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Concepção de educação tecnológica: das escolas técnicas industriais aos Cefets
As reformas da educação empreendidas ao longo do século XX, continuadas neste início de século, admitiram pequenos ajustes de modo a corrigir “distorções” que porventura não estivessem indo ao encontro das determinações estruturais da sociedade capitalista, aproximando cada vez mais a escola do trabalho aos interesses do mercado. É nesse contexto que analiso como se formou o consenso sobre a concepção de educação tecnológica norteadora da reforma do Ensino Médio e Técnico promovida no final da década de 1990.
Nem tudo o que reluz é ouro
Vamos tratar aqui da responsabilidade que recai sobre o educador que resolve incorporar, em sua prática, novos meios como as linguagens audiovisual e multimídia e a informática com programas, Internet, hipertextos e linguagens de programação. Que critérios seguir? De que forma separar o joio do trigo, o que é útil do que não é?
Uma proposta de utilização do lúdico para o ensino do componente curricular Banco de Dados
Computação e TecnologiasOs(as) docentes de disciplinas técnicas de nível médio enfrentam o desafio da falta de motivação dos(as) discentes. Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, com o objetivo de explorar o uso dos materiais lúdicos para melhorar o engajamento dos(as) estudantes na disciplina Banco de Dados, no IFPB - campus Catolé do Rocha. A proposta visa a utilização de materiais didáticos lúdicos e jogos educacionais como meios para melhorar o engajamento dos(as) discentes. Espera-se que o uso do lúdico aumente o interesse dos(as) estudantes pelo conteúdo da disciplina e torne a experiência de ensino-aprendizagem mais prazerosa.
Aspectos pedagógicos presentes na atuação do secretário escolar
Formação de Professores e Instituição EscolaApresentamos como questão norteadora a análise do conflito inerente à atuação do secretário escolar, tendo como objetivo identificar aspectos pedagógicos presentes na sua prática. Metodologicamente, apoiamo-nos nas contribuições da revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, articulando-a à pesquisa documental. Como fonte de dados, recorremos a legislações que se correlacionam à temática, buscando analisar o plano de ação de uma secretaria escolar. O referencial teórico estrutura-se a partir de importantes estudiosos. Consideramos que, embora o secretário apresente formação técnica, manifesta atributos de caráter pedagógico construídos nas relações estabelecidas com os atores presentes no cenário educacional.
O uso de histórias em quadrinhos no ensino: teoria, prática e BNCC
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo relata uma pesquisa em desenvolvimento sobre leitura e escrita, e discutimos o uso da HQ em sala de aula como recurso para estímulo. Com base na literatura, na BNCC e em dados preliminares do campo, apresentamos um caminho para a inserção dos quadrinhos em sala e reflexões iniciais sobre o tema.
Do necessário ao possível: práticas pedagógicas da Educação Física escolar no ensino remoto emergencial
Educação a Distância, Formação de Professores e Educação FísicaEste artigo busca analisar as implicações do ensino remoto da Educação Física na Educação Básica no município de Pelotas/RS. Para tanto, apresentamos um estudo qualitativo descritivo, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis docentes da rede pública estadual e municipal. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados apresentam as adaptações realizadas por docentes de Educação Física durante o ensino remoto emergencial; os meios e condições oferecidos para essa adaptação; a recepção docente; a organização das diferentes redes e práticas pedagógicas.
Os desafios da organização escolar na implementação da Lei nº 10.639/03: o caráter discricionário do agente implementador
Economia, Filosofia, Geografia, História, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo descritivo analisa a inserção da política pública no currículo escolar, verificando como ela é conduzida nas práticas discricionárias (ou não) pelo agente implementador, o professor. Busca-se avançar na problematização, enunciando a implementação da citada lei como um instrumento que conduz a um ensino sem práticas discriminatórias. Para tanto, utiliza-se o estudo de Lotta e Pavez, o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Étnico-Raciais e a Lei nº 10.639/03 sob os aportes metodológicos da pesquisa documental, da entrevista e da observação não participante.
Uma reflexão sobre o ensino de combinatória usando modelagem matemática
MatemáticaUm caminho alternativo para o ensino de combinatória no Ensino Médio sugere o uso da modelagem matemática, pois gera vantagens no processo de resolução. Entretanto, isso requer a formalização de alguns elementos teóricos.
Accountability e a educação das relações étnico-raciais: do controle social à responsabilização
O direito público subjetivo à Educação Étnico-Racial é muito recente no ordenamento jurídico brasileiro, em especial, nas esferas de ensino federal, estadual, distrital e municipal. Este é um artigo inédito sobre o tema de controle na educação étnico-racial, inclusive objeto de solicitação dos educadores de como é realizado.
Desigualdade de acesso escolar e avaliação de políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau: desafios e avanços
Avaliação, Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalO presente estudo trata da avaliação de aprendizagem escolar e políticas públicas educacionais da Guiné-Bissau. A situação do ensino desse país africano está frágil em diferentes setores, o que vem acontecendo pela incapacidade de sucessivos governos de gerenciar e criar políticas públicas da educação que promovam o desenvolvimento de ensino-aprendizagem de qualidade. O país tem enfrentado crises políticas provocadas pela guerra civil de 1998 e tentativas de golpes de Estado nos últimos anos. Por isso, a retomada da normalidade é fundamental para os atores políticos e sociais que tenham uma filosofia política comum da construção nacional.