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O projeto político-pedagógico e a igualdade de condições para acesso e permanência na escola

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma síntese reflexiva do processo de construção de um texto coletivo, proposto pelo Curso de Extensão da Fundação Cecierj, na área de Prática Docente/Cognição. A produção do texto ocorreu por meio da ferramenta Wiki, um software colaborativo, que permite a edição de textos por diversos usuários, disponibilizado na página do curso, utilizando a plataforma Moodle. Na disciplina discutiram-se, de modo geral, questões pertinentes ao papel do docente na organização escolar, focando especialmente a perspectiva da gestão democrática. A elaboração de um projeto político-pedagógico (PPP) assumiu lugar de destaque nos fóruns de discussão e no próprio Wiki e buscou-se compreender os seus significados, a sua importância para os espaços escolares, concomitantemente às reflexões sobre alguns de seus pressupostos básicos: a valorização da classe docente, a qualidade dos serviços oferecidos e a igualdade de condições de acesso, tema abordado pelo grupo.

Ensino de Física e Matemática na Educação de Jovens e Adultos: desafios e alternativas didáticas
Formação de Professores

Diante da necessidade de alternativas para a construção de um currículo contextualizado, com estratégias de ensino específicas, diferenciadas, principalmente considerando os alunos da Educação de Jovens e Adultos, foi feita pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa com o intuito de ampliar discussões quanto ao ensino de Física e Matemática para tal público, analisando-se propostas didáticas provenientes do Portal de Periódicos da Capes. A pesquisa indicou que há trabalhos com resultados positivos quanto ao envolvimento dos alunos ao utilizar estratégias de aproximação das experiências diárias desses sujeitos na sala de aula.

Plenária dos prosadores

O clima afetuoso do encontro entre Moacyr Scliar, Antônio Torres e o professor de literatura Ítalo Moriconi, que mediou a mesa, aqueceu com uma maciez aconchegante o público que esteve presente na Plenária dos prosadores, do X Congresso da Abralic. Vale a pena conhecer o depoimento destes dois escritores e pensar nos porquês de o livro ser a porta de entrada para um mundo melhor, como nos diz Moacyr Scliar.

A orçamentação como conflito de interesses

Tradução livre do livro de Aaron Wildavsky, The New Politics of the Budgetary Process, second edition, 1992, pp. 1-8. Elaborada por Ana Beatriz Cerbino.

Animais e autômatos na literatura infantil do século XIX

A discussão sobre a segmentação e hierarquização das almas, suas relações com o corpo, com o organismo, é tão antiga como as fábulas, se considerarmos estas últimas como um meio através do qual preceitos morais poderiam ser dados com arte. Utilizar a imagem dos animais para tal fim necessitou de um distanciamento irônico somente permitido aos que já se acharam no direito de apontar na polis os desalmados, os bestializados ou de lembrar aos homens que as "bestas" também sonhavam.

Reflexões sobre a ampliação da escolarização para além da expansão quantitativa
Formação de Professores e Política Educacional

A ampliação das oportunidades educacionais deve representar oportunidades para que todos vivenciem situações favoráveis para a aprendizagem no contexto escolar. Um pressuposto básico sobre o cenário da profissionalização para a docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental é a formação docente continuada.

O ceticismo em Último Capítulo, de Machado de Assis

Publicado pela primeira vez em 1883, dois anos depois de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o conto Último Capítulo integra a segunda fase de Machado de Assis, período que pode ser interpretado, entre outras leituras possíveis, como de amadurecimento da perspectiva cética. Neste artigo pretende-se demonstrar como o referido conto apresenta uma compreensão cética da realidade.

A escrita mecânica e padrão do Enem: um panorama com base no atual ensino de redação no Ensino Médio
Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

A redação ganhou muita importância na formulação e realização do Enem, pois possibilita o alcance de notas altas que podem significar o ingresso no curso superior desejado. Entretanto, esse modelo faz com que sejam criadas estratégias para mecanizar as informações a serem utilizadas na prova, perdendo o aspecto criativo dos jovens.

Personagens-deuses-afros e suas mitologias – em busca das narrativas perdidas na escola
Antropologia, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O respeito à diversidade religiosa deve ser praticado na escola, de modo a criar uma cultura de tolerância; se o Brasil é um país laico, deve preservar e valorizar todas as denominações religiosas, sem preconceito. Uma experiência escolar mostra como isso pode ser feito.

AULAS DE LITERATURA: INTERAÇÕES & LEITURAS

Dada a constante circulação entre linguagens nas aulas de Literatura e a possibilidade de se estabelecerem entre elas laços às vezes aparentemente inusitados, propiciamos aqui um entrelaçamento de linguagens em aulas de Literatura, eclipsando as representações do país na música Brasil, de Cazuza. Se a construção do olhar presente reinterpreta os Brasis que vivemos, criando vários olhares precursores para textos atuais, parece pertinente olhar para as práticas de aulas de Literatura de forma intertextual, criativa e relacional. Por isso a ideia deste texto surgiu da necessidade de registrar e divulgar a experiência vivida no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) 393 Aroeira em Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, em turmas de Literatura do Ensino Médio.