Biblioteca
Filtrar os artigos
Discovering and Improving: recurso didático digital de Inglês para alunos disléxicos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresUm objeto de aprendizagem criado no mestrado profissional em Práticas na Educação Básica do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, reúne atividades de jogos e tarefas interativas para ajudar na aquisição do inglês como segunda língua, especialmente por alunos com dislexia.
Resenha do livro Amor que educa
Outras Mais EspecíficasEste é um livro que traz, em seus artigos, diversas experiências vinculadas à Psicomotricidade Relacional, especialmente em comunidades carentes, mostrando também o papel da afetividade do educador físico.
A experiência de aplicação do jogo Onde Sou? no desenvolvimento da alfabetização cartográfica inclusiva
Geografia, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO presente artigo apresenta o relato de experiência da aplicação do jogo Onde Sou?, desenvolvido segundo os princípios do Design Universal para Aprendizagem. O objetivo da atividade era desenvolver a alfabetização cartográfica inclusiva. O público-alvo deste estudo é de alunos de uma turma regular do 7º ano do Ensino Fundamental; alguns têm distorção idade-série e outros, dificuldades de aprendizagem. Os resultados constataram que o uso do jogo estimulou a alfabetização cartográfica de forma inclusiva, oportunizando a participação de todos os alunos durante o processo de aprendizagem.
Divulgando astronomia em jornal impresso, na coluna Astronomia e Educação
FísicaA divulgação científica vem sendo realizada em jornais de grande circulação, e ocorre também em cidades pequenas; ali é possível realizar esse trabalho em jornais de pequeno porte.
Uma boa história, um bom contador, uma criança e a imaginação: características da contação de histórias
Educação InfantilA contação de histórias é algo significativo tanto na Educação Infantil quanto nas demais etapas e modalidades da educação, porém para a história ficar completa o contador deve se envolver plenamente com suas personagens e figuras, deve interpretar e vivenciar a história, principalmente na Educação Infantil, deve encantar as crianças usando gestos, sons, imagens etc. Antes de contar uma história, o educador precisa adentrar na realidade de seus alunos, como eles vivem, com quem vivem, quais são suas condições emocionais e quais tipos de histórias interessam a eles. É preciso dinamizar e diversificar os contos e histórias, instigar a imaginação de quem está ouvindo.
Resenha do livro “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas”
Política EducacionalNesta resenha analítica, o livro “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024” analisa a formulação da Base Comum, as práticas utilizadas e o contexto em que foi aprovada, a fim de caracterizá-la como uma contrarreforma da Educação, ainda que não identificando o projeto de educação que representa, e não respeitando a diversidade de currículos necessária para respeitar os contextos em que estão inseridas as diferentes escolas.
Violência contra a mulher: relatos e informação
Cidadania e ComportamentoApesar da Lei Maria da Penha e da ampla divulgação nas mídias, ainda é alarmante a estatística de casos de violência doméstica e familiar. As raízes dessa violência contra a mulher vêm desde a Antiguidade: nos primórdios da humanidade já se estabelecia uma divisão social na qual a mulher era submissa ao homem.
A parceria entre Biologia e Astronomia, pelas mãos de tutora e aluna, estagiária e professora
Astronomia, Biologia e Biociências, Comunicação e Educação a DistânciaUma professora de Física e uma estagiária de Biologia – ambas ligadas ao Consórcio Cederj – elaboraram e publicaram um livro sobre Astrobiologia – um campo das ciências que envolve Física, Biologia, Geografia, Química, o que o torna interdisciplinar. Nesta entrevista, Adriana Oliveira Bernardes e Angela Ferreira Portella falam sobre Educação a Distância, o valor da tutoria, a importância do estágio para a profissão docente, as atividades desenvolvidas nas escolas, a produção do livro e, claro, Astrobiologia.
São João Marcos e Ribeirão das Lajes: progresso, a questão ambiental e a preservação do patrimônio cultural
Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Biologia e Biociências, Antropologia, Arqueologia, Geografia e HistóriaEste trabalho visa resgatar a memória da antiga cidade de São João Marcos, sua história e suas tradições culturais, revelar a situação dramática vivida por seus habitantes durante o período da implantação da represa de Ribeirão das Lajes, além de mostrar que o progresso pode andar em consonância com a questão ambiental e com a preservação do patrimônio cultural. A vida das pessoas vale muito mais do que qualquer interesse econômico, político e a ganância das grandes corporações. É preciso considerar quão importantes são a proteção e a conservação de um patrimônio cultural e nacional.
Por uma escola desescolarizada
HistóriaProfessor das redes públicas municipal e estadual prefere os alunos que são considerados “rebeldes”, pois considera que esses trazem a oportunidade de mudar a escola. Para ele o mais importante é ensinar a “pensar criticamente”.