Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Resenha do filme moçambicano “Virgem Margarida”
Antropologia, Direito, História, Psicologia, Sociologia, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento, Cinema, Teatro e TV, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

Uma película moçambicana mostra o tênue limite entre a valorização da mulher que é trazida pelos ventos do socialismo que venceu a guerra contra o colonialismo e as aptidões autoritárias de uma falsa moralidade dos costumes, muito próxima dos padrões pequeno-burgueses.

Algumas contribuições de Bernstein para o enfretamento da desigualdade das oportunidades escolares e sociais
Formação de Professores

Os professores precisam se preparar para falar a linguagem de seus alunos; não é questão de abandonar conteúdos a serem trabalhados, é quanto à forma desse trabalho escolar, a fim de não reproduzir na escola a desigualdade que é encontrada em outros aspectos sociais e culturais.

O uso da metodologia TPACK na Educação Ambiental: uma abordagem em saúde única para a conservação dos ecossistemas costeiros
Ecologia e Meio Ambiente e Biologia e Biociências

No presente trabalho, nós utilizamos a metodologia TPACK para a Educação Ambiental, por meio da produção de vídeos sobre a poluição dos ecossistemas costeiros e suas consequências, em uma perspectiva de saúde única. O projeto foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio e contou com uma sequência didática que culminou na produção e apresentação dos vídeos produzidos pelos estudantes. Concluímos que a metodologia TPACK deve ser estimulada no ambiente escolar para uma aprendizagem ativa, autêntica, intencional, reflexiva e colaborativa com o uso da tecnologia.

Favela & Sinagelastia

Na segunda metade do século XIX na cidade do Rio de Janeiro, a economia caminhava para certa configuração competitiva; o quadro socioeconômico em formação gerava sérias dificuldades à plena assimilação e entronização de uma mão de obra desqualificada, que se configurou numerosa principalmente no censo de 1872, denominada “pessoas sem profissão definida”. Sinagelastia define um grupo de desordeiros que se insurge contra ordem estabelecida.

Reinações de Narizinho: análise crítica e política do capítulo “XI – A Rainha”
Formação de Professores, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Política Cultural

Este artigo foi elaborado com o objetivo de analisar, por meio do capítulo “XI – A Rainha”, de Reinações de Narizinho (1931), a postura literária política e crítica do escritor Monteiro Lobato (1882-1948). Nessa escrita, foram considerados o contexto histórico, os conceitos de nação, socioeconômicos e culturais, as condições do próprio escritor e sua visão sobre essa realidade, além de sua atuação multifacetada como fazendeiro, escritor, editor, tradutor e empresário e seu perfil moderno, positivista e empreendedor. A análise parte das concepções literárias e culturais do autor diante da realidade do país como tentativa de compreender que momento político era aquele e como o autor o concebe em suas obras.

O uso da ferramenta Google Street View como alternativa de tecnologia assistiva para alunos com espectro autista
Geografia, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Nesta pesquisa, os estudos pedagógicos sobre o uso das TDIC estão voltados para crianças e jovens diagnosticados com TEA, os quais necessitam de práticas pedagógicas singulares. Assim, destacamos o uso de tecnologia assistiva, a fim de promover essa autonomia para a vida além da escola, revelando excelentes resultados. A pesquisa foi norteada pelo questionamento: “De que forma a Geografia pode se beneficiar dessas geotecnologias a partir do uso de mapas digitais, como tecnologia assistiva para alunos com TEA, adotando metodologias que contemplem todos os demais alunos?”. Essa resposta foi obtida por meio da análise de estudo de caso com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Magé/RJ.

Concepções de escola inclusiva: o olhar da família de pessoas com TEA sob análise
Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem por objetivo analisar a concepção de escola inclusiva com base nas narrativas de mães de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) matriculados em duas escolas públicas da cidade de Goiânia/GO. O referencial teórico adotado para compreender a inclusão escolar, discutir a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno com TEA e contribuir para a temática da inclusão foram Vygotsky, Fontana, Furgeri e Passos e Mantoan. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa com objetivo exploratório; a amostra da pesquisa foi composta por duas mães de estudantes com TEA, às quais foi aplicado um questionário.

Os desafios da alfabetização na pandemia: propostas e soluções encontradas por professoras
Vivências de Sala de Aula

O presente artigo traz discussões de práticas realizadas por professoras de uma escola municipal no interior de São Paulo com turmas de 1° ano do Ensino Fundamental, apresentando os desafios e as soluções encontradas para dar continuidade ao processo de alfabetização e letramento em um contexto remoto à luz de Ferreiro, Teberosky e Soares enfrentando esse novo desafio do ensino mediado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação para crianças. O trabalho visa expor obstáculos e propostas articuladas com as famílias para atingir os objetivos do currículo, principalmente em relação à alfabetização.

Desatenção do aluno ou desestímulo docente? A visão do gestor sobre o rendimento escolar
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este estudo visa revelar e discutir como as implicações do desinteresse pela aprendizagem dos educandos afeta direta e/ou indiretamente sua aprendizagem, bem como as consequências desse desestimulo em meio educacional, especificamente entre as relações estabelecidas entre professor e alunos. Busca argumentar sobre pressuposições assertivas que conferem às entrelinhas dos resultados do Ideb divulgados pelo Inep, em 2007. A metodologia adotada foi a quali-quantitativa, tendo como aspecto prático a pesquisa de campo. O estudo infere a necessidade de ampliar a discussão acerca do desinteresse discente e a investigação de práticas pedagógicas que se apresentem contraproducentes.

Educação e autonomia
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo tem por objetivo propor uma análise acerca da educação e da autonomia que ela oferece aos indivíduos. Não há como pensar educação sem essa perspectiva, pois qualquer modelo educacional que não tenha essa característica foge ao caráter principal desse processo dinâmico. Este trabalho também visa fazer uma análise conceitual que oriente a não reproduzir velhos erros da educação bancária. O objetivo geral é enaltecer a importância do processo de ensino-aprendizagem voltado para a autonomia dos indivíduos. Como objetivos específicos estão: analisar as principais características da educação que reproduz a formação tecnicista; apresentar propostas que viabilizem a transformação do processo de ensino-aprendizagem; destacar elementos que enalteçam a formação dos indivíduos numa perspectiva cidadã. O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e tem o compromisso de trazer ao ambiente acadêmico, escolar, profissional da educação e às pessoas que se interessem pelo tema uma reflexão crítica. A expectativa é de que proporcione, pelos dados levantados, uma releitura da realidade educacional e provoque discussões e novas iniciativas no campo da educação.