Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: 2016
Limpar filtros
Biologia e Geografia em foco: a interdisciplinaridade como investigação da interface entre teoria e prática além dos muros da escola
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Geografia e Instituição Escola

A fim de identificar as principais dificuldades da efetivação da interdisciplinaridade nas salas de aula brasileiras pela literatura, foi feita revisão integrativa para identificar as causas da resistência dos professores quanto à abordagem interdisciplinar, em função de turmas com excessivo número de alunos e insegurança; o despreparo do professor dificulta a integração das diversas disciplinas devido à fragmentação de sua formação.

As tecnologias assistivas como forma de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista
Educação Especial e Inclusiva e Cidadania e Comportamento

O presente estudo buscou revisar a literatura atual sobre as tecnologias assistivas como forma de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista. Foi levantado acervo acadêmico de teses e dissertações que se dedicaram ao estudo das tecnologias assistivas, incluindo o acervo das formas de comunicação alternativa. Finalizamos a pesquisa bibliográfica com um aprofundamento nas características do transtorno do espectro autista, o que possibilitou compreender de que forma as tecnologias assistivas de comunicação alternativa com as pranchas de comunicação alternativa podem ajudar as pessoas com autismo no processo de comunicação, haja vista sua dificuldade em desenvolver a fala.

Proposta de um framework conceitual para desenvolvimento de atividades de Ciência da Computação Desplugada
Computação e Tecnologias e Matemática

O ensino de conceitos de Ciência da Computação pode trazer grandes contribuições para a Educação, pois podem ser utilizados para a resolução de problemas em variados campos. No entanto, alguns educadores podem ter dificuldade de desenvolver atividades desse tipo, por limitações tecnológicas ou de planejamento. Este artigo propõe um framework conceitual para o desenvolvimento de atividades voltadas para a aplicação da Ciência da Computação Desplugada e descreve relatos de experiências. Por fim, os resultados obtidos na aplicação das atividades sugerem que o framework pode ser promissor para o desenvolvimento de atividades educacionais voltadas para a Ciência da Computação Desplugada.

Proposta de uma sequência didática para o ensino de Entomologia
Zoologia

Dentre os conteúdos abordados em Biologia, a Entomologia trata do estudo dos insetos, as características, os papéis ecológicos e econômicos que os mesmos têm e a relevância no ambiente, como também as espécies que são vetores de muitas doenças, principalmente o Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, da febre amarela, da chicungunya e do vírus zika. Neste trabalho, propõe-se uma sequência didática sobre insetos direcionada a professores de Biologia do Ensino Médio. Pretendemos apresentar propostas para reflexões e práticas pedagógicas que auxiliem o professor a mediar a construção do conhecimento científico dos estudantes a respeito dos insetos e sua interação com o ambiente.

O professor de Libras em atuação no atendimento educacional especializado em Uberlândia/MG
Educação Especial e Inclusiva

O artigo discute a experiência de uma professora de Libras em Uberlândia/MG, no contexto do atendimento educacional especializado (AEE). São descritas as estratégias pedagógicas utilizadas com um aluno surdo fluente em língua de sinais e embasadas em conceitos como identidade e cultura surda, além do ensino de Libras, da Pedagogia Visual, das diretrizes municipais e da BNCC. Métodos qualitativos, como a observação participante e entrevistas, foram empregados. Os resultados revelaram um impacto positivo do trabalho centrado na identidade e na cultura surda, evidenciando maior interesse e motivação do aluno, assim como melhorias em seu entendimento das temáticas.

O Arco de Maguerez e a Aprendizagem Baseada em Projetos na Educação em Saúde
Saúde e Biologia e Biociências

A Educação em Saúde é uma das possibilidades de inserção da aprendizagem ativa, já que preconiza uma educação crítica, emancipatória e histórica na promoção da Saúde – e não o enfoque sobre as doenças. A Aprendizagem Baseada em Projetos pode sugerir questões e atividades e potencializar ações não apenas para o indivíduo como também para os seus espaços de vivência e atuação.

Aplicação do método de indução matemática no Ensino Médio com o estudo das sequências de números poligonais
Matemática

Este trabalho apresenta uma proposta de como inserir o método de indução matemática no Ensino Médio a partir de sequências numéricas poligonais como forma introdutória do estudo de sequências (progressão aritmética). O método da indução caracteriza-se como uma ferramenta para demonstrações de propriedades matemáticas dos números naturais que consiste em verificar se a propriedade é válida para um número em particular e em seguida supõe a validade para um número natural n e verifica se a propriedade é verdadeira para n+1. Após a conclusão deste trabalho, percebeu-se o desenvolvimento do raciocínio lógico dos discentes.

Física do movimento: explorando os conceitos físicos através do futebol
Física e Formação de Professores

O Brasil é conhecido como o país do futebol, mas esse esporte não é famoso apenas aqui; trata-se de uma prática mundialmente reconhecida, que movimenta o mundo em diversas competições, tanto nacionais quanto internacionais. Pensando nisso, o presente artigo propõe uma sequência didática que conecta o ensino de Física ao futebol. Dessa forma, integra-se o esporte aos conteúdos de Mecânica, como as Leis de Newton, grandezas cinemáticas e unidades de medida. Assim, promove-se uma abordagem interdisciplinar, com uma metodologia holística que incentiva a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

O Parque Mutirama como espaço não formal e potencializador no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
Ecologia e Meio Ambiente, Matemática, Educação Infantil, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Espaços Urbanos e Política Cultural

Os debates proporcionados durante a disciplina de Ensino de Ciências e Matemática em Espaços Não Formais do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás foram engajadoras para a investigação acerca das potencialidades do espaço não formal no Parque Mutirama, na cidade de Goiânia-GO. Este artigo tem por objetivo refletir as propostas e possibilidades de atividades pedagogicas que possam ser desenvolvidas em um espaço não formal. Propõe, também, compreender as possibilidades que o espaço pode oferecer ao professor de diversas áreas nas construções de conhecimentos curriculares, pois as proposituras de desenvolver atividades nesse espaço são inúmeras e abarcam a interdisciplinaridade entre diversas disciplinas. O material foi resultado de visitar o parque de diversão, tendo como mediador um funcionário que forneceu informações do espaço e suas especificidades. Nesse viés, a investigação propiciou a visualização do Parque Mutirama como espaço rico em possibilidades que pode oportunizar o professor da Educação Básica desenvolver atividades inter e multidisciplinares com os temas transversais presentes em seu meio. Os resultados mostram que nesse espaço evidenciam-se contribuições significativas no processo de ensino-aprendizagerm dos alunos, permitindo compreender as possibilidades de praticas contextualizadas e problematizadoras, transformando a realidade vivenciada.

Desconstruindo as falácias do negacionismo e das fake news: um manual para professores do Ensino Médio
Comunicação, Filosofia, História e Sociologia

Atualmente, a “ordem do dia” é a lavagem cerebral realizada de maneira profissional para fins políticos, ideológicos, financeiros e geopolíticos tendo como veículo as principais as mídias sociais da web. A palavra escrita é o principal instrumento utilizado para a execução de tal fraude. Assim, por meio da elucidação de um gênero de engodo argumentativo chamado falácia, este artigo visa oferecer material para que professores e demais interessados no processo educativo possam identificar fake news e discursos negacionistas e evitar fornecer informações incorretas no processo de ensino-aprendizagem.