Biblioteca
Filtrar os artigos
O papel do Estado, da formação do gosto e das relações humanas na concepção educacional de Wilhelm Von Humboldt
Logo nos inícios de suas considerações sobre os fins últimos do homem individual, como introdução para o desenvolvimento da análise Sobre os Limites da Ação do Estado, Wilhelm Humboldt (1767-1835) define a meta última do homem como “a mais alta e mais proporcional formação de suas forças em um todo” (Humboldt, 1954, p. 30). Essa formação somente seria possível com a liberdade que está estreitamente ligada ao que ele chama de variedade de situações (Mannigfaltigkeit der Situationen), ou seja, a pluralidade de vivências individuais e sociais, do cultivo de forças distintas. Acontece que cada homem, para atuar, faz uso de uma só força; seu ser é determinado a cada vez à realização de uma única atividade. Assim, para que o homem possa escapar à unilateralidade, precisa unificar as forças individuais que se encontram separadas, esforçando-se para abarcar ao longo de sua vida – ao invés dos objetos sobre os quais ele atua –, as forças com as quais ele atua sobre os objetos, tentando estabelecer ligação entre a multiplicidade dessas forças.
Metodologias alternativas para o ensino de Zoologia e a utilização de sequência didática como objeto de estudo para aprendizagem da Classe Insecta
Zoologia, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Educação ArtísticaAs metodologias alternativas de ensino-aprendizagem podem ser entendidas pela concepção educativa do estudante comoo protagonista do próprio conhecimento. O uso de metodologias ativas, segundo diversos autores, visam tornar os alunos mais autônomos em leitura, pesquisa, observação, imaginação, organização de dados, construção de sínteses, elaboração de hipóteses, planejamento e tomadas de decisões. O objetivo deste trabalho é apresentar duas metodologias alternativas de aprendizagem no ensino de Zoologia, com ênfase na Classe Insecta, envolvendo a construção de uma caixa de coleção entomológica como objeto de estudo.
Desastres naturais: uma unidade instrucional baseada em jogos para o ensino de vocabulário de Língua Inglesa
Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraEste artigo objetiva apresentar uma unidade instrucional baseada em jogos digitais para o processo de ensino-aprendizagem de vocabulário de Língua Inglesa sobre desastres naturais no contexto do ensino remoto. A unidade instrucional é definida com base na adoção de um modelo de design instrucional, aplicado em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola de Uberlândia/MG. O jogo é avaliado adotando o modelo meega+kids. Seguindo esse modelo, a coleta de dados foi realizada após a aplicação do jogo, usando questionário padronizado. Participaram do estudo de caso dez alunos de 14 anos que costumam praticar jogos digitais semanal ou diariamente.
Desafios e perspectivas da inclusão escolar na Educação Infantil
Educação InfantilO presente estudo propõe apresentar os desafios e as perspectivas da inclusão escolar na Educação Infantil, considerando-se as dificuldades de integração e adaptação do aluno deficiente e de seus familiares diante de professores e escolas quase despreparados para o acolhimento desses alunos. O referencial teórico foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica em fontes secundárias como livros, artigos e websites que discorrem desde a legislação educacional vigente até a pré-disposição de adequações e capacitações dos professores. As análises sobre os referenciais evidenciaram a importância deste estudo.
Aprender a aprender: criação de um núcleo de inovação e aprendizagem em tempos de ensino remoto
Educação a DistânciaA demanda por aulas remotas exige respostas e busca de alternativas de forma rápida para tentar minorar o desafio do acesso de alunos na Educação Básica. Nesse sentido, houve a criação de um núcleo de tecnologia na Escola Estadual Cecília Maria de Jesus, situada na periferia de Janaúba/MG, em que professores se reuniram virtualmente para compartilhar boas práticas. Através de ações dos colegas e socialização de práticas de ensino, cursos de formação e posterior avaliação, docentes formularam um roteiro pedagógico para nortear as aulas remotas.
Parâmetros para a elaboração e desenvolvimento de jogos didáticos para o ensino de Química
Química e Vivências de Sala de AulaConsiderando a crescente utilização de jogos didáticos de Química como instrumento para construção do conhecimento, constatamos a importância da formulação de um guia com parâmetros para a elaboração e desenvolvimento de jogos didáticos, que possa ser utilizado como parâmetro metodológico. Este trabalho tem como objetivo apresentar parâmetros que podem ser seguidos. O jogo didático pode ser uma ferramenta de ensino que gera interesse, motivação e até diversão; pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, além de ser uma forma de cativar, encantar, motivar e de atrair o interesse dos/as alunos/as, tornando os assuntos e conceitos mais agradáveis. As principais dificuldades são: a limitação do tempo, a dificuldade de trabalhar em grupo e de escolher o tipo de jogo para montar. Foi possível construir um guia de acordo com a escolha da temática e conteúdo, os tipos de jogos, os materiais, a intenção pedagógica, a natureza do jogo, manual e regras, o papel do professor e a pesquisa para a elaboração do jogo.
O escritor no universo literário africano: contribuições de Pepetela na obra O quase fim do mundo
Patrícia Luísa Nogueira Rangel (Unigranrio)
Mulheres negras das letras: reflexões sobre a produção literária feminina negra no nordeste brasileiro
Língua Portuguesa e LiteraturaA literatura nordestina, ao longo dos séculos, foi representada pelo sexo dominante de um círculo literário fechado e estruturalmente condicionado pelo patriarcalismo dominante. É importante destacar o que é ser mulher negra no Nordeste brasileiro, e a literatura é uma das fontes de apresentação histórica, em que há a prevalência de ser estereotipada à condição de esposa-dona de casa, fortemente marginalizada, excluída e/ou vítima de preconceito. Este trabalho tem como objetivo geral retratar a importância das mulheres negras escritoras e refletir sobre a produção literária feminina negra no Nordeste brasileiro.
Realocação dos provérbios bíblicos: uma perspectiva possível
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA maleabilidade dos gêneros textuais mostra que textos bíblicos podem ser estudados e trabalhados como “gênero escolar”, o que torna possível desconstruir o domínio religioso atribuído aos provérbios bíblicos, por exemplo.
Crioulos (pretos ou branqueados) na iconografia nacional dos séculos XVIII/XIX
HistóriaAs artes plásticas no Brasil traduziam a discussão sobre a miscigenação do povo brasileiro, um tema que até hoje provoca discussões acaloradas, incluindo o desejo de branqueamento da população por parte das elites.