Biblioteca
Filtrar os artigos
Conscientização para hábitos alimentares saudáveis na escola
Nutrição e Alimentos, Saúde e Biologia e BiociênciasO conteúdo relacionado à saúde deve ser tratado como tema transversal nas escolas e em todos os níveis de ensino, visto que está relacionado ao bem-estar das crianças e à manutenção da saúde na vida adulta. O presente trabalho apresenta um projeto desenvolvido no Colégio Estadual Waldomiro Pitta, localizado em Cambuci/RJ, com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da alimentação saudável.
Analisando métodos de ensino à luz da música "Estudo Errado"
Biologia e Biociências, Avaliação, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO objetivo deste trabalho é abordar algumas deficiências educacionais, a partir de uma paráfrase com a letra da música Estudo Errado, do cantor Gabriel Contino. Entendemos que a educação, como ferramenta para a formação de pessoas pensantes e autônomas, quando feita da maneira correta, permite que os indivíduos sejam pessoas críticas e transformadoras da sociedade. Apesar das inúmeras transformações educacionais, observam-se ainda muitos problemas no que diz respeito ao sistema educacional brasileiro que impossibilitam maior aproveitamento.
Divulgação científica no Ensino Médio: experimentação utilizando argilas modificadas
QuímicaEste estudo visa demonstrar para alunos do Ensino Médio os conceitos, a contextualização e a importância ambiental da remoção de corantes em água por meio de argilas modificadas. O trabalho foi realizado em escola pública na cidade de Anápolis/GO com uma turma do 2º ano. Foram aplicados dois questionários. Os resultados e análises do questionário inicial se mostraram preocupantes, principalmente quando relacionados aos conteúdos de Química. Entretanto, no decorrer das aulas, os alunos mostraram interesse e progresso significativos. Os resultados do questionário final foram alentadores, demonstrando que esse tipo de abordagem pode ser promissor.
Aula de campo como prática pedagógica para o Dia da Consciência Negra
Geografia, História e Vivências de Sala de AulaEste texto é um relato de experiência de uma aula de campo realizada com o objetivo de cumprir a Lei nº 10.639/03, que institui os estudos da história e cultura afro-brasileira e inclui no currículo oficial das redes de ensino e no calendário escolar o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. Atualmente, as formas de educar passam por um momento de reflexão e mudanças. Nossos alunos possuem diversos meios tecnológicos a seu favor, o que de certa forma contribui para a sua formação cidadã, porém podendo ser prejudiciais por causar dispersões que refletem na sala de aula. É interessante que os professores, em conjunto com os gestores das escolas, proporcionem condições de aprendizagem favoráveis para os alunos do século XXI. Como professores, percebemos grandes mudanças no comportamento de nossos alunos atuais, pois a metodologia tradicional de ensino não consegue acompanhar o raciocínio e a infinidade de opções de aprendizagem que nossos alunos possuem. Por isso, os novos métodos de ensino-aprendizagem visam acompanhar essas mudanças educacionais que ocorrem no mundo. A atividade de campo pode ser uma das opções a serem exploradas pelo professor como metodologia de ensino, beneficiando diversos conteúdos e tornando-se uma aula interdisciplinar. De forma dinâmica, aproveitar-se de espaços extraescolares tende a atrair a atenção dos alunos e criar relação de afetividade com o espaço, o conteúdo e as atividades escolares.
Refletindo sobre alimentação saudável a partir do ensino-aprendizagem de vocabulário de alimentos em inglês
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaPara motivar alunos do EJA a estudar língua estrangeira, foram não só utilizados os termos relativos a alimentação, mas também proposta uma discussão sobre a qualidade da alimentação cotidiana.
O material pedagógico de Língua Portuguesa da rede pública municipal do Rio de Janeiro e a Lei nº 10.639/03
Formação de Professores e Cidadania e ComportamentoUma análise do Caderno Pedagógico elaborado pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro comenta os gêneros textuais utilizados, os exercícios apresentados e sua interdisciplinaridade – que vai além de aspectos da Língua Portuguesa, caracterizando uma publicação diferente dos livros didáticos.
Relato de experiência: criação do podcast Som de História
História, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais EspecíficasEste é o relato de uma professora de História da rede pública do Estado do Rio de Janeiro que também atua como locutora de rádio FM. Durante a pandemia, ela criou o podcast Som de História com o objetivo de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Essa experiência impulsionou a pesquisa que resultou na dissertação Som de História – uma plataforma interativa de ensino-aprendizagem de História. O artigo descreve as etapas de criação do podcast e seus desdobramentos, além de analisar sua contribuição como ferramenta pedagógica no contexto educacional.
A participação da comunidade escolar por meio das redes sociais
Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO presente estudo tem como tema a integração da escola com a comunidade escolar por meio das tecnologias digitais. A temática surgiu da necessidade de criar um canal de comunicação com a comunidade escolar visando reduzir as dificuldades de promoção de uma gestão participativa na administração das ações de diversos interesses de forma coletiva. Tendo como relevância instigar nas pessoas a construção de conhecimento e participação coletiva no desenvolvimento da aprendizagem, avaliou-se o uso das redes sociais como estratégia pedagógica na promoção da comunicação e participação da comunidade escolar junto à gestão. Criou-se um canal na rede social YouTube para garantir um espaço de comunicação educacional de escuta ativa e dialógica.
Vídeos legendados no ensino de Astronomia para alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA produção de vídeos com legendas pode compensar a falta de intérpretes de Libras nas escolas para ajudar os alunos surdos. Entre os alunos ouvintes pesquisados, também é positiva a percepção desses vídeos na aprendizagem de conteúdos de Astronomia, que é trabalhada no 1º ano do Ensino Médio
Educação Infantil: o lúdico no processo de formação do indivíduo e suas especificidades
Educação InfantilO tema da presente pesquisa versa em torno da ludicidade como promotora de desenvolvimento humano. O objetivo consiste em refletir sobre o lúdico, os jogos e brincadeiras enquanto promotores de desenvolvimento na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de metodologia qualitativa que recorreu à pesquisa bibliográfica, incluindo documentos legais para o procedimento de coleta de material para o referencial teórico. Além de potencial promotor de desenvolvimento da criança na Educação Infantil, o jogo permite o crescimento de todos, independentemente de sua idade, bem como do próprio educador, o qual passa pela formação lúdica.