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A formação inicial e continuada de professores para a EJA no Brasil: uma revisão de literatura
Formação de Professores

Este artigo tem por objetivo reunir discussões sobre o andamento da formação específica de professores para a EJA, no âmbito das universidades e em demais contextos formativos. Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica construída através de artigos científicos sobre o tema, publicados nos bancos de dados da Capes e do Google Acadêmico de 2010 a 2020. Os resultados apontam que, embora assegurada pela LDBEN nº 9.394/96 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB n° 11/00), a formação inicial e continuada de professores para a EJA ainda é negligenciada.

Na escola eu brinco de quê?
Educação Infantil

Este estudo se desenvolveu com crianças de cinco anos; tem como objetivo despertar o prazer pela brincadeira como processo de aprendizagem e interação afetiva entre criança, escola e família. Foi realizado em ambientes diversos como: sala de aula, pátio, pracinha e integrou alguns professores da escola e familiares. Caracterizado pelo viés qualitativo, apresenta dados coletados por registros fotográficos. Além disso, conta com o embasamento teórico sobre brinquedos e brincadeiras e sobre a aprendizagem significativa a contemplar os direitos de aprendizagem e os campos de experiência estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular.

A EJA e seu ensino na Educação Básica: primeiras aproximações
História da Educação e Política Educacional

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) alcança uma parcela significativa da população brasileira que não teve acesso ao direito básico constitucional de frequentar a escola no tempo previsto, entre os 4 e os 17 anos, conforme aponta a LDBEN (nº 9.394/1996). Diante desse desafio de resgatar um compromisso histórico da sociedade brasileira e contribuir para igualdade de oportunidades, inclusão e justiça social, fundamenta-se sua construção nas exigências legais definidas pela Constituição Federal de 1988, é que se deseja discorrer acerca da função da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na história da Educação básica brasileira. Para a realização desse estudo, contou-se com uma pesquisa que se caracteriza pela natureza de abordagem qualitativa, tendo como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. Assim, o presente artigo apresenta brevemente algumas considerações acerca da temática a partir de estudos oriundos da literatura. Percebe-se que, historicamente, a modalidade EJA foi tratada como política de governo, e não política pública, gerando sucessivas ações e programas que fracassaram. Diante desse contexto, a EJA tem como objetivo tentar corrigir algumas questões sociais como exclusão e exploração, pois oferece novas possibilidades a esses estudantes que, por meio dela, têm novo acesso à Educação formal.

Todos contra a dengue: um jogo interativo produzido em PowerPoint
Formação de Professores

Não é preciso reafirmar que as atividades lúdicas atraem os estudantes e facilitam o aprendizado de determinados conteúdos. Ao mesmo tempo, é sabida a importância do envolvimento da população nas ações voltadas para o combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras doenças. Um jogo criado de maneira razoavelmente simples pode ajudar na preparação de estudantes para disseminar informações para a comunidade e contribuir para reduzir a incidência da dengue.

Movimentos sociais, tecnologias de informação e o ativismo em rede

Assim como os atores políticos e econômicos se globalizam, também se globalizam os coletivos sociais, incorporando o que as novas tecnologias de informação e comunicação melhor lhes oferecem, de forma a compensar a desigual distribuição de recursos e poder.

A evolução da família: concepções de infância e adolescência
Cidadania e Comportamento

A família desempenha papel fundamental na sociedade, não só na relação de os seus membros como lócus de afiliação e/ou de reafiliação social dos seus membros, mas também em relação ao Estado, na perspectiva de instituição social decisiva no desenvolvimento do processo de integração, inclusão social daqueles que a ela pertencem.

Formação continuada de professores para a integração dos tablets no ensino da Matemática
Matemática

Uma pesquisa-ação buscou investigar as contribuições de um curso de formação continuada para professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco na integração de tablets na prática pedagógica da Matemática.

O livro didático como recurso pedagógico para o ensino de Geografia
Geografia

Este artigo analisa e discute a utilização do livro didático de Geografia. Apoiando-se na pesquisa bibliográfica como percurso metodológico, evidencia-se, ao contrário do senso comum e preconceitos existentes diante da ascensão de novos recursos pedagógicos, a importância que a utilização do livro didático exerce sobre o processo de ensino-aprendizagem, especialmente sua presença na disciplina de Geografia no contexto da escola pública brasileira contemporânea. Em muitos casos, o livro didático de Geografia tem sido o único recurso didático empregado, contribuindo para o processo de transformação social, educacional, política e cultural.

Formação de professores por meio das tecnologias educacionais via web
Educação a Distância e Formação de Professores

Na sociedade contemporânea, a manipulação e o domínio das tecnologias digitais de comunicação e informação são demandados em várias áreas do conhecimento, especialmente a Educação, transformando o processo de ensino-aprendizagem.

Schopenhauer visto por Nietzsche

Friedrich Nietzsche nasceu em 1844, oriundo de uma família de classe média, cujo pai era muito culto e apaixonado pelas artes. Em 1869, foi convidado para ser professor de Filologia na Faculdade de Basileia, Suíça, onde fez estudos sobre a tragédia grega e teve sua aproximação com a filosofia através da leitura de O mundo como vontade e representação, obra principal de Schopenhauer, publicada em 1819. Em 1871 escreveu seu primeiro texto, O nascimento da tragédia, que é escrito totalmente em prosa.