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Uma experiência de aplicação do GeoGebra no ensino de função afim: novas abordagens em tempos de pandemia
Matemática e Educação a Distância

Este trabalho teve por objetivo investigar a importância do GeoGebra como ferramenta pedagógica para sanar as lacunas na aprendizagem do conteúdo de função afim decorrentes das dificuldades impostas pelo ensino remoto. A pesquisa consistiu na aplicação de uma sequência didática para estudo de função afim no GeoGebra com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública das cidades de São João Evangelista/MG e Virginópolis/MG de forma assíncrona, por meio de vídeos, mensagens e questionários. Os resultados apontaram que o uso do GeoGebra constitui excelente alternativa tecnológica para despertar o interesse dos alunos e auxiliar na compreensão do conteúdo.

O componente curricular Arte no contexto do Novo Ensino Médio – abordagem, desafios e perspectivas
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas, Cinema, Teatro e TV, Dança, Educação Artística, Fotografia e Música

O presente artigo pretende apresentar algumas perspectivas para o componente Arte no Novo Ensino Médio. Inicia-se com as mudanças legais, esclarecendo pontos acerca da Base Nacional Comum Curricular e de outros documentos. De forma sucinta, visa abordar o componente Arte na formação geral básica do Novo Ensino Médio, apresentando como essa disciplina comporá, de forma interdisciplinar, as trilhas de aprendizagem dos itinerários da parte flexível do currículo do Ensino Médio, focando nos eixos formativos propostos pela BNCC.

Jogos e brincadeiras nas práticas pedagógicas: a concepção docente sobre a ludicidade no contexto da Educação Infantil
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste estudo é apresentar as percepções das profissionais que atuam na Educação Infantil sobre a importância da aplicabilidade do lúdico, visando ao pleno desenvolvimento das crianças, assim como a promoção de metodologias que contemplem os jogos e brincadeiras em suas dimensões livres e direcionadas. O estudo é ancorado numa metodologia qualitativa e descritiva, tomando como base entrevistas realizadas com professoras que atuam no município de Bom Jesus do Itabapoana/RJ, como também o aporte teórico de diversos autores. Entre as considerações alcançadas, destacam-se a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento infantil e a relevância de ampliar o campo de discussão.

Atividades investigativas no ensino de Ciências: uma análise da produção acadêmica nacional
Vivências de Sala de Aula

As práticas investigativas têm ganhado grande destaque em Ciências, sendo tratadas como didática ou metodologia no Ensino de Ciências para melhoria das práticas de ensino. Este artigo buscou investigar como o tema vem sendo abordado nas produções acadêmicas nacionais entre 2015 a 2020, encontrando onze artigos; nos anos de 2015 e 2018 houve o maior número de artigos publicados. Além disso, sete enquadram-se em revista com Qualis A1, dois em A2, e dois em B1. É possível perceber que as práticas e atividades investigativas fazem parte do campo de preocupação do Ensino de Ciências.

Trabalho e educação: uma análise dos Boletins de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
História da Educação

O presente artigo é resultado de uma investigação qualitativa documental. Tem como objetivo central analisar de maneira crítica como o MST documentou em seus Boletins da Educação sua demarcação da concepção de educação e trabalho. Partimos do problema: quais são as implicações socioculturais da concepção de trabalho e educação para o MST? Dessa maneira, pretendemos contribuir com a relevância dos estudos sobre os movimentos sociais para pensarmos a educação do MST, que tem como uma das finalidades sociais uma Pedagogia do trabalho popular para formação de construtores e lutadores da classe trabalhadora.

É possível falar de nanotecnologia na escola? Uma proposta de artigo científico para crianças e adolescentes
Saúde, Biologia e Biociências, Química, Formação de Professores, História da Educação e Vivências de Sala de Aula

O universo científico e tecnológico está em contínua transformação, e um dos importantes papéis da educação é possibilitar à criança e ao adolescente que compreendam a sociedade e o seu desenvolvimento de forma crítica. A nanotecnologia está em avanço constante para o combate a microrganismos patogênicos que podem causar várias doenças. A maioria das crianças e adolescentes possui pouco contato com os conhecimentos que norteiam esses avanços tecnológicos nas escolas. O objetivo do artigo é abordar o contexto pedagógico em que a nanotecnologia se enquadra nas escolas.

A interação entre famílias e escola por meio de mídias digitais: o caso de uma escola pública do município do Rio de Janeiro
Instituição Escola

A família e a escola têm dificuldades em caminhar juntas na construção de um processo de ensino-aprendizagem pleno e efetivo, acarretando graves consequências na formação do aluno. Sabe-se que a participação das famílias na vida escolar dos alunos da Educação Básica é fator determinante para o aumento do desempenho escolar. Pesquisas apontam que as mídias digitais têm sido aliadas na presente comunicação e interação entre diferentes públicos. Nesse sentido, esta pesquisa propõe avaliar se as mídias digitais sociais foram instrumentos facilitadores do diálogo entre as famílias e uma escola do município do Rio de Janeiro em 2021.

Contradições em Montaigne

Montaigne inicia os Ensaios seguindo o modelo tradicional da exemplaridade: reunindo casos, citações e máximas, um modo de escrita usado desde a tardia Antiguidade e na Idade Média e do qual muito se serviu o humanismo no século XVI. Mas os exemplos reunidos por Montaigne se destacam por certa ruptura. Enquanto o uso antigo acumulava casos convergentes, a fim de resultar em uma prova coerente, Montaigne se empenha em desenvolver o oposto: seus exemplos se contradizem entre si, demonstrando antes a variabilidade imprevisível dos casos, a fim de desmentir pretensas verdades e mostrar o caráter contraditório delas.

Infância e criança sob o olhar de Cecília Meireles: uma leitura de suas crônicas no Diário de Notícias
História da Educação

Este texto pretende discutir o pensamento de Cecília Meireles sobre os conceitos de infância e criança, baseado em suas crônicas escritas de 1930 a 1933. Assumimos como pressuposto que os conceitos apresentados pela escritora constituem importante fonte de pesquisa para o estudo da história da infância e da criança, no Brasil da primeira metade do século XX. Lançamos mão, para isso, de estudos da Sociologia da Infância.