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Imunidade coletiva na pandemia: aprendendo com insetos eussociais
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

Uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa foi realizada tendo como objetivo correlacionar os hábitos dos insetos eussociais e sua contribuição para o esclarecimento do termo “imunidade coletiva”, muito usado durante a pandemia da covid-19. Em sua organização, esses animais adquirem hábitos semelhantes à vacinação e à higienização coletiva que deveriam ser adotados por toda a humanidade em situações pandêmicas. Para os insetos, tais medidas são naturais e não "questionáveis". Para os humanos, o letramento científico mostra-se necessário para garantir a interpretação e o julgamento adequado com base em evidências científicas.

Práticas e recursos aplicados ao ensino remoto de Geografia
Geografia e Educação a Distância

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) trouxe necessidades de adaptações nas diversas esferas da sociedade, sobretudo no ano de 2020. Dessa forma, ensino remoto emergencial se tornou uma realidade forçada para muitas instituições de ensino, profissionais e estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar as ações e as práticas de ensino dos professores de Geografia durante o período de isolamento social em escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro.

Projeto político-pedagógico como instrumento de planejamento e avaliação das ações educacionais das escolas públicas
Avaliação, Instituição Escola e Política Educacional

O presente artigo tem como objetivo analisar como o projeto político-pedagógico (PPP) pode ser um instrumento de planejamento e avaliação das ações educacionais com foco na melhoria das decisões e resoluções dos problemas escolares. O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica exploratória, com caráter qualitativo, que se justifica na medida em que o PPP é um instrumento de gestão e participação da comunidade escolar. Como resultado, constatou-se que o projeto político-pedagógico tem como função orientar o trabalho desempenhado nos diversos segmentos escolares.

A relevância histórica de Fédora do Rego Monteiro para o movimento modernista brasileiro e sua atuação nas artes em Pernambuco
História, Artes Plásticas e Educação Artística

Este artigo explora a relevância do trabalho da pintora Fédora do Rego Monteiro para o desenvolvimento do modernismo em Pernambuco durante as primeiras décadas do século XX. A pesquisa foi realizada com análise bibliográfica qualitativa do movimento modernista e do papel desempenhado por Fédora. Ao lado de seus irmãos, ela contribuiu para colocar Recife no mapa nacional do movimento artístico modernista enquanto ganhava reconhecimento (inter)nacional por suas pinturas. A pintora também envolveu-se com a educação artística ao fundar a Escola de Belas Artes do Recife, o que possibilitou o surgimento de novos artistas na região.

Escola e afetos: o “esperançar” como ação pedagógica em uma favela do Rio de Janeiro
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este artigo compartilha uma teia de experiências desenvolvida através do projeto Conhecendo Nossas Raízes e Descobrindo Nossas Identidades, que foi realizado na turma 1203 de uma escola municipal do Rio de Janeiro localizada no bairro Maré. O projeto buscou instigar reflexões que apontam a importância do caminhar como processo de construção, principalmente nos contextos periféricos. Nele foram abordados os contextos históricos, culturais e territoriais nos quais os estudantes da escola estão inseridos; a partir daí foi possível desvendar outras Marés. O projeto ganhou forma e ampliou-se numa construção coletiva.

Formação continuada para professores de sala de recursos multifuncional: uma contribuição com as novas tecnologias digitais
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Política Educacional

A formação continuada de docentes da Educação Inclusiva é tema emergente e relevante. A temática vem ganhando espaço nas discussões educacionais, apontando para a necessidade de construção de olhares inovadores e a efetivação da qualidade educacional, a fim de provocar rupturas com o modelo conservador de formação continuada. Esta pesquisa deu voz aos que estão no “chão da escola” e respiram as necessidades da comunidade escolar, por meio de uma metodologia de natureza qualitativa, e contou com rodas de conversas para colher informações junto aos professores participantes e questionários estruturados que serviram de suporte.

Cosméticos e alimentos “sem química” são feitos de antimatéria?
Química e Vivências de Sala de Aula

As 14 perguntas e respostas que compõem esse artigo são uma tentativa bem-humorada de relacionar alguns dos encontros e desencontros da Química com o nosso dia a dia. Sua inspiração começou como gracejos com os alunos e entre colegas professores, que por sua vez acabaram também por contribuir com novas e divertidas indagações. Com o tempo, percebemos que, além de cativar o interesse, elas possuem grande potencial educativo, que pode ser facilmente explorado em sala de aula.

A experiência de aplicação do jogo Onde Sou? no desenvolvimento da alfabetização cartográfica inclusiva
Geografia, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente artigo apresenta o relato de experiência da aplicação do jogo Onde Sou?, desenvolvido segundo os princípios do Design Universal para Aprendizagem. O objetivo da atividade era desenvolver a alfabetização cartográfica inclusiva. O público-alvo deste estudo é de alunos de uma turma regular do 7º ano do Ensino Fundamental; alguns têm distorção idade-série e outros, dificuldades de aprendizagem. Os resultados constataram que o uso do jogo estimulou a alfabetização cartográfica de forma inclusiva, oportunizando a participação de todos os alunos durante o processo de aprendizagem.

Aprendizagem e Educação Infantil sob o olhar de um professor em formação: a Psicomotricidade em foco
Formação de Professores

O presente artigo discute a formação docente do pedagogo. Sobretudo, destaca-se a atuação no estágio supervisionado, no Programa de Iniciação à Docência e na Residência Pedagógica para sintonizar as vivências e percepções de um estudante do curso de Pedagogia. Como objetivo geral, este estudo visa relatar as experiências de iniciação à docência e as compreensões que dão sentido à aprendizagem docente, sob o olhar de um professor em formação, situando a Psicomotricidade como alicerce pedagógico na educação. A discussão sobre a formação dos profissionais da Educação e o ensino-aprendizagem é de extrema relevância.

Nas ondas da Matemática: o uso do podcast no ensino da Matemática Financeira para alunos do Proeja
Matemática, Educação a Distância e Educação Especial e Inclusiva

O objetivo deste artigo é desenvolver uma intervenção pedagógica que trata do uso do podcast Nas ondas da Matemática para alunos do Proeja, para o ensino da Matemática Financeira. Os episódios possuem em média seis minutos de duração, com enredo prático e inclusivo, abordando o tema juros. No primeiro episódio, faz uma breve introdução sobre as situações do uso da Matemática Financeira; nos dois seguintes, fala sobre juros simples e juros compostos, e os dois últimos trazem exemplos práticos de juros simples e juros compostos. A competência desejada é a adesão de todos os alunos à utilização do podcast.