Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Concepção de educação tecnológica: das escolas técnicas industriais aos Cefets

As reformas da educação empreendidas ao longo do século XX, continuadas neste início de século, admitiram pequenos ajustes de modo a corrigir “distorções” que porventura não estivessem indo ao encontro das determinações estruturais da sociedade capitalista, aproximando cada vez mais a escola do trabalho aos interesses do mercado.  É nesse contexto que analiso como se formou o consenso sobre a concepção de educação tecnológica norteadora da reforma do Ensino Médio e Técnico promovida no final da década de 1990.

Nem tudo o que reluz é ouro

Vamos tratar aqui da responsabilidade que recai sobre o educador que resolve incorporar, em sua prática, novos meios como as linguagens audiovisual e multimídia e a informática com programas, Internet, hipertextos e linguagens de programação. Que critérios seguir? De que forma separar o joio do trigo, o que é útil do que não é?

Uma proposta de utilização do lúdico para o ensino do componente curricular Banco de Dados
Computação e Tecnologias

Os(as) docentes de disciplinas técnicas de nível médio enfrentam o desafio da falta de motivação dos(as) discentes. Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, com o objetivo de explorar o uso dos materiais lúdicos para melhorar o engajamento dos(as) estudantes na disciplina Banco de Dados, no IFPB - campus Catolé do Rocha. A proposta visa a utilização de materiais didáticos lúdicos e jogos educacionais como meios para melhorar o engajamento dos(as) discentes. Espera-se que o uso do lúdico aumente o interesse dos(as) estudantes pelo conteúdo da disciplina e torne a experiência de ensino-aprendizagem mais prazerosa.

Aspectos pedagógicos presentes na atuação do secretário escolar
Formação de Professores e Instituição Escola

Apresentamos como questão norteadora a análise do conflito inerente à atuação do secretário escolar, tendo como objetivo identificar aspectos pedagógicos presentes na sua prática. Metodologicamente, apoiamo-nos nas contribuições da revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, articulando-a à pesquisa documental. Como fonte de dados, recorremos a legislações que se correlacionam à temática, buscando analisar o plano de ação de uma secretaria escolar. O referencial teórico estrutura-se a partir de importantes estudiosos. Consideramos que, embora o secretário apresente formação técnica, manifesta atributos de caráter pedagógico construídos nas relações estabelecidas com os atores presentes no cenário educacional.

O uso de histórias em quadrinhos no ensino: teoria, prática e BNCC
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo relata uma pesquisa em desenvolvimento sobre leitura e escrita, e discutimos o uso da HQ em sala de aula como recurso para estímulo. Com base na literatura, na BNCC e em dados preliminares do campo, apresentamos um caminho para a inserção dos quadrinhos em sala e reflexões iniciais sobre o tema.

Do necessário ao possível: práticas pedagógicas da Educação Física escolar no ensino remoto emergencial
Educação a Distância, Formação de Professores e Educação Física

Este artigo busca analisar as implicações do ensino remoto da Educação Física na Educação Básica no município de Pelotas/RS. Para tanto, apresentamos um estudo qualitativo descritivo, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis docentes da rede pública estadual e municipal. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados apresentam as adaptações realizadas por docentes de Educação Física durante o ensino remoto emergencial; os meios e condições oferecidos para essa adaptação; a recepção docente; a organização das diferentes redes e práticas pedagógicas.

Os desafios da organização escolar na implementação da Lei nº 10.639/03: o caráter discricionário do agente implementador
Economia, Filosofia, Geografia, História, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este artigo descritivo analisa a inserção da política pública no currículo escolar, verificando como ela é conduzida nas práticas discricionárias (ou não) pelo agente implementador, o professor. Busca-se avançar na problematização, enunciando a implementação da citada lei como um instrumento que conduz a um ensino sem práticas discriminatórias. Para tanto, utiliza-se o estudo de Lotta e Pavez, o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Étnico-Raciais e a Lei nº 10.639/03 sob os aportes metodológicos da pesquisa documental, da entrevista e da observação não participante.

Uma reflexão sobre o ensino de combinatória usando modelagem matemática
Matemática

Um caminho alternativo para o ensino de combinatória no Ensino Médio sugere o uso da modelagem matemática, pois gera vantagens no processo de resolução. Entretanto, isso requer a formalização de alguns elementos teóricos.

Accountability e a educação das relações étnico-raciais: do controle social à responsabilização

O direito público subjetivo à Educação Étnico-Racial é muito recente no ordenamento jurídico brasileiro, em especial, nas esferas de ensino federal, estadual, distrital e municipal. Este é um artigo inédito sobre o tema de controle na educação étnico-racial, inclusive objeto de solicitação dos educadores de como é realizado.

Desigualdade de acesso escolar e avaliação de políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau: desafios e avanços
Avaliação, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O presente estudo trata da avaliação de aprendizagem escolar e políticas públicas educacionais da Guiné-Bissau. A situação do ensino desse país africano está frágil em diferentes setores, o que vem acontecendo pela incapacidade de sucessivos governos de gerenciar e criar políticas públicas da educação que promovam o desenvolvimento de ensino-aprendizagem de qualidade. O país tem enfrentado crises políticas provocadas pela guerra civil de 1998 e tentativas de golpes de Estado nos últimos anos. Por isso, a retomada da normalidade é fundamental para os atores políticos e sociais que tenham uma filosofia política comum da construção nacional.