Biblioteca
Filtrar os artigos
O Conselho Tutelar e suas relações com a escola: da busca pela vaga ao combate à evasão escolar
Antropologia, Filosofia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Política EducacionalEste trabalho pretende trazer para discussão os elementos que envolvem as relações entre dois importantes grupos sociais – a família e a escola. Nosso objetivo é analisar como o Conselho Tutelar realiza a intermediação de conflitos que surgem entre esses grupos, como nos casos de busca de uma vaga em creche para uma criança, problemas na escola, excesso de faltas e evasão escolar. Buscamos na literatura específica, em textos acadêmicos e em livros didáticos orientações para a atuação do professor de Sociologia e de Filosofia ao abordar o tema, que deve despertar maior interesse pelo contexto social pós-pandemia da covid-19.
O desafio da comunicação nas aulas de Ciências e Biologia, a partir da prática docente na rede pública de ensino de Formiga/MG
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaParte-se do pressuposto de que a comunicação é um fenômeno central da Educação e interfere objetivamente no processo de ensino e aprendizagem das Ciências e da Biologia. Pretende-se investigar quais os métodos de comunicação mais utilizados pelos professores nas aulas de Ciências e Biologia e analisar a sua relevância na construção do conhecimento. Optou-se pela metodologia qualitativa e aplicou-se a Análise Textual Discursiva para a construção de metatextos a partir dos resultados e coletaram-se dados através de questionário estruturado com a participação de sete professores de Ciências e Biologia do município de Formiga/MG. Analisados os dados, prosseguimos na elaboração de discussões em torno da importância da comunicação no processo de ensino e aprendizagem, quais os meios de comunicação mais utilizados em sala de aula para otimizar a comunicação com os alunos, como os professores fazem uso dos termos científicos na sala de aula, em quais séries e conteúdos os alunos apresentam maiores dificuldades de aprendizagem, como os professores buscam facilitar a comunicação em suas aulas e se utilizam algum recurso tecnológico como forma de comunicação. Alcançaram-se ótimos resultados em torno da identificação da importância da comunicação no cotidiano da sala de aula centrada no uso tradicional de recursos digitais e a demonstração da relevância do paralelismo entre o vocabulário científico e o popular.
Educação Indígena: experiências com crianças Guarani no cotidiano de uma escola em Aracruz/ES
Vivências de Sala de AulaO presente trabalho apresenta partes de um projeto de pesquisa em andamento, Infâncias Guarani da Terra Sem Males em Aldeias Indígenas de Aracruz/ES, que investiga as infâncias vividas no entorno escolar das aldeias indígenas de Aracruz, com a participação de estudantes do curso de Pedagogia, da Faculdade de Ensino Superior de Linhares. Configura-se no cenário de escolas indígenas e nas possibilidades de um encontro com o devir de infâncias Guarani, apontando para as experiências, os mitos, as lendas, as vivências, as brincadeiras, os artefatos, os acontecimentos, o modo de vida Guarani.
Determinantes da evasão dos alunos do curso técnico subsequente
Avaliação, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO objetivo do presente trabalho foi analisar alguns fatores determinantes da evasão dos alunos do curso técnico subsequente em Edificações do IFMG - câmpus Congonhas. Dentre os autores pesquisados para perspectiva teórica, destacam-se Veloso e Almeida (2001), Bueno (1993) e Espínola (2010). O estudo foi realizado via revisão bibliográfica e estudo empírico com o preenchimento de formulário aplicado a todos os alunos dos quatro módulos do curso, totalizando 100 alunos matriculados. De acordo com os resultados do estudo, foi possível constatar que são muitos os fatores de abandono do curso, mas alguns deles têm maior representatividade, como dificuldade em conciliar trabalho e estudo. Há também fatores que, segundo a pesquisa, influenciam em pequena parte dos discentes, como distância da família.
A biodiversidade de serpentes sob a ótica de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro: o papel da Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia e Biologia e BiociênciasEste trabalho analisa a visão de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Seropédica/RJ a respeito da Biologia das serpentes e de seus acidentes ofídicos. Após aplicação e observação do questionário diagnóstico, realizou-se uma palestra de Educação Ambiental voltada à conservação de serpentes. Em seguida, aplicou-se um questionário avaliativo, a fim de verificar a eficácia da atividade. Percebeu-se uma mudança considerável na concepção dos alunos, reconhecendo a importância biológica das serpentes. Esses resultados ressaltam a necessidade da realização de projetos em EA que visem a sensibilização de todos.
Contribuições para a aprendizagem da Matemática na Educação Básica
MatemáticaMuitos alunos continuam apresentando dificuldades na aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Para o embasamento desta pesquisa qualitativa bibliográfica foram analisados artigos de diversos autores. Verifica-se, portanto, que para falar sobre a aprendizagem é preciso falar também sobre o ensino, uma vez que a aprendizagem e o ensino estão interligados. Assim, entende-se a relevância da figura do professor no papel de facilitador na construção do conhecimento dos alunos. A aprendizagem do aluno está vinculada à intermediação do professor, bem como à utilização de materiais didáticos e manipuláveis em sala de aula.
O ensino de congruência na Educação Básica
MatemáticaNeste trabalho, descrevemos nossa experiência no projeto de intervenção Congruência no Ensino Fundamental, aplicado em uma turma de 8º ano, em uma escola municipal da cidade de Campos Belos/GO. Destacamos que o estudo da Aritmética dos restos despertou o interesse dos discentes acerca do conteúdo com a aplicação de “adivinhações” e “truques”. Ao apresentarmos problemas envolvendo a Aritmética dos restos (provenientes das provas e do banco de questões da Obmep como “desafios”), o interesse dos estudantes aumentou, pois os incentivamos a elaborar, a “pensar” e a encontrar uma solução.
Jogo de tabuleiro: uma proposta didática para o processo de ensino-aprendizagem em Fisiologia Animal
Avaliação e Vivências de Sala de AulaO estudo de Fisiologia Animal é bem complexo, uma vez que estuda a funcionalidade dos sistemas. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o rendimento da aprendizagem dos alunos, com o uso do jogo de tabuleiro, como metodologia ativa no ensino de Fisiologia Animal e na aplicabilidade do aparelho digestivo de animais poligástricos. Para a construção da intervenção pedagógica, recorremos às contribuições teóricas de livros de Fisiologia Veterinária e de metodologias ativas. Os resultados obtidos revelaram que a experiência de metodologia ativa foi essencial para a aprendizagem dos alunos.
Histórias em Libras e a formação do leitor surdo: estratégias gesto-visuais e a apropriação linguística de LPL2
Outras Mais EspecíficasEste artigo objetiva a produção de uma unidade didática como estratégia pedagógica: a contação de histórias em Libras. Isso contribui para a formação do leitor surdo e a apropriação linguística da Língua Portuguesa como segunda língua (LPL2). Pretende-se também avaliar a correlação interlinguística entre a Libras e a LPL2 para crianças surdas, tendo a contação de histórias em Libras como gênero textual promotor do desenvolvimento sociolinguístico e intelectual e a produção de materiais (livros e videolivros em Libras) realizados pelas crianças, contando suas releituras de histórias infantis presentes no coletivo cultural literário ouvinte.
A educação sob reflexões do projeto político-pedagógico no ambiente escolar
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEm tempos pretéritos, atuais e futuros, os temas relacionados à Educação, seja no ambiente familiar ou escolar, sempre foram e serão um desafio, pois envolve leis, direitos, deveres e seres humanos que estão em constante mudança. Afinal, o que se entende por Educação? É apenas um dever da família ou da escola? Quem tem direito? Questionamentos como esses podem direcionar a Educação. Na Constituição Brasileira estão promulgadas algumas leis que a norteiam, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB nº 9.394/96). São necessárias algumas propostas que proporcionem o diálogo nas escolas, como o projeto político-pedagógico, um documento elaborado acerca do debate de professores e gestores a fim de construir uma educação real e de direito de todos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi apontar reflexões da Educação a luz da legislação brasileira.