Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: 2016
Limpar filtros
A música como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia: análise do samba-enredo da escola de samba da Mangueira de 2019
Geografia

Este trabalho analisa o potencial do samba-enredo para o enriquecimento do ensino de Geografia, conectando o conhecimento à realidade dos estudantes. Fernandes e Giordani destacam a importância de aproveitar conhecimentos prévios dos alunos e de considerar a escola como espaço produtivo de saberes. O samba-enredo da Mangueira de 2019 exemplifica como a música pode refletir questões sociais e históricas, como colonialismo e desigualdade de gênero. O artigo sugere que a arte musical pode contextualizar e enriquecer o ensino, promovendo abordagem mais inclusiva e interdisciplinar.

Funções quadráticas e o jogo Angry Birds Friends
Matemática

Este trabalho explora uma abordagem gamificada no ensino de funções quadráticas, utilizando o jogo Angry Birds Friends. O objetivo foi elaborar uma sequência didática com a trajetória dos personagens do jogo e o software GeoGebra como apoio na visualização dessas funções. A base teórica enfatizou a importância dos jogos e das tecnologias digitais no processo de aprendizagem, destacando a relevância de estratégias pedagógicas que se baseiam na experiência do aluno. Descreve-se a elaboração e a realização da sequência, buscando compreender como a abordagem gamificada impactou o processo de aprendizagem dos alunos.

A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico
Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

A academia é o centro de produção do saber, e conta com dois eventos de estruturação cultural: a escrita e o papel, pela possibilidade de registro e acúmulo do conhecimento, facilitando a perpetuação, o arquivamento e o acesso a ele. O conhecimento científico nasceu da sistematização.

Aspectos da primeira dimensão do livro ágrafo
Educação Artística

Com base nas poéticas de Gaston Bachelard em uma abordagem fenomenológica, são analisadas as dimensões estéticas de 21 livros ágrafos, considerando a concomitância entre o traço e o pensamento no desenho.

Aspectos da segunda dimensão do livro ágrafo
Educação Artística

Os livros sem texto possuem polarizações que lhes dão sentido dialético, muitas vezes criando binômios de oposição, de negação do passado e da objetividade das imagens poéticas, incentivando a fruição da imagem.

Educação Infantil de modo remoto? Como assim?
Educação Infantil

Este texto foi escrito com o objetivo de compartilhar as experiências vivenciadas pela equipe pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Campo Grande/MS no decorrer de 2020, referentes às estratégias construídas diante do desafio de realizar um trabalho pedagógico remoto para a Educação Infantil. Ao propor reflexões acerca das principais dificuldades que emergiram, sinaliza a fragilidade e insuficiência do modelo remoto quando consideradas as características próprias da Educação Infantil e as implicações de sua exequibilidade.

Utilização de fotografia e análise semiótica no ensino de Botânica: contribuições e limites da utilização da técnica com alunos do Ensino Fundamental
Botânica e Vivências de Sala de Aula

Este estudo explora o impacto da fotografia na melhoria do ensino de Botânica no 7º ano do Ensino Fundamental, uma área frequentemente pouco trabalhada nessa etapa educacional. Utilizando a Semiótica de Peirce e categorias fenomenológicas, o trabalho analisa as descrições dos alunos sobre as imagens. Com a proposta de uma atividade prática, culminando em exposição fotográfica e empregando pesquisa-ação como metodologia, o estudo eleva os alunos à posição de participantes ativos. Este trabalho é um avanço na compreensão de como métodos visuais podem tornar o ensino mais envolvente e eficaz.

Aspectos da terceira dimensão do livro ágrafo
Educação Artística

A relação entre o espaço interior e o aspecto exterior do objeto livro recebe análise fenomenológica de Salmo Dansa e Luiz Antonio Luzio Coelho, tomando por base algumas obras marcantes de autores representativos.

Contos mitológicos no ensino de Astronomia: uma abordagem inovadora para discussão dos planetas do Sistema Solar
Física

O emprego dos contos mitológicos gregos que tratam dos deuses que dão nome aos planetas do sistema solar foi a estratégia utilizada para levar os alunos a conhecer um pouco mais profundamente esses astros celestes. A pesquisa aplicada após a oficina mostrou resultados bastante positivos para essa atividade.

Para além dos textos: “E pelos contos e encantos vou me construindo...” - Da Educação Socioemocional às neurociências na sala de aula infantil
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

Este é um relato de experiência dirigida a crianças de dois a seis anos de idade durante o projeto E pelos Contos e Encantos Vou me Construindo, num espaço de desenvolvimento infantil público no município do Rio de Janeiro, em que uma atividade lúdica e prazerosa que, praticamente sem recursos materiais, possibilitou trabalhar funções executivas e habilidades socioemocionais e psicomotoras; além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e linguísticas, a atividade foi ótimo recurso na verificação de crianças que não estavam acompanhando a turma e o esperado para a faixa etária; destaca-se o alcance da adaptação para aulas online e adequação ao protocolo de segurança para o distanciamento nas aulas presenciais.