ensino de Ciências certamente contribuem para o desenvolvimento de todos os atores do processo educacional, pois os alunos têm mais interesse e motivação em aprender e os licenciandos que elaboram os jogos precisam conhecer e empregar técnicas que levem ao envolvimento dos alunos.
Formação cidadã mediada pela leitura: perspectivas de professores e estudantes no contexto do Ensino Fundamental
Instituição EscolaO estudo, de abordagem qualitativa, analisa como a leitura pode contribuir para a formação cidadã de estudantes do Ensino Fundamental, tendo como aporte as proposições teóricas de Paulo Freire. Foi aplicado um questionário semiestruturado com cinco professoras e onze estudantes de três escolas públicas do Cariri, Ceará. Evidenciou-se o reconhecimento das professoras quanto à essencialidade da leitura na formação cidadã dos estudantes e a influência dessa prática no desenvolvimento de sua criticidade, além do enriquecimento cultural e social da vida desses sujeitos.
Recursos digitais aplicados na Educação Infantil
Educação InfantilO objetivo deste projeto é realizar uma pesquisa de campo com professores da Educação Infantil em escolas públicas do município de Aperibé, no interior do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa visa conhecer a realidade das escolas por meio do mapeamento da infraestrutura das unidades, como salas de aula e laboratórios, além de abordar as metodologias e as práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino-aprendizagem e o posicionamento dos professores em relação à utilização de recursos digitais como ferramenta de auxílio para suas atividades pedagógicas.
Avaliação escolar: objeto da aprendizagem segundo a perspectiva psicopedagógica
Formação de ProfessoresAvaliação escolar como prática mediadora
Avaliação e Formação de ProfessoresA avaliação escolar é capaz de avaliar formalmente e proporcionar condições que levem a uma aprendizagem significativa ou simplesmente é usada como mero instrumento de verificação? Para responder à questão, este artigo se caracteriza como pesquisa teórica, utilizando a metodologia bibliográfica baseada em autores como Hoffmann, Luckesi, Libâneo, Moretto e Perreneoud.
Configuração da Educação Especial em Cachoeiro de Itapemirim/ES
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalA política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil é resultante da luta dos movimentos sociais na tentativa de garantir o cumprimento do direito à educação a todos. Neste estudo, almejamos analisar a sua política no município de Cachoeiro de Itapemirim/ES, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, a partir da análise do Plano Municipal de Educação e da Portaria Municipal nº 881/10, que o município articula à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, a fim de assegurar a oferta da Educação Especial na rede de ensino do município.
A avaliação da aprendizagem escolar de acordo com a visão da Psicopedagogia
Avaliação e Formação de ProfessoresEste trabalho buscou desenvolver um estudo sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Pretende responder à seguinte questão: a avaliação escolar é capaz de avaliar formalmente e proporcionar condições que levem a uma aprendizagem significativa ou simplesmente é usada como mero instrumento de verificação?
Multiletramentos e multimodalidade: o grafite como recurso pedagógico
Computação e Tecnologias, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Educação Artística, Fotografia, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos e Política CulturalUma proposta de atividade realizada em Campos dos Goytacazes/RJ envolvendo Língua Espanhola e Artes abordou o multiletramento ao buscar o estudo de grafites, por ser uma expressão artística comum em lugares públicos e privados da cidade.