Biblioteca
Filtrar os artigos
A Cor da Cultura
Antes de ser sancionada a lei 10.639 (2003), que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileiras nas escolas, nos níveis de Ensinos Fundamental e Médio, um pequeno grupo de intelectuais e artistas apresentou à TV Globo um projeto que previa a produção de uma série de minidocumentários para a televisão, sobre personalidades negras e a importância delas para a história e a cultura do Brasil. O projeto foi encaminhado ao Canal Futura, onde foi reformulado para atender a enorme demanda dos professores por capacitação, material didático e fontes de pesquisa nesse campo do conhecimento.
Os impactos causados pela supervalorização da mídia pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Matemática, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política EducacionalCom a globalização, avanços tecnológicos surgiram, ocasionando transformações no comportamento dos educandos de todo o mundo. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo interpretar o impacto constante da valorização dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a mídia e como ela pode afetar seu processo de ensino-aprendizagem. No que se refere à metodologia, é trabalho teórico de natureza bibliográfica, qualitativa, uma vez que se baseia na interpretação de como os alunos agem conforme a mídia induz, juntamente com o papel do docente diante desse cenário.
Sobre ciência e conhecimento alicerçados no método e no contexto social
Filosofia, Sociologia e Formação de ProfessoresEstamos imersos num percurso teórico que exige refletir sobre saber, conhecimento científico e método; razão; abordagens empírico-analíticas do conhecimento; as diferentes abordagens que levam à fenomenologia da percepção e metodologias das ciências sociais e o materialismo histórico-dialético que pontua a economia política e a ontologia do ser social.
Práticas pedagógicas e sensorialidades na Educação Infantil em Teresina/PI
Educação InfantilEste relato é decorrente de um trabalho realizado na disciplina Educação Infantil e Diferentes Linguagens, do curso de Pedagogia da UFPI. Objetivou-se compreender como o estímulo sensorial instiga o desenvolvimento da criança e afeta o seu aprendizado. Para tanto, foram observadas práticas pedagógicas utilizadas por uma professora de Educação Infantil, na escola de codinome Arco-Íris, em Teresina/PI. É um estudo descritivo com abordagem qualitativa, apoiado no princípio da construção compartilhada do conhecimento. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os aportes curriculares e pedagógicos, com observações e brincadeira sensorial.
A importância da família para o sujeito portador de autismo, a educação e a formação docente
Antropologia, Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação e Política EducacionalO presente trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica sobre transtorno do espectro autista (TEA); nela foi percebido que se trata de um distúrbio do desenvolvimento neurológico que está presente desde a infância, apresentando déficits nas dimensões sociocomunicativa e comportamental na criança. Foi percebido também o quanto a colaboração e a participação da família são importantes para o desenvolvimento dessa criança, principalmente colaborando junto aos profissionais da escola para que a sua aprendizagem significativa seja possível. Nesse sentido, percebeu-se o quanto a formação docente é importante para que as crianças com necessidades educacionais especiais sejam acolhidas em suas salas de aula, com professores preparados e competentes para que a sua aprendizagem seja significativa e de qualidade. A escola é o único espaço social que divide com a família a responsabilidade de educar. Assim, a formação dos professores é uma das primeiras etapas em busca de qualidade para a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais, principalmente, os portadores de autismo.
Ruína e utopia no ensino de cinema
Manuel de Barros. Poesia Falada. (Vol. 08). Poema 10.
Gestão democrática escolar: esferas, funcionamento e legislações
Instituição EscolaA gestão democrática é o foco principal deste artigo, que busca fazer um levantamento da legislação para que esse tipo de gestão seja garantido e eficientemente cumprido. O texto é pautado por uma pesquisa bibliográfica e legislativa, dando ênfase às leis que regem a gestão escolar pública do Estado do Rio de Janeiro. Após a leitura completa, identifica-se a importância da gestão democrática para a eficácia da educação pública, que resulta numa completa formação do indivíduo, tanto na questão acadêmica quanto social. Toda esfera desse tipo de gestão será abordada, seja ela técnica, pedagógica, administrativa, financeira, de recursos humanos ou de infraestrutura, baseado nas legislações vigentes e na experiência profissional dos autores deste texto, uma vez que são gestores educacionais.
Avaliação do nível de satisfação do uso de jogos eletrônicos em sala de aula: um estudo de caso utilizando o software Kahoot!
AvaliaçãoCom os avanços tecnológicos, é cada vez mais comum a utilização de jogos eletrônicos por docentes de diversas áreas, com o intuito de tornar a aula lúdica e em consonância com novas tendências e tecnologias. A pergunta é se realmente o ambiente virtual de aprendizagem é eficaz e eficiente para a utilização em sala de aula. Para propor um caminho de resposta a essa indagação, o presente artigo tem a finalidade de avaliar a utilização do software Kahoot! do ponto de vista de estudantes de Ensino Médio em uma situação específica de sala de aula. Esse aplicativo é amplamente utilizado nas instituições públicas de ensino e é de fundamental importância atestar sua qualidade para continuar o seu emprego. Como metodologia de trabalho, este estudo utilizou a pesquisa de campo, baseada em um questionário de dez perguntas. Como resultado, o jogo digital obteve avaliação satisfatória na concepção dos estudantes, que o qualificaram positivamente em vários aspectos investigados.
Resenha do livro "Recursos audiovisuais nas aulas de História"
História e Formação de ProfessoresEste texto é uma resenha do livro Recursos audiovisuais nas aulas de História, de Antonio Fontoura, publicado em 2018, pela editora InterSaberes. O livro procura mostrar como produtos culturais audiovisuais podem ser usados em situações de aprendizado de maneira mais efetiva, utilizando uma perspectiva histórica atual (pós-moderna, pode-se dizer) de construção ativa de conhecimento. A construção de interpretações com base em fontes históricas pode acontecer de forma individual, mas essa construção fica muito mais rica quando há o cruzamento de olhares diferentes sobre o mesmo objeto.
A Capoeira como prática pedagógica na Educação Infantil
Formação de ProfessoresA Capoeira pode trazer um poder transformador na atuação dos professores da Educação Infantil, por seu potencial de movimento e descoberta do corpo e das relações sociais.