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Design Thinking como oportunidade para fortalecer a carreira docente
Formação de Professores

O Design Thinking pode servir para orientar e fomentar a carreira de professor, que tem sido pouco procurada nas universidades públicas e privadas que oferecem cursos de licenciatura. Repensar a prática docente pode ser um caminho para recuperar a importância de uma profissão essencial para a sociedade.

Arborização da E. E. I. F. Tarcísio Gonçalves de Oliveira, em Aurora/CE, a partir da participação na Jornada Cidadania nas Escolas em 2018
Ecologia e Meio Ambiente e Geografia

Este artigo indica como a participação da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tarcísio Gonçalves de Oliveira, na Jornada Cidadania nas Escolas, impactou na promoção de práticas coletivas, nos legados ecológicos e paisagísticos dentro do ambiente escolar, com destaque para o processo de arborização no entorno da unidade escolar. A metodologia desta pesquisa consistiu na inscrição da UE na Jornada Cidadania nas Escolas, na atividade de campo com a aplicação de entrevistas com a comunidade, no desenvolvimento do processo de arborização do entorno escolar e, por fim, na análise de todo esse processo a partir da escrita deste texto.

O bruxo, a vidente e a cabocla: ecos da clarividência na obra de Machado de Assis
Psicologia, Sociologia, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços Urbanos

Segundo os compêndios literários, a obra de Joaquim Maria Machado de Assis pode ser dividida em dois momentos: o primeiro deles está relacionado a uma fase mais romântica do escritor; as obras relativas a esse período são: Ressurreição, Iaiá Garcia, Helena e A mão e a luva. As obras relativas à segunda fase do escritor se relacionam ao chamado realismo literário. Encabeçando essa lista está Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerado pela própria crítica literária como o romance inaugural do chamado realismo no Brasil.

Uma perspectiva sobre as políticas educacionais no contexto neoliberal
Antropologia, Sociologia, Formação de Professores e Política Educacional

Este artigo visa ampliar reflexões sobre os desafios educacionais no contexto neoliberal. As políticas neoliberais se enquadram na lógica da estrutura hierárquica capitalista, na qual a sociedade humana se torna estruturada e estruturante aos sujeitos sociais. As políticas em questão pulverizam as possibilidades de conscientização e emancipação dos indivíduos e sociedades de verdades politizadas no âmbito econômico e homogeneízam as perspectivas educacionais.

Popularizando a vida existente em uma gota de água, com ênfase nos (micro)invertebrados, por meio de kits educativos
Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Em meio à dificuldade de compreensão sobre as formas de vida microscópica, em virtude da existência de vários laboratórios de Ciências precários em escolas públicas do Nordeste brasileiro, foi idealizado um laboratório didático itinerante para difusão da vida existente em uma gota d’água. É apresentado neste artigo um sistema de popularização científica da (micro)vida existente na água por meio de kits educativos, com ênfase nos invertebrados microscópicos. Tais kits apresentam particularidades que os tornam estimulantes e investigativos, por meio de seus utensílios típicos de um laboratório de Ciências.

Cidadania como devir: Estado x escola x criança
Cidadania e Comportamento

A educação é reconhecida pelo Estado como um direito das pessoas, para que sejam cidadãs com direitos e deveres e que possam conviver civilizadamente em sociedade; para isso deve proporcionar espaços, materiais e profissionais que efetuem essa tarefa.

Wittgenstein e os jogos de linguagem
Filosofia

Este artigo visa promover uma breve reflexão em torno do conceito de “jogos de linguagem” em Ludwig Wittgenstein. Assim, pretende aproximar de professores da Educação Básica questões relacionadas ao campo da Filosofia da Linguagem pertinentes à problematização conceitual em diferentes áreas do conhecimento. Ao perceber que o estatuto epistemológico das disciplinas escolares é determinado – e, portanto, delimitado – pela linguagem, o domínio desses jogos pode ampliar a oferta da experiência educativa por meio de múltiplas possibilidades no interior do domínio linguístico como forma de representação e modo de (res)significação do real.

Experiência pedagógico-dialógica de produção e interpretação de memes
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência pedagógico-dialógica envolvendo o gênero discursivo meme com estudantes de duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, oriundos de uma escola da rede estadual de ensino do Espírito Santo. Tal prática se deu em contexto de pandemia da covid-19, em 2021, e se embasou nos pressupostos de Bakhtin e o Círculo, no que se diz respeito às categorias de gênero do discurso, dialogismo e enunciado concreto, a fim de entender o meme como um gênero discursivo do contexto digital, vivo, multissemiótico e potencializador de uma diversidade de sentidos.

Relato de experiência: da gestão autoritária à gestão participativa
Instituição Escola

Este relato tem como problematização o efeito da prática da democracia no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho busca o conteúdo latente da realidade, com o objetivo de mostrar que no exercício da cidadania e na prática democrática pode haver a possibilidade da construção e da evolução permanente de uma gestão frente a sua equipe, isso explícito no projeto político-pedagógico. Descreve ainda como se dão o comportamento e a participação da comunidade escolar em conselhos nos quais o processo se torna fortalecido pela democracia e participação da comunidade. Apresenta a apropriação e a distorção do conceito de gestão democrática realizado por políticas educacionais, relatando as vivências em que a gestão não democratiza seu trabalho.

História passando na sua timeline: possibilidade de uso do Facebook nas aulas
Computação e Tecnologias, História e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo é um relato de experiência resultante da prática docente em uma escola em Uruará, no oeste do Pará. O projeto tinha como objetivo integrar o estudo da disciplina de História ao acesso ao Facebook, na época a rede social de maior acesso dos alunos daquela unidade escolar. O uso previa que os alunos desenvolvessem o hábito de estudar além dos horários na sala de aula, aprimorando ainda outras habilidades importantes para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional, como a argumentação, a produção textual e a confrontação com textos diversos. O projeto foi aplicado na escola durante todo o ano de 2017 e metade do ano de 2018, com alunos das três séries do Ensino Médio.