Biblioteca
Filtrar os artigos
A identificação dos estilos de aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental II como possibilidade de potencializar o aprendizado no Ensino Médio
ComunicaçãoO objetivo central foi oferecer a estudantes do 9º ano de uma escola de Salvador/BA oportunidades de aprendizado no Ensino Médio. Alinhando o referencial teórico ao instrumental técnico utilizado para a obtenção dos dados e à posterior partilha dos resultados com os alunos, o estudo aponta que a conscientização sobre seus estilos de aprendizagem amplia as possibilidades de aprendizado. Contudo, isso requer uma postura ativa dos estudantes em relação ao próprio processo de aprendizagem, visto que um dos desafios identificados é o desconhecimento, por parte de muitos professores, da existência desses estilos de aprendizagem.
Prática investigativa: um relato de experiência acerca do ensino de Ciências na Educação Infantil
Educação InfantilO presente trabalho relata uma prática docente realizada com o objetivo de promover a aprendizagem em Ciências com crianças na faixa de três e quatro anos de um Centro Municipal de Educação Infantil situado no norte do Estado do Paraná. A prática investigativa foi desenvolvida de acordo com os pressupostos da BNCC e consistiu na introdução à temática de germinação por meio de uma história narrada. Posteriormente, os estudantes construíram e acompanharam o processo de germinação das sementes atrelado a fenômenos naturais. A prática possibilitou a valorização da experiência no processo de ensino-aprendizagem.
O xadrez como conteúdo pedagógico nas aulas de Educação Física
Educação FísicaO artigo relata uma experiência no IFMT tendo a prática do xadrez como conteúdo pedagógico nas aulas de Educação Física. Com o intuito de verificar sua importância para a formação escolar, as aulas foram preparadas respondendo: é possível desenvolver a prática do xadrez nas aulas de Educação Física? Como os alunos veem o xadrez e suas possibilidades para a formação? Foram realizados dez encontros com turmas de 3º ano do curso de Eletromecânica. Verificou-se a viabilidade de trabalhar o xadrez de forma pedagógica, pois 92% dos alunos relataram que os conteúdos vivenciados nas aulas poderão ajudá-los.
Aqui tem agudeza de espírito: você conhece o Espírito Santo?
Comunicação, Geografia, História e Língua Portuguesa e LiteraturaEsta poesia traz, a cada estrofe, um elemento característico do Estado do Espírito Santo: suas cidades, suas histórias, sua formação social, sua música, seus pratos típicos, suas bebidas, os povos que o compõem e o visitam. Rememora eventos culturais, os grandes nomes nascidos ali, seus monumentos, os recursos naturais presentes nas suas terras. E mostra como o Espírito Santo é mais um dos vários Brasis que existem neste país, com rios, praias e montanhas. Sem falar em educação, ciência e tecnologia... ah, e o café! Para convidar a conhecer “suas gentes, sua fama, poder e encantos”.
Educação e conectividade: utilização de tecnologias nas práticas de ensino em uma escola pública
Computação e Tecnologias, Instituição Escola e Política EducacionalO objetivo desta proposta científica é identificar os principais desafios e possibilidades do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente em uma escola da rede pública municipal de São Mateus do Maranhão/MA. A pesquisa tem intuito descritivo de caráter transversal, qualitativo e observacional pela utilização de trabalhos de renomados autores e materiais já publicados acerca da temática. A metodologia do estudo configura-se como um estudo de caso e a conclusão do estudo apresentou-se por meio de resultados obtidos durante o período da coleta de dados.
Período pandêmico de 2020 e suas consequências em ambientes educacionais
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaNo mês de março de 2020, diversas atividades foram interrompidas devido à pandemia da covid-19, fato que foi impactante mundialmente em vários aspectos. Com o isolamento, as atividades pedagógicas presenciais foram suspensas, fazendo com que os professores e os estudantes fossem obrigados a se adaptar aos recursos tecnológicos de forma remota, o que acarretou vários impactos prejudiciais ao ensino-aprendizado, tanto para a Educação Básica quanto do Ensino Superior, gerando abalos em docentes e discentes. O presente trabalho contempla o relato de experiências vividas nesses dois espaços educativos.
O adoecimento do professor da Educação Básica no Brasil: apontamentos da última década de pesquisas
Saúde, Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO adoecimento de docente na Educação Básica brasileira se constitui como uma problemática que atinge o profissional, a escola e a sociedade. O objetivo deste estudo foi investigar os sinais e tipos de adoecimentos mentais que caracterizam o sofrimento dos professores da Educação Básica no Brasil e seus fatores associados. Foi então realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases do SciELO, BVS e Lilacs, com estudos empíricos brasileiros de 2009 a 2019 que selecionou 25 estudos, indicando a depressão e ansiedade como os principais adoecimentos apontados pelas pesquisas. Apontou condições precárias de trabalho, sobrecargas, falta de apoio social, más gestões e implementações de políticas de apoio, problemas comportamentais dos alunos e violência escolar como os principais fatores associados ao sofrimento docente.
O gênero multimodal sticker: uma possibilidade de ressignificação do ensino de língua inglesa à luz do letramento visual crítico
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Política EducacionalEste trabalho discute a importância de desenvolver o letramento visual crítico nas aulas de Língua Inglesa da Educação Básica e investiga como o uso de algumas categorias da Gramática do Design Visual em atividades de análise de imagens no 6º ano pode favorecer tal processo. Para se inteirar dessa problemática, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter participativo, com princípios da pesquisa-ação. Contou-se com a participação de professores de Língua Inglesa, que responderam a um questionário. Além de apresentar adesão a tais propostas, esses docentes mencionaram lacunas na formação oferecida pelos cursos de Letras.
Repertório comunicativo para bebês surdos: como favorecer a interação e a aprendizagem?
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de ProfessoresA presente pesquisa surge em função do acompanhamento do crescente ingresso de bebês e crianças surdas nos Centros de Educação Infantil do Ensino Regular do Município de São Paulo (CEI). Buscamos compreender como ocorre o acolhimento de um bebê surdo no CEI e como as experiências pedagógicas são organizadas para a promoção do seu repertório comunicativo. O percurso metodológico é qualitativo e os resultados demonstraram que os docentes que acompanharam esse bebê ao longo da primeira etapa da Educação Básica não se sentem preparados para essa atuação.
A formação de professores e a questão do letramento digital: imbricamentos entre teoria e práticas no espaço escolar
Formação de ProfessoresA formação de professores na atualidade deve envolver sua capacitação para contribuir para o letramento digital dos estudantes, potencializando o conhecimento produzido dentro da escola. Para isso, é preciso participar, problematizar e agir pedagogicamente de forma coletiva.