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Um estudo de caso sobre inclusão digital: a importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica
Computação e Tecnologias, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa tematiza as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), utilizando o questionário como instrumento de pesquisa no Centro Educacional de Seabra (CES); aplica uma metodologia webgráfica, buscando referências em livros e artigos. Foi construído um questionário quantitativo aos alunos e um questionário qualitativo ao coordenador. A pesquisa contou com um universo de 172 alunos; seu objetivo foi analisar o nível de inclusão digital no período de recuperação. Como resultado, a pesquisa apontou que a grande maioria dos professores faz uso das tecnologias e incentiva os alunos nesse caminho.

Inclusão de alunos com síndrome de Noonan e demais síndromes: professores preparados?
Educação Especial e Inclusiva

Vivencia-se um momento importante para a Educação Inclusiva, reafirmado o direito a ter educação igualitária; esse direito se encontra assegurado na legislação. Entretanto, é necessário que a comunidade escolar se adéque às necessidades e individualidades do aluno. Este artigo visa discutir a inclusão escolar de um aluno com síndrome de Noonan nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizada uma pesquisa, por questionário, com 21 professores de da rede estadual de ensino do Paraná. Os resultados apontam avanços na prática cotidiana da inclusão, mas ainda constatam-se dificuldades em desenvolver um trabalho igualitário.

Funções quadráticas e o jogo Angry Birds Friends
Matemática

Este trabalho explora uma abordagem gamificada no ensino de funções quadráticas, utilizando o jogo Angry Birds Friends. O objetivo foi elaborar uma sequência didática com a trajetória dos personagens do jogo e o software GeoGebra como apoio na visualização dessas funções. A base teórica enfatizou a importância dos jogos e das tecnologias digitais no processo de aprendizagem, destacando a relevância de estratégias pedagógicas que se baseiam na experiência do aluno. Descreve-se a elaboração e a realização da sequência, buscando compreender como a abordagem gamificada impactou o processo de aprendizagem dos alunos.

O ensino religioso nas escolas públicas: debate sobre a inclusão das minorias e a representatividade de suas identidades
Antropologia, Filosofia, História, Psicologia, Sociologia, Teologia, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este estudo pretende abordar a reflexão acerca da disciplina Ensino Religioso nas escolas públicas e sua contribuição para a formação dos alunos, além dos recentes debates acadêmicos que giram em torno da disciplina e suas relações com os diversos campos de conhecimento. É importante analisar a construção e desconstrução da intolerância religiosa no âmbito escolar, incluindo a representatividade das minorias para que elas se identifiquem com a escola; compreendendo a importância dos diálogos interconfessionais.

Investigando as percepções dos alunos de uma escola pública de Belo Horizonte acerca da importância do ensino de Astronomia
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica na Educação Básica promovido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Nesta pesquisa investigaram-se os argumentos de estudantes do Ensino Médio para justificar o ensino de Astronomia. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de intervenção. Os dados coletados foram tabulados, e os resultados mostram a importância do conhecimento a respeito de como os estudantes compreendem a relevância do ensino e como a iniciação científica se configura importante oportunidade formativa para os estudantes da Educação Básica.

Do repolho ao coelho
Psicologia e Formação de Professores

Após produções científicas enfocarem apenas um ou outro processo que contribui e ou explica a aprendizagem, este artigo traça um panorama de concepções diversas de como o aprendizado ocorre, mas que, ao invés de concorrerem, complementam-se. Assim, considera-se como problemática a ser discutida a compreensão de como a aprendizagem se consolida e ou é favorecida, entendendo relações de esforços cognitivos e interativos eficazes para o processo de aprender. O presente texto divide-se em seções relacionadas a três vieses analíticos: fenotípicos, emocionais e de experienciações.

O papel do professor como agente transformador da educação em meio à pandemia da covid-19
Saúde e Educação a Distância

O presente artigo se desenvolveu através de pesquisas em que foram consultadas referências bibliográficas, a partir da abordagem qualitativa, na área da Educação objetivando o crescimento do conhecimento sobre o papel do professor na época de pandemia da covid-19, analisando a responsabilidade do educador da atualidade ao criar estratégias para estabelecer o equilíbrio entre a inovação e o tradicional na contemporaneidade. Verifica-se que as transformações determinadas pelo contexto sócio-histórico convidam a uma revisão e atualização de vários princípios, abordagens e modelos, inclusive pedagógicos.

Cabelo: currículo, chapinha e secador: imagens e narrativas de cabelo na perspectiva dos currículos em redes
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O presente artigo tem como objetivo analisar como o cabelo influencia as relações interpessoais e o processo de ensino-aprendizagem dentro do espaço escolar, discutindo questões sobre o currículo e suas redes no chão da escola. A pesquisa foi bibliográfica e de campo, tendo caráter qualitativo com objetivo descritivo, pois traz a análise de casos limitados que foram retirados de vídeos da internet, relatos de pessoas próximas e/ou relatos pessoais. A conclusão gira em torno dos currículos em redes, em que os saberes negados são reconhecidos como elementos fundamentais para a criação e a reformulação do currículo cotidiano.

Uma análise sobre o percurso no estágio curricular do curso de Pedagogia
Formação de Professores

Este artigo reflete sobre a formação docente com base em inquietações suscitadas pelos autores, que, quando estudantes do curso de Pedagogia, vivenciaram a dialética entre teoria e prática, em experiências diversas em estágios curriculares no chão da escola. Investigou-se a formação do professor como agente reprodutor dos valores das classes dominantes. Conclui-se que, para romper com uma formação conformadora e reprodutora do poder hegemônico, precisamos pensar o currículo como espaço de disputa, partindo do entendimento da escola como espaço transformador.