Biblioteca
Filtrar os artigos
Educação Infantil de modo remoto? Como assim?
Educação InfantilEste texto foi escrito com o objetivo de compartilhar as experiências vivenciadas pela equipe pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Campo Grande/MS no decorrer de 2020, referentes às estratégias construídas diante do desafio de realizar um trabalho pedagógico remoto para a Educação Infantil. Ao propor reflexões acerca das principais dificuldades que emergiram, sinaliza a fragilidade e insuficiência do modelo remoto quando consideradas as características próprias da Educação Infantil e as implicações de sua exequibilidade.
A intervenção psicológica no atendimento da pessoa com transtorno do espectro autista
Saúde, Psicologia e Educação Especial e InclusivaO objetivo principal deste estudo é apresentar a importância da intervenção psicológica no atendimento da pessoa com TEA. Desenvolveu-se uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa do tipo exploratória, tendo como ponto de análise o significado do TEA e as suas consequências para a vida do indivíduo, evidenciando-se a necessidade de uma intervenção psicológica como parte da rede de saúde pública mental, caracterizando-se a atuação do psicólogo no seu atendimento. Os resultados obtidos mostram que é consenso a importância da atuação do psicólogo junto a outros profissionais no tratamento e acompanhamento do TEA.
A produção de texto com o gênero poético na sala de aula virtual - propostas para o ensino remoto emergencial
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste texto reflete sobre a importância do trabalho com produção textual na escola e apresenta proposta de trabalho didático-pedagógica com o gênero poético visando à formação do leitor e promoção da leitura de literatura no âmbito escolar. A proposta foi pensada para o ensino remoto emergencial, ou seja, trata a produção textual em um ambiente virtualizado e em tempos de isolamento social, com aulas a distância, sem deixar de considerar as etapas principais da produção de texto: leitura, escrita e reescrita, bem como as etapas semânticas de significação e ressignificaçao que podem e devem ser exploradas durante e após o processo da educação e produção linguística envolvendo a leitura e a produção de textos.
O Jogo da Terra Feliz: um instrumento lúdico que promove a Educação Ambiental na Educação Infantil
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaA Educação Ambiental, pode-se dizer, tem sido amplamente discutida em vários âmbitos sociais. Essa temática ocupa espaço em salas de aula, debates, discussões políticas e conferências em âmbito mundial. Também a mídia e as diferentes formas de comunicação atuais possuem papel importante na difusão do conhecimento da Educação Ambiental, juntamente com diversas instituições escolares, docentes, grupos e ONGs que espalham mensagens de preservação dos recursos naturais e da vida animal.
Como a Educação Financeira pode impactar na qualidade de vida e no futuro dos alunos?
Matemática e Formação de ProfessoresEsta pesquisa tem como tema a discussão de como a Educação Financeira pode impactar na qualidade de vida e no futuro dos alunos quando aplicada nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O trabalho ressalta a importância de se trabalhar com a Educação Financeira desde os anos iniciais. Será realizado por meio de uma abordagem quali-quantitativa, quando possível estudar e explicar o objeto do estudo, considerando os muitos elementos, informações, explicações e descrições que o compõem. Seu objetivo é entender que a aplicação da Educação Financeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode impactar positivamente na vida do sujeito.
Contextualizando o pH por meio de uma aula criativa para alunos da Educação de Jovens e Adultos
Nutrição e Alimentos e Vivências de Sala de AulaTendo em vista os inúmeros desafios presentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), torna-se necessário que o professor utilize estratégias de aprendizagem significativas durante as aulas, considerando a realidade dos estudantes envolvidos e interligando a teoria com a prática. Desta forma, o presente artigo traz uma breve reflexão sobre a importância da realização de aulas contextualizadas, por meio do relato de uma aula prática sobre o conceito do pH destinada a alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Prefeitura do Rio de Janeiro. A partir dessa experiência, tornou-se perceptível que a abordagem contextualizada colabora para o aprendizado de conhecimentos científicos, facilitando a problematização e respectiva ressignificação dos conteúdos trabalhados.
Inserção do ensino remoto para professores de escolas públicas do interior do Estado do Amazonas, na pandemia
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO presente estudo apresenta a experiência de uma professora com o uso das tecnologias digitais no Município de Anori/AM e discute o impacto da covid-19 para os professores que lecionaram na modalidade de ensino remoto na Amazônia. A metodologia se caracteriza pelo relato de experiência, conhecimento produzido pela pesquisa qualitativa que põe em relevo a elaboração ativa da memória de um sujeito que sente e pensa sobre o fenômeno que lhe afeta, legitimando o objeto que se deseja apreender. O método está sustentado nas vivências, afetividades e nas observações em contexto.
A brincadeira na Educação Infantil sob a ótica docente
Educação InfantilO presente trabalho teve por objetivo a identificação da influência da formação inicial, multisseriação e ano de escolaridade na concepção e implementação da ludicidade na prática docente. Para investigar essa questão, foi aplicado, a um grupo de 14 professores com experiência em turmas de alfabetização e Educação Infantil, um questionário, pelo qual verificaram-se aspectos como a importância da forma de abordagem desse conteúdo na formação inicial desses profissionais.
Mudar mentalidades e práticas: um imperativo
A crise climática é a consequência mais evidente, mais imediata e mais ameaçadora do modelo industrial, produtivista e consumista em que se baseia a nossa economia e o modo de vida que levamos. Não se trata de algo conjuntural, mas de esgotamento de um sistema que tem como motor o ter e o acumular, ou seja, um desenvolvimento que tem como pressuposto básico o crescer, crescer mais, sem parar, sem respeitar limites naturais, tudo para concentrar riquezas. Como condição para desenvolver, não importa a destruição ambiental que possa provocar, nem que a geração de riqueza seja, ao mesmo tempo, geração de pobreza, exclusão social, desigualdades de todo tipo. O aquecimento global e a crise do clima são, por isso, expressões de uma inviabilidade intrínseca desse desenvolvimento. Tanto de um ponto de vista ambiental como social, não dá para tornar sustentável tal desenvolvimento. Não importa o lugar que ocupamos neste planeta único e finito, o fato é que precisamos mudar. Esse é, hoje, um imperativo ético, de vida; está em questão a integridade da vida e de sua visceral relação com o meio ambiente, e, portanto, da humanidade inteira.