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Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
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A paisagem como linguagem

Quando todos os acidentes acontecem (7 Letras), lançado neste início de 2009, é o terceiro livro de poemas de Manoel Ricardo de Lima, uma voz constante nas conversas que interessam sobre a poesia brasileira contemporânea (agora escreve no Jornal do Brasil e no Diário do Nordeste; por 10 anos teve uma coluna no O Povo). Com Carlos Henrique Schroeder, coordena a Editora da Casa, que, segundo eles, “tem a ver com afeto, com amigos, tem a ver com o que ainda pode ser uma casa em sua maior diferença: conversar”. Manoel faz pós-doutorado com pesquisa sobre Joaquim Cardozo e Mário Faustino na UFSC, em Florianópolis-SC. Tem trabalho publicado sobre Leminski, Entre percurso e vanguarda: alguma poesia de Paulo Leminski e escreveu As mãos, livro de ficção que é, em si, uma pulsação de afeto, um amor delicado, uma poesia longa e sem versos.

"O grande desafio será mundializar o FSM"

Cândido Grzybowski, Director Geral da Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e um dos membros fundadores do Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre, concedeu uma entrevista ao jornal Meianoite, em Nairobi, no Quênia, onde foi realizado o FSM de 2007. Entre outros assuntos, Grzybowski faz o balanço do FSM e explica o seu significado político para África, continente que acolheu este evento pela primeira vez na história. Diferente dos que continuam a dizer que o FSM é um espaço aberto para as massas, Cândido prefere apelidá-lo de uma "elite das organizações da sociedade civil", uma vez que não representa exatamente as bases. Traça os desafios do FSM, como uma organização da sociedade civil global e adivinha dias difíceis, em termos de organização do mesmo. Por isso, em 2008, ainda segundo ele, a ideia é não se organizar o FSM, mas sim manifestações nacionais coincidentes com o Fórum Econômico de Davos.

Ensino de História: novos contextos e novas práticas
Computação e Tecnologias, História, Formação de Professores e História da Educação

Este artigo explora os impactos do crescente uso da tecnologia na área da educação, mais especificamente em relação ao ensino de História, através de metodologias de ensino e aprendizado que têm utilizado novos recursos para dinamizar a experiência pedagógica. Para isso, foi feita uma observação das antigas práticas de ensino, um levantamento bibliográfico e uma análise do uso de tecnologias de informação e comunicação digital no espaço escolar. Essas análises nos fizeram observar que os desafios e os ganhos acerca do uso de novas tecnologias não se limitam ao ensino de História e que os benefícios são observados em outras licenciaturas.

Trilha de aprendizagem “Transtorno do espectro autista” na formação continuada de professores: um caminho para a inclusão e efetividade educacional
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de Professores

Este artigo traz o processo de criação de uma trilha de aprendizagem acerca do transtorno do espectro autista, criada para contribuir na formação dos profissionais que atendem crianças com TEA numa creche em Duque de Caxias/RJ. Ela decorre dos resultados obtidos na pesquisa de mestrado “Crianças com transtorno do espectro autista: o olhar de docentes, agentes de desenvolvimento da Educação Básica e agentes de apoio à inclusão sobre práticas pedagógicas”, cujo resultado inicial mostrou o quanto esses profissionais se sentem inseguros e despreparados para atender essas crianças.

Desenvolvimento de habilidades e competências na formação continuada de docente com sequências didáticas mediadas por tecnologias
Formação de Professores

As escolas precisam repensar sua práxis pedagógica para dar conta da formação dos alunos focando no desenvolvimento de suas habilidades e competências. Não podemos esquecer que o professor, também, precisa ter habilidades e competências diversas para lidar com essas novas exigências da escola de hoje. Este artigo apresenta uma experiência obtida a partir de uma capacitação docente com uso de sequências didáticas mediadas por tecnologias para o desenvolvimento de uma das 10 competências da BNCC. O estudo adotou o método experimental de natureza qualitativa e com objetivo exploratório.

Uma análise sobre o percurso no estágio curricular do curso de Pedagogia
Formação de Professores

Este artigo reflete sobre a formação docente com base em inquietações suscitadas pelos autores, que, quando estudantes do curso de Pedagogia, vivenciaram a dialética entre teoria e prática, em experiências diversas em estágios curriculares no chão da escola. Investigou-se a formação do professor como agente reprodutor dos valores das classes dominantes. Conclui-se que, para romper com uma formação conformadora e reprodutora do poder hegemônico, precisamos pensar o currículo como espaço de disputa, partindo do entendimento da escola como espaço transformador.

O funcionamento dos ecossistemas: a natureza é macunaímica
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Filosofia e Língua Portuguesa e Literatura

A ciência não é neutra; as interferências religiosas, ideológicas e culturais estão presentes na formulação de qualquer proposta de conhecimento. Ao comparar os mundos de Macunaíma e de Alice, é possível perceber a diferença: enquanto a obra de Carroll cita 37 espécies de seres vivos (excetuando os humanos), a de Mário de Andrade relaciona 371, dez vezes mais! E, ao contrário dos personagens de Alice, a natureza se aproxima mais do modelo macunaímico, de viver e se desenvolver com pouco esforço.

Por uma Educação antirracista: a importância da Lei nº 10.639/03
Formação de Professores e Política Educacional

Este artigo é resultado de pesquisa bibliográfica que discute a importância da Lei nº 10.639/03 no desenvolvimento uma educação antirracista, destacando o papel do professor nesse processo. Para tanto, autores como Freire (2014), Oriá (2005), Crochik (2006), Quijano (2009) e outros foram empregados para o aperfeiçoamento epistemológico deste trabalho que é de cunho primordialmente qualitativo.

Percepções de professores sobre uma sequência didática desenvolvida para o ensino de Biologia Molecular no Ensino Médio – Parte 2
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho almejou verificar as percepções de professores de Biologia sobre uma sequência didática desenvolvida para ensino de Biologia Molecular no Ensino Médio. A sequência consta de apresentação do estudo de caso sobre o DNA e o processo de transcrição com construção de macromodelos de DNA e RNAm; aplicação do jogo Fabricando Minha Hemoglobina e elaboração de mapas mentais sobre biotecnologia. Tal escrito foi dividido em duas partes: esta segunda parte contém resultados e discussão, considerações finais e referências bibliográficas.

Popularizando a evolução e o meio ambiente através do teatro: um passo a passo para reproduzir a peça “O cantarolar de Darwin”
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Cinema, Teatro e TV, Espaços Urbanos e Política Cultural

Relata-se aqui como reproduzir a peça teatral O cantarolar de Darwin, destacando suas vantagens como ferramenta de educação científica e ambiental em espaços formais e não formais. A peça explora uma visita fictícia de Charles Darwin ao cerrado brasileiro, abordando temas relacionados à BNCC, ao papel do cientista, à importância da conservação e à riqueza da biodiversidade. O objetivo deste trabalho é possibilitar a reprodução da peça e demonstrar que o teatro pode ser uma ferramenta eficaz para introduzir tópicos científicos, aproximando conceitos e sensibilizando em relação a questões sociais e ambientais.