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O QUE É EDUCAÇÃO LITERÁRIA?

Toda criança gosta de ouvir histórias antes de dormir. Há livros feitos para os bem pequenos, de grande apelo sensorial, provocando efeitos visuais, olfativos, táteis. Cada vez há mais títulos infantis e infantojuvenis no mercado, lançados por editoras especializadas nessa literatura. Ao se tornarem letradas, o presente habitual que crianças recebem é um livro, dado pela escola, pelos pais, parentes e amigos. A maioria das escolas comemora o coroamento do letramento com a ‘festa do livro’. Entretanto, à medida que essas crianças crescem, vão se afastando gradativamente do universo da leitura literária, quer por falta de exemplo em casa, quer porque outras leituras passam a predominar em sua vida como forma de lazer. A maioria tem total domínio dos recursos cibernéticos à sua disposição, fotografando a paisagem e enviando imediatamente para os amigos, via internet.

Multiculturalidade e desconstrução: a escola de favela

Estudos recentes da Universidade de Wyoming (EUA) indicam que a evolução do homem e o consequente predomínio do homo sapiens sobre o homo neanderthalensis teria se dado em grande medida como um desdobramento de primitivas formas de comércio (troca de alimentos e artefatos), caudatárias da divisão do trabalho ocorrida há cerca de 10.000 anos. Nessa ocasião, o reconhecimento, ainda que inconsciente, das diferenças de talento inerentes à espécie humana teria se afirmado, passando os homens a ocupar papéis distintos nos agrupamentos de então (caçadores, construtores de artefatos, agricultores algum tempo depois e outros).

Experiências com leitura e escrita no contexto da Educação Infantil
Educação Infantil

O texto traz amostra de propostas de atividades que ocorreram por meio da Pedagogia de Projetos e proporcionaram que minha turma de pré-escola, através das diferentes linguagens, pudesse experimentar a leitura e a escrita de diversos tipos de texto em situações cotidianas. Essas atividades foram vivenciadas pelas crianças da turma e por mim, sua professora, em um espaço de desenvolvimento infantil numa escola pública na Zona Norte do Rio de Janeiro, na região entre as comunidades do Jacaré e de Manguinhos. As situações apresentadas foram a forma pela qual fiz observações para pesquisar sobre leitura e escrita na Educação Infantil.

A formação do tutor de matemática
Matemática

A democratização do acesso à internet de banda larga permitiu maior comunicação e alcance das informações socialmente produzidas. Na Educação, houve a ressignificação das estratégias de Educação a Distância adotadas, o que promoveu a alteração nas relações do processo de ensino-aprendizagem.

Análise de uma propaganda no livro didático de Língua Portuguesa: reflexão e ressignificação do ensino
Vivências de Sala de Aula

A presença do livro didático na escola não é algo recente; ao longo dos anos, tornou-se parte significativa do trabalho dos professores. Tendo em vista a sua expressividade, como instrumento pedagógico, e a responsabilidade da escola no seu uso, este trabalho se propõe à análise de uma propaganda no livro didático de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental publicado pela Editora Ática. A partir disso, apontaremos algumas contribuições para o ensino-aprendizagem dos estudantes, bem como para o seu enriquecimento, reflexão e ressignificação.

Contextualizando o pH por meio de uma aula criativa para alunos da Educação de Jovens e Adultos
Nutrição e Alimentos e Vivências de Sala de Aula

Tendo em vista os inúmeros desafios presentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), torna-se necessário que o professor utilize estratégias de aprendizagem significativas durante as aulas, considerando a realidade dos estudantes envolvidos e interligando a teoria com a prática. Desta forma, o presente artigo traz uma breve reflexão sobre a importância da realização de aulas contextualizadas, por meio do relato de uma aula prática sobre o conceito do pH destinada a alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Prefeitura do Rio de Janeiro. A partir dessa experiência, tornou-se perceptível que a abordagem contextualizada colabora para o aprendizado de conhecimentos científicos, facilitando a problematização e respectiva ressignificação dos conteúdos trabalhados.

Basquetebol na escola: percepções femininas
Educação Física

Uma pesquisa avalia o interesse e a disposição de alunas de uma escola particular do Ensino Fundamental para participar de atividades de Educação Física praticando basquetebol.

Do Navio Negreiro de Castro Alves ao Cais do Valongo no Rio de Janeiro: construindo reflexões interdisciplinares na Geografia
Geografia, História e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo é fruto de reflexões interdisciplinares, motivado diante de um cenário onde tem crescido o preconceito racial na nossa sociedade e em pleno século XXI - o que é inaceitável. Diante dessa situação, cabe ao educador não silenciar essa problemática em sala de aula e criar estratégias pedagógicas a fim de jogar luz ao problema que é de todos, e não apenas dos negros. Entendendo que a escola é reflexo da sociedade, devemos começar por nós mesmos, e só assim teremos uma geração de alunos conscientes do seu papel na sociedade, esclarecida e despida de todo e qualquer preconceito. Dessa forma, para atingir esse objetivo, buscou-se uma conexão de ideias entre o poema de Castro Alves – O Navio Negreiro, com o simbolismo do Cais do Valongo, lugar de importância histórica e de resistência do povo negro e de sua cultura. Afinal, só quem conhece a história, sabe da urgência de não cometer os mesmos erros no futuro.

Algumas contribuições de Bernstein para o enfretamento da desigualdade das oportunidades escolares e sociais
Formação de Professores

Os professores precisam se preparar para falar a linguagem de seus alunos; não é questão de abandonar conteúdos a serem trabalhados, é quanto à forma desse trabalho escolar, a fim de não reproduzir na escola a desigualdade que é encontrada em outros aspectos sociais e culturais.

A busca pela dinamização do ensino-aprendizagem e a formação continuada em Geografia para além do desenvolvimento individual do docente
Geografia e Formação de Professores

Esta pesquisa parte do pressuposto do quão é importante a atuação do docente em sociedade. Atualmente, o processo de ensino-aprendizagem necessita de uma visão dinamizada, na qual a formação inicial do professor por si só não é suficiente para moldar o quadro de estagnação da educação. Assim, especificamente na área da Geografia, que propõe uma ciência mista, mas pouco aclamada pelos discentes da Educação Básica, se faz relevante uma análise sobre o papel do docente e suas atribuições de conhecimento contínuo para a dinamização do aprender e desenvolvimento crítico.