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Desenvolvimento de habilidades e competências na formação continuada de docente com sequências didáticas mediadas por tecnologias
Formação de ProfessoresAs escolas precisam repensar sua práxis pedagógica para dar conta da formação dos alunos focando no desenvolvimento de suas habilidades e competências. Não podemos esquecer que o professor, também, precisa ter habilidades e competências diversas para lidar com essas novas exigências da escola de hoje. Este artigo apresenta uma experiência obtida a partir de uma capacitação docente com uso de sequências didáticas mediadas por tecnologias para o desenvolvimento de uma das 10 competências da BNCC. O estudo adotou o método experimental de natureza qualitativa e com objetivo exploratório.
Educação Física e as concepções pedagógicas crítico-emancipatória e crítico-superadora
Saúde e Educação FísicaAo longo da história, a ciência tem sido desenvolvida a favor dos interesses das classes dominantes. Esse processo tem sido bastante conturbado, em especial quando nos referimos à consolidação da Educação Física como área do conhecimento e componente curricular na escola. Muito disso se deve à permeação de desinvestimento pedagógico e pelo espontaneísmo dentro do trabalho pedagógico dessa área. Para a consolidação da Educação Física no ambiente escolar, é necessário que seu trabalho pedagógico esteja fundamentado em uma teoria que dê conta de suas demandas. O objetivo deste estudo é apresentar uma sugestão de teoria de aprendizagem que atenda à demanda dos conteúdos previstos para o Ensino Médio brasileiro para a formação humana integral.
Promovendo a inclusão no Ensino Fundamental: o ensino da Arte como ferramenta para alunos com transtorno do espectro autista (TEA)
Educação Especial e Inclusiva e Educação ArtísticaO transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento que ganhou destaque devido ao seu crescimento significativo. Dada a importância, pensou-se na Oficina da Cor: Explorando as Possibilidades Artísticas no Ensino Fundamental, com foco nos alunos com TEA, visando estimular a criatividade, a expressão, a comunicação, o aprendizado social e a autoestima. Para isso, houve o envolvimento de uma equipe multidisciplinar e a adoção do Desenho Universal para Aprendizagem, buscando atender às necessidades de todos e oferecendo informações em diferentes formatos para permitir diversas formas de expressão e participação.
Microscópio óptico: sua utilização embasada na aprendizagem significativa
Biologia e BiociênciasAs aulas práticas ou experimentais são essenciais para complementar uma aula teórica, mas é preciso que os docentes sejam mais estimulados no desenvolvimento de metodologias mais atraentes e motivadoras, a fim de aplicá-las. Este estudo teve como objetivo observar e diferenciar as estruturas das células vegetais e histológicas por meio do microscópio óptico, utilizando estratégias direcionadas para uma aprendizagem significativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola federal do Rio de Janeiro com uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Seis discentes participaram como voluntárias no desenvolvimento das aulas práticas de Citologia.
O papel da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na implementação de políticas públicas: o Projeto Hortas Pedagógicas
Ecologia e Meio Ambiente, Instituição Escola e Política EducacionalO contexto das sociedades contemporâneas mostra que os impactos humanos sobre o meio ambiente estão causando mudanças cada vez mais complexas. Este trabalho aborda a parceria entre o Ministério da Cidadania (atual Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Ministério da Educação (por sua Secretaria de Educação Básica, com apoio da Secretaria de Educação Profissional de Tecnológica) para a implantação do Projeto Hortas Pedagógicas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, contribuindo para melhorias do processo alimentar, educacional e comportamental dos escolares.
Problematização e movimentos da competência: protagonismo da aprendizagem
Formação de ProfessoresO objetivo deste artigo é descrever uma vivência desenvolvida com professores do Ensino Fundamental II da rede municipal de São Cristóvão do Sul/SC sobre o uso do método Arco de Maguerez, também conhecido como método da problematização. É um relato de experiência abordado por meio de oficinas de formação docente realizadas em 2020 de forma remota, em razão da pandemia de covid-19. Os resultados evidenciam que os participantes viram possibilidade de aplicação e uso dessa metodologia. A experiência de vivenciar o método Arco de Maguerez mobilizou os envolvidos para uma visão de aprendizagem mais dinâmica e desafiadora.
Elaboração e avaliação de sequência didática permeada por tecnologias digitais para estudantes com dificuldades ou barreiras de aprendizagem
MatemáticaNeste artigo, apresentaremos os resultados das pesquisas realizadas para a elaboração e validação de uma sequência didática permeada de novos recursos tecnológicos. A SD, sobre números racionais e suas diversas representações, é direcionada aos estudantes do 6º ano com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem. O ensino de frações se inicia no primeiro segmento do Ensino Fundamental, porém alguns alunos permanecem com lacunas. Essa sequência didática digital é neutra e pode ser aplicada com alunos de diferentes necessidades específicas.
Formação continuada de professores do Ensino Fundamental para o uso de tecnologias digitais na educação
Formação de ProfessoresA formação continuada pode ser um dos caminhos nesse universo globalizado para aprimorar o conhecimento dos professores e verificar sua atuação em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, apontando e reavaliando as lacunas deixadas nos cursos de formação. A pesquisa tem como objetivo promover capacitação de professores com inserção de tecnologias digitais a partir de uma proposta para auxiliar o ensino-aprendizagem dos alunos no período pós-pandêmico. A pesquisa constituiu-se de um estudo de caso, apresentando abordagem qualitativa, com ênfase na resolução de problemas, possibilitando a elaboração de um e-book.
Um conto, nós contamos: um relato de experiência com a literatura infantil desenvolvendo a oralidade através da linguagem audiovisual
Vivências de Sala de AulaA oralidade é uma linguagem essencial para o desenvolvimento humano e suas práticas sociais. Este trabalho objetiva desenvolver a oralidade a partir de situações de aprendizagens com a literatura, utilizando o gênero contos de fadas e a linguagem audiovisual. O relato apresenta uma sequência didática vivenciada com alunos do Ensino Fundamental I, contemplada em três momentos de atividades baseadas na leitura em andaimes – pré-leitura leitura e pós-leitura. Como aporte teórico utilizamos Graves e Graves, Zabala, Bakhtin e Vygotsky, com apoio da BNCC.
O Conselho Tutelar e suas relações com a escola: da busca pela vaga ao combate à evasão escolar
Antropologia, Filosofia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Política EducacionalEste trabalho pretende trazer para discussão os elementos que envolvem as relações entre dois importantes grupos sociais – a família e a escola. Nosso objetivo é analisar como o Conselho Tutelar realiza a intermediação de conflitos que surgem entre esses grupos, como nos casos de busca de uma vaga em creche para uma criança, problemas na escola, excesso de faltas e evasão escolar. Buscamos na literatura específica, em textos acadêmicos e em livros didáticos orientações para a atuação do professor de Sociologia e de Filosofia ao abordar o tema, que deve despertar maior interesse pelo contexto social pós-pandemia da covid-19.