Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: 2016
Limpar filtros
O uso do laboratório no ensino da Matemática: Desafios e possibilidades encontradas pelos professores em suas práticas pedagógicas
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Constituído por pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, este trabalho tem por objetivo analisar os obstáculos e possibilidades enfrentados pelos professores para a realização das práticas laboratoriais no ensino da Matemática, enfatizar a importância do uso desses laboratórios, os principais desafios e os fatores limitantes que impossibilitam a utilização de tais práticas no ensino da disciplina. Neste trabalho, identificou-se a falta de laboratórios de Matemática, de espaços físicos, de materiais didáticos, de formação continuada de professores e o número de alunos por sala de aula, dentre outros.

O ensino do parkour na Educação Física escolar em tempos de pandemia da covid-19
Educação Física

Foram muitas mudanças e dificuldades que docentes e discentes enfrentaram em 2020. No ensino da Educação Física escolar não foi diferente; o objetivo geral deste estudo foi apresentar uma proposta de ensino da Educação Física que pudesse demonstrar que aprender é possível, mesmo no ensino remoto e dentro de contextos sociais que não favorecem esse tipo de prática. Como objetivos específicos, pretendeu-se verificar a possibilidade de inserção do tema “aventura” na Educação Física escolar e os aprendizados que esse tema pode suscitar.

Introdução do conceito de número inteiro negativo por meio da noção de subtrações equivalentes: uma proposta de abordagem em turma do 7º ano do Ensino Fundamental
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Apresentamos proposta de abordagem do conceito de número inteiro negativo com base na noção de subtrações equivalentes, a ser realizado em etapa da Educação Básica, resultado de um trabalho do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. Primeiro, tivemos uma discussão teórica sobre o conceito. Em seguida, destacamos os procedimentos metodológicos adotados e caracterizamos nossa proposta. Em função da pandemia, não foi possível sua aplicação no ambiente escolar e a obtenção de resultados. Por fim, tecemos algumas considerações sobre potências e limitações da proposta.

As implicações nos processos de aprendizagem causadas pela síndrome do X-Frágil: uma abordagem psicopedagógica
Avaliação, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

Este estudo objetiva compreender as implicações causadas pela síndrome do X-Frágil (SXF) nos processos de aprendizagem, apresentar a relevância de um diagnóstico precoce e preciso e propor possibilidades de intervenções psicopedagógicas, foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas em artigos de periódicos de 2010 a 2015. Conforme as leituras realizadas, foi possível perceber que a SXF não possui cura genética, mas um diagnóstico preciso e precoce permite definir estratégias de atendimento mais adequadas a fim de ajudar a amenizar as dificuldades que a síndrome pode acarretar ao sujeito afetado.

A inovação na educação a partir de metodologias ativas em tempos de pandemia: relato de uma experiência de formação de professores
Computação e Tecnologias e Educação a Distância

Este artigo tem como objetivo compartilhar o relato de experiência da aplicação de uma intervenção prática com professores da rede pública municipal e estadual de Santa Catarina, cuja temática é Inovação e Metodologias Ativas na Educação com uma abordagem das metodologias Peer Instruction, Design Thinking e Storytelling. O artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um relato de experiência, amparados pelas teorias de Paulo Freire e Jacques Rancière. As conclusões apontam para a importância de compartilhar práticas, saberes e experiências em prol da propagação do conhecimento e do aprimoramento de metodologias didáticas, sobretudo diante de um contexto pandêmico.

Promovendo a inclusão no Ensino Fundamental: o ensino da Arte como ferramenta para alunos com transtorno do espectro autista (TEA)
Educação Especial e Inclusiva e Educação Artística

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento que ganhou destaque devido ao seu crescimento significativo. Dada a importância, pensou-se na Oficina da Cor: Explorando as Possibilidades Artísticas no Ensino Fundamental, com foco nos alunos com TEA, visando estimular a criatividade, a expressão, a comunicação, o aprendizado social e a autoestima. Para isso, houve o envolvimento de uma equipe multidisciplinar e a adoção do Desenho Universal para Aprendizagem, buscando atender às necessidades de todos e oferecendo informações em diferentes formatos para permitir diversas formas de expressão e participação.

Ciências e Artes: Educação Ambiental e interdisciplinaridade na Educação Infantil
Educação Infantil

O presente artigo traz reflexões acerca da contribuição da interdisciplinaridade, por meio da Arte e da Ciência, como ferramenta para a Educação Ambiental no Ensino Infantil. A união das disciplinas auxilia o ser humano a compreender o mundo ao seu redor. O tema da interdisciplinaridade nos permite integrar disciplinas com um objetivo comum, facilitando o ensino-aprendizado dos alunos. Cada uma das disciplinas colabora para a valorização da Educação Ambiental junto a crianças, o que poderá fazer com que o mundo se torne um lugar melhor.

Abordagem do tema sexualidade no ambiente escolar
Saúde

O ambiente escolar deve proporcionar o acesso a informações atualizadas sobre sexualidade e comportamentos sexuais, contornando divergências entre pais e filhos e educadores e educandos nessas questões. O diálogo ou a educação entre pares são os melhores caminhos para abordar esses temas, a fim de auxiliar no processo de formação e de tomada de decisão do estudante.

Resenha do livro: "Fotografando o Rio" - 450 anos
História

A ideia de homenagear o Rio em seus 450 anos foi cumprida de boa forma, mostrando nos artigos toda a trajetória da cidade com suas vitórias, derrotas, recomeços e, principalmente, com a alegria do povo e a beleza natural desta cidade maravilhosa que se chama Rio de Janeiro. Produzido para mostrar uma parte da história da cidade, a autora reuniu artigos fotográficos de desde o século XIX. Esse material de história visual foi organizado em três partes, de forma que o leitor consiga melhor situar em qual contexto aquela imagem se situa. E cada artigo do livro vai trazendo uma parte da história da cidade do Rio de Janeiro.