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A nova sala de aula
Paulo Brites
Uma conversa sobre identidade: a partir dos estudos dos cotidianos e literatura
História, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e LiteraturaO cerne principal desta comunicação, após identificação e análise realizada a partir da observação e do material trabalhado em Literatura Brasileira no Ensino Médio, é demonstrar na prática docente alguns dos discursos homogeneizantes que produzem desigualdades e exclusão, principalmente na rede pública estadual de Educação. Os preceitos de desigualdade e exclusão têm sua composição, suas mutações e sua materialização construídos no âmbito dos conflitos presentes nas relações sociais, nas quais ocorre a intervenção de grupos sociais formados em função do seu estrato social, gênero, etnia, língua (com suas variações), cidade/bairro, sexo etc. Esses conflitos vêm sendo fortemente reproduzidos no ambiente escolar em virtude da hegemonia de um pensamento que encara as desigualdades como normalidade, produzindo, com eficácia, a discriminação. Eficácia essa da qual não se pode determinar o grau, já que varia de acordo com o tempo histórico ou a sociedade em que ocorre e outros fatores. Na desigualdade, o aspecto classe tem função predominante, embora a sua eficácia discriminatória dependa de outros aspectos ligados especificamente à etnia e ao sexo.
A contextualização dos direitos humanos na prática pedagógica
Formação de ProfessoresA Educação em Direitos Humanos visa consolidar a prática política democrática, fazendo uma leitura de mundo crítica e libertadora, estimulando a participação dos estudantes e da comunidade.
Concepções espontâneas dos professores sobre o tema Educação Inclusiva à luz dos estudos de Vygotsky
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresO processo educativo inclusivo é essencial para a sociedade e aparece como possibilidade de estender nossa compreensão acerca das diferenças humanas. Nesse sentido, destaca-se a importância de haver no ambiente escolar profissionais capacitados para atender cada criança, a fim de que nenhuma se sinta excluída do processo educacional. No presente estudo foram analisadas as concepções espontâneas de 30 professores participantes de um curso de extensão voltado para a Educação Inclusiva. Utilizamos como instrumento diagnóstico uma atividade denominada atividade de livre associação.
Diálogos entre História e Educação: O ensino de História e a diversidade cultural
O presente artigo visa discutir o ensino de História como uma responsabilidade social, e os problemas que a escola brasileira enfrenta, em virtude da diversidade cultural presente em nosso país e, por conseguinte, não sabe lidar com as crianças e jovens dos estratos sociais mais pobres, constituídos, na sua grande maioria, de negros e mestiços.
Incongruências do Ensino Religioso confessional ofertado no Estado do Rio de Janeiro
História, Sociologia, História da Educação e Cidadania e ComportamentoEste texto faz breve histórico da oferta da disciplina Ensino Religioso no Estado do Rio de Janeiro, propõe articular os conflitos ocorridos no campo do Legislativo advindos da discordância da oferta de Ensino Religioso confessional em uma unidade da federação de um país constitucionalmente laico e sua relação com o reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal desse modelo. Concomitantemente, explicita os resultados e as conclusões de uma pesquisa de campo que buscou compreender as representações dos docentes a respeito do caráter confessional da disciplina nas escolas estaduais do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, visando demonstrar a incongruência do Ensino Religioso confessional ofertado nas escolas públicas estaduais em relação às normativas federais, ao Currículo Mínimo de Ensino Religioso, que é o documento norteador da disciplina e que aponta para o respeito à diversidade cultural e religiosa. Traz ainda as representações sociais dos docentes quanto à aplicabilidade da disciplina em sala de aula.
Projeto político-pedagógico como instrumento de planejamento e avaliação das ações educacionais das escolas públicas
Avaliação, Instituição Escola e Política EducacionalO presente artigo tem como objetivo analisar como o projeto político-pedagógico (PPP) pode ser um instrumento de planejamento e avaliação das ações educacionais com foco na melhoria das decisões e resoluções dos problemas escolares. O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica exploratória, com caráter qualitativo, que se justifica na medida em que o PPP é um instrumento de gestão e participação da comunidade escolar. Como resultado, constatou-se que o projeto político-pedagógico tem como função orientar o trabalho desempenhado nos diversos segmentos escolares.
A coordenação pedagógica no contexto brasileiro: da supervisão à coordenação pedagógica
Formação de Professores, História da Educação e Instituição EscolaEste trabalho tem como objetivo conhecer os aspectos históricos e legais da coordenação pedagógica no Brasil. Para tanto, é apresentada uma síntese do percurso histórico enfocando o trabalho desde a supervisão até a coordenação pedagógica. O resultado mostrou um processo em que a gestão do trabalho pedagógico escolar foi baseada em uma concepção de fiscalização e controle das práticas docentes; somente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação surgiram novas indicações direcionadas aos aspectos propriamente pedagógicos, ressignificando sua atuação na Educação brasileira.
A formação de professores em debate: a experiência da formação continuada de professores de Geografia da Fundação Cecierj
Formação de ProfessoresEste artigo discute o processo de formação continuada de professores/as de Geografia, com base na experiência em cursos de formação continuada a distância oferecidos para professores da rede pública. É abordada a EaD, como modalidade cada vez mais difundida em nossa sociedade, ganhando especial atenção no período de isolamento social, em virtude da pandemia causada pelo SARS-CoV 2. Desse modo, apresentaremos o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como importante metodologia que tem a capacidade de suprir possíveis lacunas na formação inicial desses profissionais, bem como a sua importância na sua formação continuada e em serviço.
Aplicação do modelo rotação por estações como forma de verificação qualitativa de aprendizagem
Matemática, Avaliação, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEste estudo analisa o uso de metodologias ativas no ensino de Matemática, focando na rotação por estações como estratégia recreativa aplicada em uma escola pública de Manaus/AM. As estações incluíram xadrez, dominó de operações, cubo mágico e Kahoot. A pesquisa utilizou a observação participante e a coleta de dados sobre a percepção dos professores. Os resultados indicaram que o modelo é viável no ensino de Matemática, favorecendo a interação natural dos alunos e permitindo o diagnóstico de dificuldades de aprendizagem. A continuidade no estudo de metodologias ativas é essencial, dado o crescente uso de novas ferramentas.