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Arte em transformação: uma viagem do Renascimento à atualidade
Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

O pensar interdisciplinar é o pensar que permite o diálogo de qualquer disciplina com as demais na tentativa de promover um trabalho contextualizado, a fim de que os estudantes percebam a escola como espaço significativo, próximo do cotidiano. Dentro desse contexto, a Arte surge como forma de transformar as relações existentes entre as disciplinas presentes no currículo. Por meio da cultura maker, o foco da proposta está em apresentar a oportunidade que as disciplinas eletivas têm no fortalecimento da interdisciplinaridade, que transita entre a Arte as demais disciplinas, a partir do conhecimento da história de Leonardo da Vinci, quando o artista e o cientista se fundem.

O Proeja no CEJA Licínio Monteiro, na perspectiva de inclusão social
Outras Mais Específicas

O texto tem como objetivo refletir sobre o curso de Administração no Proeja do CEJA Licínio Monteiro da Silva, em Várzea Grande/MT, uma proposta de Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio de Educação de Jovens e Adultos. O Proeja concebe as diversidades presentes no público-alvo integrando os conhecimentos que dizem respeito à área profissional e à área de formação geral, aliando a formação humanista à formação técnica, sendo imprescindível ao professor compreender as especificidades que demandam do corpo teórico-metodológico, com uma identidade própria.

O uso de recursos educacionais digitais como ferramenta promotora nas aulas de Matemática do Ensino Médio
Matemática

Este trabalho é uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e qualitativo, produzido com material publicado nos últimos 10 anos analisando as contribuições e desafios da utilização dos recursos educacionais digitais (RED) como softwares, aplicativos, jogos, repositórios com fins educacionais nas aulas de Matemática. São utilizados visando maior interação e qualidade do ensino-aprendizagem, visto que os professores precisam dos recursos tecnológicos para inovar e desenvolver seus trabalhos. Com as experiências relatadas, podemos verificar que algumas dificuldades foram encontradas, mas os RED são aliados no desenvolvimento das competências e habilidades e para melhoria do ensino e aprendizagem.

Matemática e Música no Ensino Médio: duas linguagens e uma sinfonia
Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores e Música

O estudo objetivou analisar a possibilidade de conciliação entre Música e Matemática no processo de ensino, utilizando a potencialidade das duas linguagens em prol do pensamento musical, matemático e físico do aluno. Dentre os procedimentos, elaboraram-se videoaulas no intuito de ampliar o conhecimento sobre a relação entre Teoria Musical, Matemática e a Física na produção de sons: validou-se a proposta apresentada nas videoaulas com professores de Matemática e Arte que atuam no Ensino Médio e avaliaram-se, com base na perspectiva dos professores, os impactos das videoaulas para ampliação do conhecimento nos conteúdos acadêmicos.

O Dosvox como instrumento de inclusão para alunos cegos
Educação Especial e Inclusiva

Com a Lei da Inclusão, foi garantido aos alunos deficientes o direito de serem inseridos em classes regulares, de maneira que possam ser aceitos pela sociedade e consigam usufruir de todos os direitos pertinentes a cada cidadão. O trabalho a seguir tem como objetivo apresentar as tecnologias assistivas, especificamente o Dosvox, como instrumento de contribuição para que se faça valer a inclusão de alunos cegos em salas de aula regulares, uma vez que muitos docentes não possuem conhecimento de Braille e com isso se veem em dificuldades quando não podem explorar o recurso visual. A metodologia é bibliográfica usando artigos acadêmicos.

A Educação Empreendedora no século XXI: desafios e perspectivas no processo pedagógico criativo
Comunicação, Formação de Professores e Política Educacional

O direito à educação, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, visa promover o desenvolvimento integral dos cidadãos. Este estudo foca em habilidades empreendedoras e no uso de recursos tecnológicos em ambientes educacionais, onde os professores medeiam o aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza o empreendedorismo como ferramenta para o desenvolvimento de competências, incluindo atitudes sustentáveis. A pesquisa explora como a integração entre tecnologia e empreendedorismo pode promover o desenvolvimento integral dos estudantes.

Uma reflexão sobre a violência nas escolas: o lugar como espaço de produção simbólica
Geografia, Instituição Escola e Política Educacional

O ano letivo de 2022 foi marcado por uma escalada de violência nas escolas. O retorno ao ensino presencial não veio acompanhado por uma preocupação sistemática em receber os estudantes de forma especial e com cuidado constante das suas emoções. Partindo do conceito geográfico de lugar como espaço que permeia relações de sentimentos positivos (topofilia) ou negativos (topofobia), argumenta-se que houve uma “deslugarização” do espaço escolar, fazendo dele um não lugar, transitório, de passagem, descaracterizando a escola como locus de segurança e suporte, fazendo com que conflitos de todas as ordens fossem predominante nas vivências estudantis.

Formação docente para o ensino de Ciências contextualizado
Formação de Professores

Segundo os PCN, a contextualização no ensino de Ciências compreende competências de introdução da ciência e de suas tecnologias em um processo histórico, social e cultural, além do reconhecimento e da discussão de aspectos práticos e éticos da ciência na atualidade. Entretanto, a insuficiência de discussões sobre os PCN nas escolas e a incompreensão devido à desinformação e à falta de formação específica podem dificultar a execução dessas políticas e, dentro desse marco, resultar na não abordagem contextualizada e interdisciplinar do ensino de Ciências.

O ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise da metodologia teórico-prática utilizada por docentes
Formação de Professores, História da Educação e Instituição Escola

As Ciências Naturais constituem uma ferramenta de extrema importância para todos. Desde o seu surgimento na Grécia Antiga até os tempos atuais, a Ciência forneceu explicações para variados eventos naturais e propiciou o desenvolvimento de inúmeras tecnologias. O objetivo do presente trabalho é investigar quais metodologias são atualmente utilizadas por professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em âmbito teórico-prático. Para tal, foi elaborado um questionário fechado contendo doze questões e divulgado em grupos específicos nas redes sociais. Posteriormente, esses dados foram tratados com Estatística básica.

A intersecção da leitura em Ciências: livros paradidáticos como recurso nos anos finais do Ensino Fundamental
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Astronomia, Biologia e Biociências, Física, Matemática, Química, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este artigo investiga a construção do conhecimento em Ciências por meio da utilização de livros paradidáticos de histórias infantojuvenis como recurso didático. Seu objetivo principal é analisar os recursos mais empregados por professores de Ciências no Brasil, bem como a lacuna existente na legislação, em documentos e em políticas educacionais relacionadas ao incentivo à leitura na área. A adoção de livros paradidáticos infantojuvenis em Ciências tem se configurado como uma estratégia crescente para despertar o interesse dos alunos pela disciplina e favorecer uma aprendizagem mais significativa.