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Sequência didática utilizando plataformas digitais na construção do conhecimento sobre o autocuidado, autoconhecimento e saúde íntima em uma escola estadual de Vitória/ES
Saúde, Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e ComportamentoO estudo aborda sequência didática, plataformas digitais e educação sexual com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, avaliando seu nível de conhecimento. Os métodos de pesquisa aplicados foram de natureza quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de diálogos e participação em atividades experimentais. A análise dos dados se deu por meio de contextos histórico, social e cultural. Os resultados evidenciam que os educandos tinham limitados conhecimentos prévios referentes ao tema proposto. No entanto, após a aplicação, observou-se maior aprendizado e entusiasmo por parte dos educandos.
A formação continuada mediada pelas novas tecnologias digitais em parceria com as famílias no ambiente escolar
Formação de ProfessoresEste artigo buscou identificar as percepções dos profissionais de Educação por meio do curso de capacitação pedagógica sobre a importância da formação continuada conectada às novas tecnologias digitais, com ênfase na utilização dos recursos tecnológicos digitais como ferramenta mediadora em parceria com as famílias, com uma amostra de 25 respondentes. Os principais resultados indicaram desconhecimento por parte dos professores em relação ao uso de recursos tecnológicos como ferramenta digital facilitadora na aprendizagem familiar. Foram identificados fatores motivadores e inibidores para o uso dessas ferramentas.
Análise da inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo analisou a utilização e inserção das metodologias ativas de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas e particulares. Apresentaram-se várias metodologias ativas aos professores, e apesar de 70% dos professores da rede pública e 92% dos professores da rede privada afirmarem saber o que são essas metodologias, verificou-se que nem todos os tipos são conhecidas por eles. Observou-se, também, que na escola pública os professores utilizam principalmente dois tipos dessas metodologias, enquanto na escola privada há uma maior diversificação de utilização. Os professores da rede pública se sentem mais incentivados a buscarem novas metodologias de ensino do que os professores da rede privada. Da mesma forma, um percentual maior de professores da rede pública afirmou ter recebido treinamentos e capacitações sobre estas metodologias do que os professores da rede particular.
Uso de TDIC durante o ensino não presencial no programa Se Liga na Educação
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaDiante da urgência pedagógica gerada pela pandemia da covid-19 entre 2020 e 2021, a educação demandou adaptações nas metodologias ativas utilizadas. Tendo como preceito constitucional que a educação é direito de todos e que o Estado deve ofertá-la, este estudo tem como objetivo apresentar uma solução encontrada pelo governo de Minas Gerais para minimizar as desigualdades educacionais geradas no período de isolamento: a utilização das TDIC. Este artigo relata experiências aliadas ao esforço de uma equipe de especialistas, jornalistas e técnicos na produção do programa Se Liga na Educação.
A escola no combate ao Aedes aegypti: uma ação ecopedagógica e interdisciplinar
Formação de Professores e Política EducacionalUma experiência transdisciplinar voltada para o combate ao vetor transmissor da dengue e do zika vírus tem sua culminância numa importante apresentação de trabalhos e jogos que motivaram e envolveram a comunidade escolar.
Uso de sequências didáticas associando conceitos da Física ao funcionamento do motor de avião
FísicaComo ponto central, nosso objetivo no presente artigo é analisar a associação dos conceitos da Física com os sistemas de um avião, alicerçados por um produto educacional, o qual foi aplicado aos alunos do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cardoso Fontes, por meio de um site que contém sequências didáticas e simuladores virtuais direcionados à associação com os conceitos da Física. Buscaram-se artigos que trazem informações sobre associação dos conceitos trabalhados na Física com a aviação. Verificamos que as associações trouxeram resultados promissores para o aprendizado da Física.
Educação Financeira escolar para compreensão do impacto econômico da pandemia da covid-19: um relato de prática no Ensino Médio
Matemática, Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO trabalho se refere a um relato no campo do ensino da Matemática, especificamente na temática Educação Financeira Escolar, tratando do impacto econômico causado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), com alunos da 1ª série do Ensino Médio. Aplicou-se uma metodologia mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos em três etapas consecutivas: aplicação de questionário, análise dos dados obtidos e aplicação de aula expositiva dialogada. Ficou evidente que as famílias precisaram mudar seus hábitos de consumo e planejar melhor a forma como lidam com as finanças.
Oficina temática na Química: conscientização e prevenção sobre o uso de cigarro eletrônico, narguilé e tabaco entre os jovens
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA Química é uma importante disciplina das ciências, principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental. Ensinar Química é desafiador. Partindo desse princípio vemos que a formação completa do professor é extremamente necessária em programas como a Residência Pedagógica. Este trabalho é um relato de experiência de abordagem qualitativa acerca da análise de uma oficina intitulada Vício ou Modismo: o Uso de Cigarro Eletrônico, Narguilé e Tabaco entre Jovens, aplicada em uma turma de 9º ano. A oficina foi organizada em quatro acontecimentos de ensino, permitindo discussões, exposição de vivências e compartilhamento de conhecimentos.
A interdisciplinaridade no Ensino Médio Integral
Formação de ProfessoresEm resposta ao processo de desagregação e racionalização da vida no mundo ocidental, a interdisciplinaridade propõe uma abertura para que seja diminuído o controle sobre na vida e nas escolas, visto que o movimento natural da vida é fluição.
Meu Editor: uma proposta de metodologia ativa para o ensino de escrita no ensino básico
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo apresenta, a partir de experiências em sala de aula, reflexões a respeito das metodologias ativas no ensino de escrita, dentro da educação básica, e também acerca da necessidade de adaptação metodológica do docente à realidade emocional dos discentes em questão, valorizando suas individualidades. O artigo se caracteriza como um estudo bibliográfico acompanhado de relato de experiência, de natureza qualitativa-descritiva, tendo como lócus aulas de redação de uma escola particular de Juiz de Fora e os sujeitos, alunos do 9º ano. O estudo possibilitou a criação de um questionário que pudesse identificar insatisfações dos alunos quanto a dinâmicas de grupo e executar as necessárias adaptações, para que os discentes se sentissem estimulados à prática e ao aprendizado da escrita em língua materna.