Biblioteca
Filtrar os artigos
As tecnologias e o mundo globalizado: reflexões sobre o cotidiano contemporâneo
Computação e Tecnologias e Cidadania e ComportamentoEste artigo anseia fazer uma reflexão acerca dos referenciais que norteiam a sociedade brasileira da atualidade e sua relação com as tecnologias de um mundo globalizado. Pretendemos verificar a importância das tecnologias para os dias atuais e as possíveis repercussões significativas para o cotidiano. Para a composição deste material, optamos pela pesquisa bibliográfica como metodologia. A temática é atual, pertinente e válida para o entendimento do bom uso ou não das tecnologias.
As contribuições da dança (do ventre) no ensino-aprendizagem para crianças: uma óptica neurocientífica
Sociologia, Formação de Professores e DançaA dança é um sólido componente educativo, que auxilia nas diversas esferas do desenvolvimento infantil; com o avanço das neurociências, tornou-se ainda mais evidente a importância incontestável que ela possui. Este estudo traz sugestões de práticas e objetiva compilar as diversas contribuições da dança no processo de ensino-aprendizagem para crianças, difundir os diversos benefícios possíveis de serem conquistados pelos praticantes dessa arte, de maneira a servir de inspiração para educadores da área; propõe também transformar a visão ultrapassada de que dançar se resume a copiar passos prontos cuja concepção tradicional entende que apenas o corpo trabalha, numa clara manutenção do dualismo cartesiano a fundamentar o conceito de corpo/mente.
Núcleo de Apoio Multidisciplinar e Educação Inclusiva: um estudo sobre a construção de uma política pública em Betim/MG
Educação Especial e InclusivaA Educação Inclusiva é um desafio para o sistema educacional. São muitos os aspectos que perpassam essa temática, trazendo questionamentos à luz da real efetivação da inclusão de alunos pertencentes ao universo público da Educação Inclusiva. O presente artigo traz à tona uma discussão a respeito do Núcleo de Apoio Multidisciplinar (NAM) do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV), do município de Betim/MG, como contribuição para a construção de políticas públicas voltadas para uma educação efetivamente inclusiva.
Contação de histórias na Educação Infantil: uma proposta de atividades
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaA contação de histórias desempenha papel fundamental na formação dos hábitos de leitura em crianças, despertando interesse e curiosidade pelos livros. Porém, muitas vezes essa prática é deixada de lado. Apresentamos atividades relacionadas à contação de histórias para crianças de dois a três anos com sete temas (Falar a verdade; Felicidade e amizade; Prestar atenção e escutar os adultos; Somos lindos(as) do jeito que somos; Cuidar dos dentinhos e superar os medos; Valorização de diferentes povos e culturas; e Aguçando a curiosidade). Essas atividades podem fornecer possibilidades para a utilização de outras estratégias de contação na Educação Infantil.
Educação voltada para a cidadania
Cidadania e ComportamentoHá linhas mestras de análise da educação que possibilitam uma autocrítica e sugestões para a construção de um elo entre o que é ensinado e o que é vivenciado em comunidade, pois a escola precisa incutir nos estudantes características que favoreçam o bom relacionamento com a sociedade.
Jogo didático para o ensino de Física no contexto da deficiência intelectual
Física e Educação Especial e InclusivaÉ importante que a escola colabore com o desenvolvimento de alunos com deficiência e ofereça uma educação de qualidade. A utilização de recursos didáticos que atendam às suas especificidades é fundamental e o professor pode colaborar bastante. Neste trabalho apresentamos o jogo Passeio Elétrico, que foi utilizado por aluna com laudo de deficiência intelectual no 3o ano do Ensino Médio. É um jogo de tabuleiro no qual são trabalhadas habilidades e competências do ensino de Física selecionadas a partir do conhecimento do comprometimento intelectual da aluna. O recurso foi utilizado na sala de atendimento especializado; obtivemos dados preliminares em relação à contribuição para seu aprendizado. Os resultados demonstram que ela obteve bom desenvolvimento e foi motivada pelo recurso didático, considerado inclusivo.
Práticas pedagógicas de Língua Inglesa no ensino-aprendizagem de educandos com síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Língua EstrangeiraEstudantes com síndrome de Down apresentam déficits intelectuais, de linguagem, de aprendizagem, além da dificuldade auditiva e fonológica, mas isso não significa que não consigam aprender. Apesar de tantas dificuldades no percurso acadêmico, eles têm direito à educação e ao aprendizado de uma língua estrangeira. O objetivo deste trabalho é analisar artigos que tratam da questão da prática pedagógica de Língua Inglesa para estudantes com síndrome de Down, para a compreensão de como é a síndrome nos estudantes e as dificuldades que eles carregam para aprender uma língua, e como o professor pode ajudá-los na aprendizagem.
O trabalho docente e o professor enquanto trabalhador
Formação de Professores e Política EducacionalO presente ensaio teórico tem por objetivo discutir as implicações acerca de considerar a docência como uma profissão e, por conseguinte, o professor como trabalhador. Dessa maneira, buscou-se refletir sobre as interseções acerca dos campos do conhecimento da formação de professores e do trabalho docente, com o intuito de colocar em destaque os impactos sociais do sistema capitalista e das condições de trabalho na constituição e no exercício da docência, reafirmando a justificativa quanto à necessidade e importância da discussão desse tema.
Elaboração de materiais pedagógicos para ensino de crianças com transtorno do espectro autista: um suporte à sala sensorial
Química, Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste relato descreve as ações realizadas no projeto de extensão Elaboração de Materiais Pedagógicos e Desenvolvimento de Oficinas de Artes para Crianças Autistas: um Suporte à Sala Sensorial do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para o Autismo de Ji-Paraná/RO, que visava contribuir com as famílias e os professores do centro, por meio da oferta de materiais pedagógicos voltados ao desenvolvimento sensorial dos estudantes com TEA matriculados. A execução do projeto extensionista pelos acadêmicos contribuiu de forma significativa para sua formação.
História de vida de alunas: da evasão escolar até a Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa/PR
Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo visa analisar, a partir de suas histórias de vida, os fatores que levaram alunas a recorrer à Educação de Jovens e Adultos no Município de Ponta Grossa/PR após a evasão do ensino regular. Sabendo que a EJA sofre constante desvalorização, a modalidade precisa ser compreendida como ferramenta para reduzir as desigualdades sociais, a fim de construir uma sociedade mais justa. O artigo pautou-se nas categorias bourdieusianas, mais especificamente nas teorias de habitus e campos sociais, que possibilitam uma análise da posição dessas agentes nos campos em que estão inseridas.