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Letramento digital no curso técnico em Guia de Turismo: reflexões a partir de uma proposta de intervenção pedagógica
Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasEste artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica na perspectiva do letramento digital para a disciplina Português Aplicado ao Turismo, que se encontra na grade curricular do curso técnico em Guia de Turismo. Tem o objetivo de colaborar para a formação dos discentes no que diz respeito às técnicas para produção de panfletos para eventos relacionados à área turística. A metodologia escolhida para a intervenção foi uma aula expositiva com o aplicativo Canva, que gera uma oficina prática de manuseio e confecção de cartazes virtuais, com avaliação coletiva para a observação das aprendizagens.
Dentro da caixa: Arqueologia na Educação Básica
HistóriaEste trabalho apresenta os resultados de um projeto de escavação de um sítio arqueológico didático na Escola de Educação Básica Municipal Professora Maria José Hülse Peixoto, no município de Itajaí/SC, entre 2021 e 2023. A prática teve por objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar a coleta de vestígios materiais. A metodologia consistiu na utilização de uma área para escavação nas dependências da escola. Como resultado do processo, dois fatores foram evidenciados: o trabalho em equipe e o entendimento da Arqueologia como processo interdisciplinar e científico de construção do conhecimento histórico.
A utilização de simuladores virtuais na disciplina Automação Industrial
FísicaEste estudo caracteriza-se como relato de experiência com a utilização do software simulador virtual FluidSim como recurso pedagógico na disciplina Automação Industrial do curso técnico subsequente em Eletrotécnica do Câmpus de Porto Velho, em Calama. A simulação computacional tem sido bem empregada como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem de Pneumática, Eletropneumática e controladores lógicos programáveis devido às muitas vantagens que esses tipos de software possuem. A sua utilização proporcionou maior dinamismo ao curso e maior interação entre o professor e os grupos de estudantes.
Divulgação científica no Ensino Médio: experimentação utilizando argilas modificadas
QuímicaEste estudo visa demonstrar para alunos do Ensino Médio os conceitos, a contextualização e a importância ambiental da remoção de corantes em água por meio de argilas modificadas. O trabalho foi realizado em escola pública na cidade de Anápolis/GO com uma turma do 2º ano. Foram aplicados dois questionários. Os resultados e análises do questionário inicial se mostraram preocupantes, principalmente quando relacionados aos conteúdos de Química. Entretanto, no decorrer das aulas, os alunos mostraram interesse e progresso significativos. Os resultados do questionário final foram alentadores, demonstrando que esse tipo de abordagem pode ser promissor.
Relação entre saúde física e emoções positivas na aprendizagem: aspectos gerais e perspectivas para o cenário educacional
Saúde, Formação de Professores, Instituição Escola, Educação Física e Política EducacionalEste artigo aborda a relação existente entre saúde física e emocional no âmbito educacional, havendo, portanto, necessidade de maior entendimento sobre esses assuntos, que se fundamentam em três pontos principais: saúde física, emoções positivas e perspectivas para o cenário educacional. Sabemos que os desafios encontrados atualmente no que se refere à socialização e à capacidade de enfrentar os obstáculos impostos pela sociedade na questão emocional e no processo de aprendizagem são enormes e a escola precisa se ressignificar a cada dia.
Estudo de caso com gestores escolares: os desafios da comunicação em grupo por meio de plataformas digitais
Instituição EscolaEste artigo aborda o processo de comunicação do gestor escolar no seu cotidiano por intermédio da tecnologia, levando em consideração as plataformas digitais. O principal objetivo da pesquisa foi analisar os desafios comunicacionais dessas plataformas nas relações diárias do gestor escolar em instituições de aprendizagem localizada em Santo Antônio de Pádua/RJ. Para coletar os dados, foi realizada uma entrevista com os gestores de escolas, que compõem o quadro efetivo. A entrevista baseou-se em cinco questões, que mencionavam suas atividades.
"Corre que dá tempo!": um jogo de tabuleiro para a conscientização da importância da vacinação
Vivências de Sala de AulaA criação da vacina é uma das maiores conquistas da humanidade, tendo erradicado doenças como varíola e rubéola. Contudo, a pandemia da covid-19 intensificou movimentos antivacinas, gerando desinformação e insegurança. Para promover a conscientização sobre vacinação, especialmente nas escolas, este trabalho desenvolveu e avaliou o jogo educativo "Corre que dá tempo!", focado no combate a doenças imunopreveníveis. O jogo, de baixo custo e com mecânicas eficazes, demonstrou ser uma ferramenta lúdico-pedagógica poderosa, capaz de facilitar a aprendizagem e promover a importância da vacinação nas escolas.
Desenvolvimento, sustentabilidade e Educação Ambiental: uma análise contributiva de Paulo Freire
Ecologia e Meio AmbienteA relação sociedade-natureza está presente na obra de Paulo Freire, cuja proposta de Educação propõe realizar transformações e rupturas com o atual modelo social, econômico e ambiental.
Inclusão na Educação Infantil: dos direitos às práticas
Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilA Educação Especial é uma modalidade presente em todas as etapas de ensino da Educação Básica, iniciando-se na Educação Infantil, primeira e importante etapa para desenvolvimento do indivíduo como um todo. Este artigo tem como objetivo geral abordar o assunto inclusão na Educação Infantil, por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica, com levantamento das leis que até o momento foram essenciais para essa conquista, bem como as suas aplicações dentro das instituições de ensino e os seus desafios. Entender o processo de inclusão das leis às práticas dentro de sala de aula é essencial para uma prática docente que respeite as individualidades.
Com a Matemática construímos pontes e não barreiras
Física, Matemática e Vivências de Sala de AulaO trabalho com Geometria tem muita importância para o desenvolvimento do senso espacial e do raciocínio lógico matemático como aponta a BNCC. Esse campo de conhecimento caracteriza-se pelas múltiplas possibilidades de trabalho, como o uso de materiais manipulativos, jogos ou investigação matemática, todas com um único objetivo: a construção de conceitos geométricos.