Biblioteca
Filtrar os artigos
Proposta avaliativa em tempos de ensino híbrido na educação pós-pandêmica: um relato de experiência
Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaEste trabalho se insere no âmbito do período de retorno gradual da quarentena gerada pela pandemia provocada pelo novo coronavírus. Nesse período, estratégias adotadas pelo ensino remoto foram mantidas e readequadas a uma nova realidade educacional de ensino híbrido. Concebemos a noção de ensino híbrido como elemento que reúne combinação, multiplicidade, mistura e mescla de espaços, tempos, atividades, avaliações e metodologias. Sustentados por esses preceitos, temos como objetivo analisar propostas de atividades avaliativas desenvolvidas no componente curricular de Língua Portuguesa em turmas de 7º ano.
Ensino de Ciências Naturais e o combate ao racismo: relato de experiência de atividade comemorativa do Dia da Consciência Negra
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaEste estudo destaca o potencial do ensino de Ciências Naturais como ferramenta para combater o racismo e promover a consciência negra. A metodologia qualitativa de estudo de caso envolveu a leitura e o debate do texto O DNA do racismo com atividades práticas em duas turmas de Ensino Médio, com foco na diversidade humana, cultura negra, racismo ambiental e história do racismo. Os resultados indicaram a efetividade da abordagem para compreender a diversidade humana e refletir acerca do racismo ambiental. O estudo reforça que o ensino de Ciências pode ser uma ferramenta crucial para promover a igualdade e a inclusão social.
Diretrizes utilizadas em tempos de pandemia da covid-19 com os alunos na Orientação e Mobilidade: desafios e possibilidades
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaO objetivo deste trabalho é trazer relatos da experiência de professores de Orientação e Mobilidade (OM) nos segmentos da Educação Básica sobre as estratégias empregadas durante o período de pandemia da covid-19, quando as aulas que são obrigatoriamente presenciais e individualizadas passaram a ser ministradas remotamente e em grupo. A metodologia utilizada foi o registro dos relatos pelos professores com suas reflexões e reinvenção de estratégias de trabalho com os alunos no cotidiano escolar durante esse período.
A Matemática e o som
Matemática e MúsicaEste relato de experiência mostra uma forma de ensinar conceitos como frações, proporções e séries geométricas de maneira interdisciplinar, com a Música e a Física. Para isso, são apresentados conceitos matemáticos existentes na Música, como: ritmo, harmonia, acordes e escalas musicais. O trabalho culminou na construção de um instrumento musical em que foram aplicados os conceitos aprendidos durante quatro encontros com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Evidencia-se que a integração dos conceitos da Matemática à Música pode ser uma oportunidade de ensino e aprendizagem com uma abordagem integrativa.
O Jogo da Terra Feliz: um instrumento lúdico que promove a Educação Ambiental na Educação Infantil
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaA Educação Ambiental, pode-se dizer, tem sido amplamente discutida em vários âmbitos sociais. Essa temática ocupa espaço em salas de aula, debates, discussões políticas e conferências em âmbito mundial. Também a mídia e as diferentes formas de comunicação atuais possuem papel importante na difusão do conhecimento da Educação Ambiental, juntamente com diversas instituições escolares, docentes, grupos e ONGs que espalham mensagens de preservação dos recursos naturais e da vida animal.
"O diário de Anne Frank" na escola: diálogos de reencontro
Vivências de Sala de AulaEste texto narra o desenvolvimento da atividade de leitura do livro O diário de Anne Frank (2017) em quadrinhos realizada em 2021, no contexto de ensino remoto emergencial, com uma turma de 5º ano do Colégio Pedro II, escola pública federal situada na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo principal era proporcionar aos estudantes momentos de trocas referentes às experiências advindas do isolamento social imposto pela pandemia. A experiência foi significativa para o grupo; foi possível observar, ao longo de nossas leituras e diálogos, uma troca de experiências afetiva, com o envolvimento entre pares.
As ideias do linguista Carlos Franchi: linguagem, gramática e criatividade
Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasO objetivo deste artigo é analisar as concepções de linguagem, de gramática e de criatividade do professor, linguista e pesquisador Carlos Franchi. Este estudo se justifica pela crescente relevância socialmente atribuída à criatividade e, paralelamente, ao crescente movimento de renovação da prática de ensino gramatical. Em cada tópico do trabalho analisaremos os escritos de Franchi, analisando-os com o apoio de autores que escreveram sobre o pensamento de Franchi. A metodologia usada se fundamenta na revisão de tipo bibliográfica.
O impacto da aprendizagem humanística na adesão de alunos em escolas nas comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro
Psicologia e Vivências de Sala de AulaEste estudo tem como objetivo geral analisar o impacto da aprendizagem humanística na adesão de alunos em escolas municipais nas comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro. A metodologia privilegiou a revisão de literatura, do tipo bibliográfica. Foram utilizadas plataformas de pesquisas acadêmicas como SciELO e outras, a biblioteca virtual e física da Universidade Estácio de Sá, além de dados publicados por instituições públicas como o IBGE e o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro. A elegibilidade deste estudo contemplou as seleções de pesquisas de livros e artigos entre 1972 a 2021 que analisam a aprendizagem humanística.
Breve estudo da degradação da dioxina por meio da radiação ultravioleta
QuímicaEsta revisão aborda a degradação das substâncias tóxicas persistentes (STP) empregando a radiação ultravioleta (UV) nos processos oxidativos avançados (POAs) com processos fotoquímicos capazes de degradar compostos orgânicos e persistentes, por meio da produção do radical hidroxila (·OH). Todo o processo de oxirredução ocorre nos reatores solares e artificiais (lâmpadas de mercúrio), sempre determinado pelo comprimento de onda do raio ultravioleta.
Historicidade das mulheres na ciência e os computadores da Nasa: proposta didática para o nível médio
Computação e Tecnologias e QuímicaA História da Ciência é influenciada por contextos culturais, políticos, econômicos e sociais, moldando e sendo moldada. Ao longo dos séculos, muitas mulheres enfrentaram desafios étnicos e de gênero e contribuíram para o avanço do conhecimento. Este trabalho propõe uma sequência didática interdisciplinar, estruturada nos Três Momentos Pedagógicos, de Delizoicov, Angotti e Pernambuco; buscamos proporcionar aos professores uma abordagem que permita aos alunos compreender e relacionar reações químicas, conceitos químicos e seu impacto cotidiano enquanto valoriza o papel das mulheres no desenvolvimento científico.