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A importância da participação ativa da família no âmbito escolar
Educação a Distância, Educação Infantil, Instituição Escola e Política EducacionalEste artigo tem como objetivo tratar da questão da família e sua importância efetiva e participativa na escola. O prisma desta pesquisa é estudar e refletir a respeito dessa relação entre escola e família, assim como os seus impactos no desenvolvimento intelectual e afetivo da criança, tornando-a uma pessoa preparada para os desafios que enfrentará em sociedade. O objetivo geral é analisar os efeitos dessa relação para o pleno desenvolvimento da pessoa humana. O tipo de pesquisa é bibliográfico, com abordagem qualitativa. Com os resultados alcançados, entendemos que família e escola, juntos, formam o caráter e desenvolvem integralmente a capacidade intelectual da pessoa.
Residência Pedagógica: a aproximação com a docência e a personalização das aprendizagens no ensino remoto
Formação de ProfessoresA formação de professores, além de ampliar o campo de atuação dos educadores, contribui para o desenvolvimento de cidadãos e profissionais mais competentes. O presente relato tem por objetivo descrever análises e reflexões sobre a aproximação com a docência e a personalização das aprendizagens no ensino remoto desenvolvidas no estágio realizado ao longo do Programa Residência Pedagógica, que representa um desafio às universidades e escolas que promovem iniciativas nesses espaços de formação, pois demonstram promover o desenvolvimento do licenciando, ao valorizar o trabalho coletivo.
Matemática e Música no Ensino Médio: duas linguagens e uma sinfonia
Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores e MúsicaO estudo objetivou analisar a possibilidade de conciliação entre Música e Matemática no processo de ensino, utilizando a potencialidade das duas linguagens em prol do pensamento musical, matemático e físico do aluno. Dentre os procedimentos, elaboraram-se videoaulas no intuito de ampliar o conhecimento sobre a relação entre Teoria Musical, Matemática e a Física na produção de sons: validou-se a proposta apresentada nas videoaulas com professores de Matemática e Arte que atuam no Ensino Médio e avaliaram-se, com base na perspectiva dos professores, os impactos das videoaulas para ampliação do conhecimento nos conteúdos acadêmicos.
Música e Sociedade
A árdua tarefa de escrever sobre algo já tão amplamente discutido pela sociedade nos leva antes a refletir um pouco sobre o significado e o real valor da arte – e, de maneira especial, sobre a música – no atual contexto sócio-político-cultural, não apenas como parte de um exercício acadêmico, nem de maneira classista ou emotiva, mas de forma crítica, de modo a depositar esperanças em um futuro estético melhor do que aquele em que se encontra a grande maioria da música que é veiculada no mundo, com amplos reflexos no Brasil. Se, por um lado, os esforços de instituições, da intelectualidade ou daqueles que de alguma forma estão comprometidos com o desenvolvimento dos sentidos, da percepção humana e do fazer-pensar artístico e cultural tornam-se cada vez mais necessários frente à banalização e superficialidade sonora que chega a ser constrangedora, por outro lado organizações altamente estruturadas com interesses quase exclusivamente mercantilistas, dispondo de poderosos meios de comunicação de massa, realizam-se como produtoras e promotoras de uma música que nada mais tem a ver com arte, mas com entretenimento e comércio. Para fazer frente a imposições que chegam a ser um novo tipo de totalitarismo cultural – e criar condições para que alguma mudança possa ocorrer –, faz-se necessária uma reflexão sobre a atual situação da cultura como um todo, pois a música se insere em um contexto mais amplo como um dos itens mais vulneráveis dentro do sistema de bens e serviços produzidos pela sociedade moderna.
Resenha do livro "Conscientização - teoria e prática da libertação", de Paulo Freire
Formação de ProfessoresA seguir, trazemos a resenha da obra Conscientização: Teoria e Prática da Libertação, uma introdução ao Pensamento de Paulo Freire, publicada em 1979; esta é uma produção bibliográfica, desenvolvida em três partes, do professor, educador e filósofo brasileiro. Nela, Paulo Freire reitera a importância da ressignificação da cultura como conceito democraticamente popularizado, contribuinte fatídico à libertação. É indispensável que os homens conheçam os mecanismos condicionantes de sua realidade, visto que a cultura interiorizada é a cultura do dominador/opressor.
Qual é o meu lugar? a busca feminina pela inserção profissional, educacional e reconhecimento social
Cidadania e ComportamentoO papel da mulher na sociedade vem crescendo nos últimos séculos, deixando de ser aquela responsável unicamente pelo lar e ganhando participação nas esferas educacionais e econômicas, ainda que continue a haver algum tipo de discriminação.
Formação docente para o ensino de Ciências contextualizado
Formação de ProfessoresSegundo os PCN, a contextualização no ensino de Ciências compreende competências de introdução da ciência e de suas tecnologias em um processo histórico, social e cultural, além do reconhecimento e da discussão de aspectos práticos e éticos da ciência na atualidade. Entretanto, a insuficiência de discussões sobre os PCN nas escolas e a incompreensão devido à desinformação e à falta de formação específica podem dificultar a execução dessas políticas e, dentro desse marco, resultar na não abordagem contextualizada e interdisciplinar do ensino de Ciências.
Sequência didática: aplicação prática de como desenvolver o trabalho pedagógico na escola com os recursos tecnológicos
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEste artigo tem como objetivo apresentar a importância do trabalho pedagógico na escola pautado pela sequência didática como forma de colocar em prática a tecnologia na Educação, tendo como base as publicações mais relevantes e entendendo a prática como ato substancial necessário a uma perspectiva da onda tecnológica. Destaca-se a necessidade de abordar a organização do trabalho pedagógico em forma de sequência didática a fim de dinamizar as habilidades curriculares, inserir novas tecnologias no planejamento educacional e compreender sua relevância para o sucesso escolar.
O ensino remoto emergencial em tempos de covid-19
Educação a DistânciaDevido à pandemia do coronavírus, que afetou o mundo com ações de segurança como o fechamento de escolas, adotando o ensino remoto emergencial (ERE) como forma de manter o processo de ensino-aprendizagem, esta pesquisa apresenta as metodologias utilizadas pelos docentes de escolas particulares do Ensino Fundamental de São Paulo, com foco nas tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC). A pesquisa reflete sobre o aumento do uso e do conhecimento das TDIC, demonstrando o aprimoramento do ensino remoto e enfatizando a importância da interação entre os docentes e os discentes no processo de ensino.
Produção de jogos como recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem da Geografia e Meio Ambiente
GeografiaUma atividade lúdica pode tornar a aula mais interessante e atrativa, além de facilitar a aprendizagem. Jogos educativos são bons auxiliares se forem trabalhados de forma correta e objetiva e devem ter sentido para o aluno,fazer relação com seu dia a dia, apresentar fatos concretos, observáveis e mensuráveis e relacionar-se com o conteúdo exposto em sala de aula.