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Família e escola como instituições sociais fundamentais no processo de socialização e preparação para a vivência em sociedade
Instituição EscolaA educação para a vivência em sociedade pode ser compreendida como a finalidade da sinergia entre as instituições sociais família e escola. Visando à melhoria da aprendizagem de um indivíduo, a família deve-se fazer presente participando da vida escolar de seus filhos; a escola deve promover espaços para que essa participação aconteça. Estudar a relação entre família e escola e sua contribuição na vida dos indivíduos se faz necessário por se tratar de instituições sociais pelas quais todos os seres humanos passam ao longo da vida. O estudo objetivou analisar a importância da relação entre família e escola, compreendendo a família e seus valores e a contribuição da família participando ativamente na vida escolar da criança. Ao discutir a participação da família no processo de aprendizagem, entende-se que em uma sociedade há diferentes tipos de formações familiares. Mas, estas, quando interessadas pela educação e formação de seus descendentes, proporcionam benefícios a todos os envolvidos, podendo assim privilegiar toda uma sociedade com a presença de cidadãos críticos e ativos em todas as esferas da vida.
Avaliação da acessibilidade das escolas municipais de Itabira/MG
Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilA escola é um dos espaços que deve possibilitar o acesso sem barreiras, tendo em vista que é direito garantido da criança e do adolescente. Entretanto, a existência das leis não garante que elas estejam de fato incluídas nos diversos espaços da sociedade. Ainda existem barreiras e desafios, tanto arquitetônicos quanto ideológicos, a serem enfrentados para efetivação do desenho universal no ambiente escolar. O objetivo deste trabalho é avaliar a acessibilidade em escolas municipais de Itabira. Concluímos que elas possuem barreiras arquitetônicas que impedem a liberdade de ir e vir e prejudicam a inclusão e a rotina escolar dos alunos que possuem dificuldade de mobilidade.
A Batalha dos Elementos auxiliando no ensino de Química
QuímicaUm jogo de cartas pode, aproveitando os benefícios da ludicidade, trabalhar recursos da tabela periódica sem se fixar em aspectos de memorização, a fim de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de um conteúdo que é considerado complexo e de grande dificuldade pelos discentes. Os resultados obtidos mostram que os níveis de aprendizagem aumentaram em relação ao momento inicial da atividade.
Sequência didática sobre biomas brasileiros na perspectiva da aprendizagem significativa
Ecologia e Meio AmbienteA informatização do conhecimento é parte do processo de ensino-aprendizagem da atual geração, novidade para a geração anterior, que a utiliza para fins pessoais, mas ainda tem receio de aplicá-la na prática docente, e abstrato para os professores que estão no magistério há anos. Esse fato foi observado em 2020, com as significativas mudanças na relação entre professores e alunos intermediada por plataformas remotas de ensino, devido à pandemia da covid-19. Este artigo aborda a aplicação de uma sequência didática sobre os biomas brasileiros na perspectiva da aprendizagem significativa.
Jogos didáticos digitais: recursos para estimular o ensino e a aprendizagem de Física
Física, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO tema ensino de Física vem sendo discutido, durante anos, em diferentes eventos, debates, palestras etc. entre os professores de Física. Inúmeros trabalhos mostram possíveis caminhos para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de Física, mas nem sempre as condições são favoráveis para estes profissionais refletirem em possíveis mudanças; por exemplo, os recursos financeiros e o tempo. O ensino tradicional é um dos motivos que levam os alunos ao desinteresse pela disciplina Física. Sabendo dessa problemática e vivenciando um período em que os jogos estão cada vez mais fazendo parte do cotidiano das pessoas, este trabalho desenvolveu dois jogos didáticos virtuais, intitulados A Física na Memória e A Física nas Palavras como ferramenta de ensino para estimular os professores de Física a refletirem sobre os seus trabalhos e a explorarem a tecnologia, especificamente o computador e o software PowerPoint, os conhecimentos dos conteúdos de Física e, por fim, a criatividade para melhorar o ensino de Física na sala de aula.
A importância do lúdico para o ensino-aprendizagem
Educação InfantilO propósito deste estudo consiste em disseminar conhecimento sobre recursos oferecidos pela ludicidade como instrumento metodológico de relevância no contexto pedagógico. Sua aplicação no ambiente escolar é profícua para a obtenção de resultados eficazes no que tange ao desenvolvimento integral do educando. Tal recurso didático facilita a assimilação dos conteúdos propostos, contribuindo para a construção do saber. Constata-se que a elaboração de propostas pedagógicas fundamentadas em jogos, brincadeiras e na ludicidade espontânea revela-se plenamente viável. Tais práticas promovem o aprimoramento de competências em todas as esferas.
O uso da cultura maker no ambiente escolar
Vivências de Sala de AulaA educação necessita de inovação, reinvenção e metodologias diferenciadas que propiciem aprendizagens significativas. Este artigo tem como objetivo socializar vivências do projeto de intervenção realizada com educadores sobre o uso da cultura maker na escola, potencializando as aprendizagens a partir da articulação entre a teoria e a prática, abordado por meio de oficinas de formação docente. As oficinas foram realizadas de forma remota, em razão do período de isolamento e restrições que estávamos vivendo na data da realização da intervenção devido à covid-19.
Hein, é de bebês que estamos falando! Experiências pedagógicas de uma professora em um berçário
Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo é fruto de um esforço de aproximação com minha pesquisa de mestrado, as experiências docentes em berçários no município de Witmarsum. Nele exploro minhas experiências docentes em uma creche como fio condutor para um diálogo com a bibliografia especializada sobre a Educação Infantil. Parafraseando Paulo Freire, na formação permanente dos professores o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. Este apresenta alguns anseios que permeiam minha experiência como professora de bebês e questionamentos que me incentivam.
O tempo e as contramarchas do tempo
Olhando pela janela, Ana viu o tempo. Chovia. Fazia um friozinho morno dentro da sala. A sua condição atual não permitia que ela saísse. Também, com um tempo daqueles!
Ensino investigativo de Botânica em livros didáticos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental a partir da BNCC
Botânica, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalA BNCC destaca o letramento científico como mecanismo para tornar os alunos ativos no processo de ensino-aprendizagem em ciências. O objetivo desta pesquisa foi analisar a abordagem investigativa de Botânica em livros didáticos do Ensino Fundamental com base na BNCC. Dentre os problemas identificados destaca-se a falta de atividades práticas, a falta de perspectiva evolutiva que favoreça a compreensão das características de cada grupo e seus processos adaptativos e a falta de contextualização do conteúdo, que o aproxime da realidade do aluno.