Biblioteca
Filtrar os artigos
O documentário como uma potencialidade educativa na Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente e Formação de ProfessoresEste artigo traz uma contribuição em relação à produção e utilização de documentários como recurso didático. É o resultado da participação das autoras na disciplina de Análise e Produção de Recursos Didáticos ofertada no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do IFES sobre os passos necessários para a produção de um documentário e sua utilização como recurso didático. Teve como público-alvo os próprios alunos do programa de Mestrado do Educimat. O tema escolhido do documentário nasceu de uma inquietação em relação ao movimento de Educação Ambiental e suas reais ações.
A obrigatoriedade do aprender: uma política de Estado contrária aos ideais emancipatórios de Rancière
O objetivo deste trabalho, que foi apresentado no seminário Estatuto Filosófico, na UERJ, em 2010, é relacionar o tema da obrigatoriedade do ensino às questões trabalhadas no livro O mestre ignorante, de Jacques Rancière. Partindo da análise realizada na obra sobre os conceitos de emancipação e embrutecimento, o texto visou aproximar ou distanciar a política de Estado da obrigação escolar dos tais conceitos. Para cumprir uma relação mais satisfatória entre o objeto de pesquisa e o livro em questão, alguns recortes serão estipulados, como o cenário, tempo e grau de escolaridade. Foi escolhido o Brasil como espaço, a transição Império/República como marco temporal – mais precisamente o período de 1870 a 1910 – e o ensino primário obrigatório, devido à sua acessibilidade para um maior contingente de população no período citado.
Quebra-cabeça digital no ensino de Matemática: o uso do celular como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem
Matemática e Vivências de Sala de AulaEste artigo trata de limites e possibilidades de integração de celulares em sala de aula. Cremos que o uso direcionado dos dispositivos móveis nos processos de ensino pelo professor contribui de forma significativa para uma aprendizagem efetiva e duradoura, mediante as possibilidades que o acesso à internet proporciona. Apresentamos uma experiência de prática pedagógica realizada na Escola Municipal Rosa do Rêgo Lages, na comunidade Esperança, em Barras/PI, utilizando a plataforma Jigsaw Planet para a criação de quebra-cabeças online e editáveis a fim de sanar dificuldades de aprendizagem nas quatro operações.
Educação a Distância no mundo e no Brasil
Educação a DistânciaA Educação a Distância não é algo recente no mundo nem no Brasil; ela já era praticada desde o século I, mas somente a partir do século XVIII, com cursos por correspondência, ela se consolida. Atualmente, com presença da tecnologia, se pode falar em sua consolidação e efetivação. É um método muito usado; este trabalho visa fazer um levantamento histórico no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte.
A Literatura Infantil na construção do processo de escrita com crianças na fase pré-escolar
Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste texto relata a experiência de uso da Literatura na construção do processo de ensino da escrita, destacando como essa prática tem se tornado promissora no desenvolvimento da linguagem de crianças da EI com cinco anos de idade. Focamos em dois projetos literários desenvolvidos em 2019 em um CIEP no Jacaré, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. O relato possibilitou observar que os projetos com leitura literária criam condições favoráveis para o desenvolvimento do processo da leitura e da escrita, apoiado em mediações, intervenções e interações, com as temáticas trazidas pela Literatura e entrelaçadas com experiências de vida das crianças.
BREVE DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA HIGIENISTA E FERNANDO DE AZEVEDO
Fernando de Azevedo
O uso da língua de sinais pelos pais: uma abordagem para aprendizagem do aluno surdo
Educação Especial e InclusivaO presente artigo analisa o papel dos pais na educação dos alunos surdos, investigando se o fato de eles possuírem fluência em língua de sinais traz benefícios na vida escolar dos filhos surdos. A temática abordada teve suporte teórico com os estudos de Gesser, Quadros e Strobel, dentre outros. Como procedimento metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada numa escola estadual na cidade de Petrolina/PE e contou com a participação de pais de alunos, alunos surdos e intérpretes de língua de sinais, totalizando dez participantes. Esta investigação demonstra a importância da participação dos pais fluentes em língua de sinais e sua influência na aprendizagem dos seus filhos surdos.
Aprendizagem Significativa nos documentos oficiais nacionais, com ênfase para Ciências e Ensino Fundamental
Formação de Professores e Política EducacionalA Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por Ausubel, se faz presente em diversos documentos oficiais brasileiros relacionados à educação, incluindo a Lei de Diretrizes e Bases.
Sobre a lembrança e o esquecimento: o fenômeno do historicismo no século XIX e a crítica de Nietzsche ao excesso de memória
Para compreender a perspectiva de Nietzsche sobre o ser humano como um ser que precisa esquecer para agir de forma decisiva, trataremos do modo como considera a relação entre a lembrança figurada na historiografia e o esquecimento. O sentido positivo do esquecimento em seu pensamento aponta para uma concepção de humanidade completamente distinta do ideal das filosofias da consciência e da representação da modernidade, assim como dos objetivos historicistas, pois o esquecimento é algo que escapa à consciência, é justamente aquilo que não é consciente em meio do que a frágil consciência está lançada. O esquecimento, justamente desse modo, viabiliza o funcionamento da capacidade criativa como contraposição ao valor – também importante – da lembrança que, como presente, estabiliza o que já foi criado.
O uso da gamificação como ferramenta didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do Ensino Médio
Computação e TecnologiasA gamificação é compreendida como uma técnica que promove a motivação individual por meio do uso de games, engajando pessoas na realização de atividades de diversas áreas, motivando a ação e promovendo a resolução de problemas de forma lúdica e divertida. Com o desenvolvimento e a expansão de novas tecnologias, surge a necessidade de repensar as metodologias usadas em sala de aula e a necessidade de ressignificar o termo “ensinar”, partindo do pressuposto de que o ensino para os “nativos digitais” se tornou um desafio para os educadores que insistem em permanecer no “ensino tradicional”. Este trabalho compõe-se de consistente revisão bibliográfica em trabalhos especializados.