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Importância e contribuições dos programas institucionais de formação de professores na percepção dos licenciandos do IFMT
Formação de ProfessoresO objetivo deste estudo é compreender as contribuições dos programas institucionais de formação de professores (Pibid, PID e PRP) pela percepção dos estudantes bolsistas do IFMT – Câmpus Confresa. É uma pesquisa de campo qualitativa, cujos dados foram coletados e analisados em quatro grandes categorias: 1) motivação e expectativas em participar dos programas, 2) importância dos programas, 3) contribuições com a formação docente e 4) os desafios e avaliação da experiência. A análise dos resultados indica que os programas são considerados importantes para a inserção na rotina da escola.
Aprendizagem colaborativa e Taxonomia de Bloom em sala de aula
Formação de ProfessoresEste texto reflete sobre a aprendizagem colaborativa aliada à Taxonomia de Bloom. Seu objetivo está na definição desses conceitos, buscando alinhá-los à prática do uso das tecnologias como auxílio para os estudos na sala de aula. Utilizou-se pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Seu referencial teórico aporta-se em pesquisadores que buscam definir os conceitos de forma objetiva e com precisão. Apresentando uma prática colaborativa embasada nesses conceitos, o texto propõe-se a pensar a escola como espaço de ensino e de aprendizagens para melhorar competências e habilidades para o desenvolvimento cognitivo e afetivo.
A utilização de simuladores virtuais na disciplina Automação Industrial
FísicaEste estudo caracteriza-se como relato de experiência com a utilização do software simulador virtual FluidSim como recurso pedagógico na disciplina Automação Industrial do curso técnico subsequente em Eletrotécnica do Câmpus de Porto Velho, em Calama. A simulação computacional tem sido bem empregada como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem de Pneumática, Eletropneumática e controladores lógicos programáveis devido às muitas vantagens que esses tipos de software possuem. A sua utilização proporcionou maior dinamismo ao curso e maior interação entre o professor e os grupos de estudantes.
Análise de redação adaptada e não adaptada para alunos surdos
Educação Especial e InclusivaEste artigo apresenta reflexões sobre o processo de escrita de um aluno surdo do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Por meio de análise qualitativa, foi proposto ao educando um tema para redação em duas circunstâncias diferentes: a primeira sob um comando textual seguido da produção de uma redação; a segunda, o mesmo texto foi proposto, com o apoio de algumas imagens, seguido de outra redação, sempre acompanhado do intérprete de Libras. Observou-se que o aluno surdo apresenta muita dificuldade em compreender o texto apresentado ao transcrever sua redação. Considera-se que há independência sintática entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa, e essas diferenças linguísticas devem ser levadas em consideração pelo professor ao analisar os textos escritos por alunos surdos.
O ensino entre a teoria e a prática: a arte e a arquitetura em foco
Educação ArtísticaAs construções arquitetônicas são uma expressão de arte, pois têm características simbólicas variadas; sendo assim, podem ser trabalhadas e estudadas nas disciplinas de Artes e provocarem atividades interdisciplinares, além de possibilitarem a integração entre teoria e prática com o estudo dos estilos e a confecção de maquetes.
A relevância da introspecção do narrador nos personagens de “Vidas Secas”: uma contribuição com a prática docente de Literatura Brasileira no Ensino Médio
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho analisa o foco narrativo do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, com o propósito específico de identificar a relevância da introspecção do narrador ao retratar pensamentos e sentimentos das personagens, a fim de conhecer a sua perspectiva sobre o Homem psicológico constituinte de cada um deles. O estudo levou à constatação de que o recurso da introspecção se faz relevante por revelar não só o ponto de vista do narrador acerca do seu íntimo, mas possibilitar o conhecimento do íntimo das personagens, contribuindo para a ampliação da visão do leitor a respeito das realidades diversas sobre as quais a existência humana se constrói.
Breve histórico da criança no Brasil: conceituando a infância a partir do debate historiográfico
Antropologia, História e Cidadania e ComportamentoVários autores analisam a criança como sujeito histórico; neste trabalho são abordados alguns estudos essenciais para a análise das condições e do contexto da infância no Brasil, desde o período colonial até os primeiros anos da República.
A introdução das vivências do voleibol no Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula e Educação FísicaEste trabalho tem como objetivo apresentar o voleibol aos estudantes do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental, tendo como margem a construção do conhecimento e a interação entre os alunos, respeitando as possibilidades de cada um. Entre os objetivos específicos foram discutidas: a prática do voleibol lúdico na escola e suas possibilidades como conteúdo da Educação Física e instrumento esportivo aos estudantes para a descoberta de suas capacidades e habilidades motoras. Essas questões devem ser trabalhadas com o intuito de fazer o aprendiz confrontar-se com os conhecimentos do senso comum em comparação ao conhecimento científico.
O projeto político-pedagógico e a igualdade de condições para acesso e permanência na escola
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma síntese reflexiva do processo de construção de um texto coletivo, proposto pelo Curso de Extensão da Fundação Cecierj, na área de Prática Docente/Cognição. A produção do texto ocorreu por meio da ferramenta Wiki, um software colaborativo, que permite a edição de textos por diversos usuários, disponibilizado na página do curso, utilizando a plataforma Moodle. Na disciplina discutiram-se, de modo geral, questões pertinentes ao papel do docente na organização escolar, focando especialmente a perspectiva da gestão democrática. A elaboração de um projeto político-pedagógico (PPP) assumiu lugar de destaque nos fóruns de discussão e no próprio Wiki e buscou-se compreender os seus significados, a sua importância para os espaços escolares, concomitantemente às reflexões sobre alguns de seus pressupostos básicos: a valorização da classe docente, a qualidade dos serviços oferecidos e a igualdade de condições de acesso, tema abordado pelo grupo.
Função quadrática: uma análise da aprendizagem em tempos de pandemia numa escola pública do Distrito Federal
Avaliação e Educação a DistânciaO ensino de Matemática passou por várias mudanças impostas pela pandemia da covid-19, gerando dificuldades para professores e alunos. Neste trabalho, realizou-se uma investigação, por meio de um questionário online, com um grupo de estudantes de uma escola pública de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) sobre a aprendizagem de funções quadráticas no período da pandemia. Foram observadas algumas lacunas na aprendizagem desse conteúdo como consequência das alterações impostas nesse período. Os gestores devem priorizar, então, mecanismos que auxiliem professores e alunos a diminuir os impactos negativos na aprendizagem do conteúdo de funções quadráticas.