Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: 2016
Limpar filtros
O ensino remoto emergencial em tempos de covid-19
Educação a Distância

Devido à pandemia do coronavírus, que afetou o mundo com ações de segurança como o fechamento de escolas, adotando o ensino remoto emergencial (ERE) como forma de manter o processo de ensino-aprendizagem, esta pesquisa apresenta as metodologias utilizadas pelos docentes de escolas particulares do Ensino Fundamental de São Paulo, com foco nas tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC). A pesquisa reflete sobre o aumento do uso e do conhecimento das TDIC, demonstrando o aprimoramento do ensino remoto e enfatizando a importância da interação entre os docentes e os discentes no processo de ensino.

Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: uma proposta de intervenção para a inclusão de alunos surdos na sala de aula
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica para os alunos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com a finalidade de propor estratégias para o acesso e a permanência dos alunos surdos em sala de aula. Recorremos às contribuições teóricas de Bersch, Homa e Pellanda, Sartoretto e Bersch e Sassaki que abordam a temática em estudo. A proposta apresentada consiste em um curso de extensão que pode ser desenvolvido na disciplina Desenvolvimento Web Frontend, com carga horária de 10 horas-aula semanais, durante quatro meses, totalizando 160 horas de formação.

Google Lens como ferramenta de aprendizagem em Matemática
Computação e Tecnologias, Matemática e Educação a Distância

Percebemos que hoje não vivemos sem os aplicativos que auxiliam nos afazeres diários, como os aplicativos de bancos, que permitem que realizemos transações a tecnologia veio para ocupar espaço e facilitar todos os setores da nossa vida. E por que seria diferente na educação e com o processo de ensino? Com isso, as propostas de trabalho que coloquem o aluno como protagonista do processo de aprendizagem têm ganhado força. E com o advento da pandemia, em 2020, a mudança para o ensino remoto veio ajudar nessa travessia de professores e alunos para um novo processo de aprender e ensinar.

Desenvolvimento de recurso tátil no ensino da Matemática Financeira para alunos com deficiência visual
Matemática, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

A educação de qualidade para pessoas com necessidades educacionais específicas ainda é um grande desafio para a sociedade brasileira, tendo em vista que as escolas enfrentam muitas adversidades para a inclusão efetiva desses discentes. Em função da importância de recursos didáticos adaptados para alunos cegos, este estudo tem como objetivo apresentar uma ferramenta tátil de baixo custo que foi desenvolvida pela pesquisadora no processo de ensino-aprendizagem da Matemática Financeira para um discente com deficiência visual. Constatou-se a importância do diálogo entre professor-aluno para a promoção da aprendizagem significativa desses discentes.

A gamificação como estratégia de ancoragem de conceitos científicos nos anos iniciais da Educação Básica
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho traz o relato de uma experiência que verifica se a gamificação contribui para a compreensão mais sólida de conceitos científicos por parte das crianças. A temática foi uso consciente da água, com duas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, com apenas uma delas trabalhando o tema com gamificação. Após a conclusão, aplicamos um questionário avaliativo baseado nas competências e habilidades da BNCC e nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Como resultado, identificamos que a turma com a gamificação obteve pontuação estatisticamente mais significativa, se comparada à outra.

O professor e o ensino remoto: tecnologias e metodologias ativas na sala de aula
Formação de Professores

O presente estudo tem como objetivo analisar até que ponto os professores estão preparados para lidar com esse “novo normal” ou mesmo com o ensino remoto. Para tanto, outras questões são consideradas a fim de nortear as possibilidades de respostas: como trabalhar as metodologias ativas no Ensino Remoto? Quais os desafios enfrentados pelo professor no uso de ferramentas tecnológicas? Quais as vantagens e quais as desvantagens? Optamos neste estudo por refletir sobre a necessidade de compreender que o professor precisa usar metodologias ativas e tecnologias digitais, transformando as aulas em experiências de aprendizagem significativa.

Percepção de alunos e professores da Seeduc/RJ sobre o ensino on-line de caráter emergencial durante a pandemia
Educação a Distância e Política Educacional

Este artigo analisa uma pesquisa realizada com professores e alunos de duas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro sobre as experiências com o ensino online realizado emergencialmente em função da pandemia do novo coronavírus. A busca de soluções para melhorar o acesso e reduzir as dificuldades no uso da plataforma mostra que os recursos da internet têm tudo para ser usados no futuro, complementando as aulas presenciais.

Reconhecimento de saberes de Matemática proporcionado pela Educação a Distância: um estudo da Educação de Jovens e Adultos
Matemática e Educação a Distância

A EJA é uma modalidade da Educação Básica que tem por finalidade garantir o direito à educação, de forma reparadora, às pessoas que não tiveram acesso a ela na idade própria. Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de reconhecimento de saberes matemáticos necessários à conclusão do Ensino Médio de jovens e adultos matriculados na EJA - EaD de uma escola de São Luís/MA. Este estudo, de cunho qualitativo, parte da análise dos formulários de Matemática disponibilizados aos alunos a fim de que possam demonstrar seus conhecimentos sobre a área. Como resultado, infere-se que os alunos apresentam conhecimentos prévios matemáticos que podem ser reconhecidos.

DNA no Ensino de Biologia e Química
Biologia e Biociências e Química

Conhecer o DNA é importante para os professores da área de Química e Biologia, pois é um assunto bastante atual e que constantemente atrai a atenção dos alunos; por isso vale a pena realizar um experimento para entender e exemplificar o DNA isolado.

Residência Pedagógica: a aproximação com a docência e a personalização das aprendizagens no ensino remoto
Formação de Professores

A formação de professores, além de ampliar o campo de atuação dos educadores, contribui para o desenvolvimento de cidadãos e profissionais mais competentes. O presente relato tem por objetivo descrever análises e reflexões sobre a aproximação com a docência e a personalização das aprendizagens no ensino remoto desenvolvidas no estágio realizado ao longo do Programa Residência Pedagógica, que representa um desafio às universidades e escolas que promovem iniciativas nesses espaços de formação, pois demonstram promover o desenvolvimento do licenciando, ao valorizar o trabalho coletivo.