Biblioteca
Filtrar os artigos
Função quadrática: uma análise da aprendizagem em tempos de pandemia numa escola pública do Distrito Federal
Avaliação e Educação a DistânciaO ensino de Matemática passou por várias mudanças impostas pela pandemia da covid-19, gerando dificuldades para professores e alunos. Neste trabalho, realizou-se uma investigação, por meio de um questionário online, com um grupo de estudantes de uma escola pública de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) sobre a aprendizagem de funções quadráticas no período da pandemia. Foram observadas algumas lacunas na aprendizagem desse conteúdo como consequência das alterações impostas nesse período. Os gestores devem priorizar, então, mecanismos que auxiliem professores e alunos a diminuir os impactos negativos na aprendizagem do conteúdo de funções quadráticas.
Traços de cidadania: o papel da educação na formação do sujeito
Cidadão, Zé Geraldo
Evocação livre de palavras como instrumento de avaliação diagnóstica
AvaliaçãoPromover o conhecimento da fauna local e sensibilizar os alunos em relação às espécies ameaçadas de extinção se constitui em um importante papel para a formação do aluno enquanto cidadão. A discussão desse tema na escola amplia o seu espectro, podendo alcançar, além das crianças, os pais e familiares de forma direta.
A evolução da família: concepções de infância e adolescência
Cidadania e ComportamentoA família desempenha papel fundamental na sociedade, não só na relação de os seus membros como lócus de afiliação e/ou de reafiliação social dos seus membros, mas também em relação ao Estado, na perspectiva de instituição social decisiva no desenvolvimento do processo de integração, inclusão social daqueles que a ela pertencem.
Inteligência emocional na Educação: o desenvolvimento de competências socioemocionais de alunos em uma instituição pública de ensino de Porciúncula/RJ
Vivências de Sala de AulaAo trabalhar a inteligência emocional dos alunos, o educador passa de transmissor de conhecimentos para facilitador de aprendizagens. É fundamental ter iniciativa para questionar, descobrir e compreender a realidade escolar e a temática da afetividade com base em interações com os demais sujeitos da escola, propiciando espaços para a reestruturação de conhecimentos.
O uso de simuladores virtuais na Educação Básica para o ensino de Física no Brasil: uma revisão integrativa
Física, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaOs simuladores virtuais são softwares que têm como objetivo reproduzir a realidade, permitindo a aprendizagem do usuário. Eles são um recurso tecnológico e didático utilizado pelo professor como estratégia para ensinar ciência de forma inovadora e interessante. O objetivo desta pesquisa bibliográfica foi identificar e analisar artigos científicos relacionados ao uso de simuladores virtuais no ensino de Física na Educação Básica no Brasil. As pesquisas foram realizadas nas seguintes bases de dados: SciELO, Holos, Repositório Institucional Unesp, Repositório Institucional UFRGS e Repositório Institucional IFPE.
Entre a leitura dos clássicos e suas adaptações: processos de hibridização presentes na literatura infantojuvenil do PNLD Literário
Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo discute questões relacionadas à leitura dos clássicos da literatura brasileira adaptados a histórias em quadrinhos, atentando para a forma como o gênero tem sido orientado em documentos como a BNCC e a LDBEN. Foram analisadas as resenhas completas de duas obras da literatura brasileira adaptadas a HQ no Guia PNLD Literário 2018, a fim de verificar as preocupações dos adaptadores no processo. Refletiu-se sobre a leitura dos clássicos no espaço escolar – na versão original ou adaptada –, problematizando a sua importância na formação dos leitores na contemporaneidade.
Experiências no ensino de Astronomia nas aulas de Ciências para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
Astronomia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaA área do conhecimento denominada Astronomia é uma das unidades temáticas contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. No entanto, na maioria das formações acadêmicas de licenciatura de Ciências, essa área do conhecimento não é considerada obrigatória e isso acarreta nos profissionais certa insegurança no desenvolvimento de suas aulas. Este trabalho contempla o relato de experiência de uma professora licenciada em Ciências Biológicas que não possuiu a disciplina Astronomia durante sua formação.
Entre a sala de aula e a cibercultura: qual o lugar da EAD?
Michel Foucault, em Arqueologia do saber
Problematizações acerca da letra a ser usada para alfabetizar: um convite à reflexão do professor alfabetizador
Educação Infantil e Formação de ProfessoresO artigo pretende revisitar alguns preceitos em torno da aprendizagem da língua escrita, em especial tecer apontamentos sobre o tipo de letra a ser usado no processo inicial dessa aprendizagem. Espera-se contribuir com o debate no campo da alfabetização de modo a auxiliar e sustentar decisões tomadas pelo alfabetizador, que, infelizmente, até por falhas em seu processo formativo, pode não ter tido a oportunidade de refletir sobre implicações de suas escolhas pedagógicas. Assim, a expectativa é que as discussões que este texto fomenta possam provocar reflexões capazes de subsidiar práticas exitosas quanto aos procedimentos didático-pedagógicos do fazer alfabetizador e, portanto, assegurar o direito à aprendizagem de todos os estudantes, especialmente os oriundos das camadas populares, que muitas vezes têm na escola pública o espaço privilegiado para sua inserção e efetivo engajamento no mundo da escrita.