Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Super Trunfo Microbiológico: a proposta de um jogo para facilitar a aprendizagem de Microbiologia e Imunologia no Ensino Médio
Saúde e Biologia e Biociências

O presente artigo possui como principal objetivo a proposta de um jogo aos alunos do Ensino Médio, com a temática de Microbiologia, seguindo o modelo do jogo de cartas Super Trunfo na versão original britânica denominada Top Trumps, distribuída no Brasil pela Grow. No jogo, os alunos têm acesso a um repertório de cartas com informações valiosas acerca dos microrganismos patogênicos, que poderão ser conquistadas pelos jogadores por meio de informações comparativas. Vence o jogo a equipe que conseguir conquistar o maior número de cartas. O jogo poderá servir como valioso meio educativo.

Entrevista a uma graduanda de Pedagogia

Há quanto tempo realiza pesquisas sobre a formação de leitores? O que a motivou a isso?

Reflexões sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil: uma perspectiva a partir da Literatura Infantil
Educação Infantil, Folclore e Datas Importantes e Política Educacional

Este artigo apresenta discussão bibliográfica sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil por meio da perspectiva da Literatura Afro-Brasileira como forma de aplicabilidade da Lei nº 10.639/03. A partir da implementação dessa lei, as escolas de Educação Básica assumiram a responsabilidade de reformular currículos e propor práticas pedagógicas voltadas ao ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. É notória a dificuldade e/ou falta de formação por parte dos professores para a aplicabilidade do que está expresso na lei, e a Literatura Infantil se mostra uma potente ferramenta educativa.

Recursos digitais aplicados na Educação Infantil
Educação Infantil

O objetivo deste projeto é realizar uma pesquisa de campo com professores da Educação Infantil em escolas públicas do município de Aperibé, no interior do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa visa conhecer a realidade das escolas por meio do mapeamento da infraestrutura das unidades, como salas de aula e laboratórios, além de abordar as metodologias e as práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino-aprendizagem e o posicionamento dos professores em relação à utilização de recursos digitais como ferramenta de auxílio para suas atividades pedagógicas.

De Erico Veríssimo para Clarice Lispector

No ano do centenário de nascimento de Erico Verissimo escolhemos alguns escritores que também nasceram neste mês para homenageá-los - tanto Erico como os outros. Foi também uma forma de agrupar nesta homenagem por período mais uma grande escritora que também nasceu - 10 de dezembro de 1920 - e morreu 9 de dezembro de 1977 neste mês: Clarice Lispector (coincidentemente a minha predileta). Quer dizer: dezembro tem muito a nos oferecer em termos de datas marcantes com fatos envolvendo esses dois escritores.

Alfabetização científica e a experimentação investigativa: proposições e contributos para Educação Ambiental
Formação de Professores

Este estudo tem por objetivo apresentar uma abordagem didática articulada a uma sequência de ensino investigativa (SEI) para proposições e contributos à Educação Ambiental no ensino de Ciências. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica focada em referenciais e periódicos da área. Os resultados destacam possibilidades da proposta apresentada como alternativa para superação das fragilidades elencadas em práticas de ensino de Ciências para alcançar consonância com os objetivos da experimentação investigativa.

Estratégias de diretores e professores e a qualidade da educação pública no Estado do Maranhão
Avaliação

O presente artigo apresenta um estudo que objetivou investigar as ações de diretores escolares e professores em prol da qualidade da educação pública. Em uma abordagem de pesquisa qualitativa adotou-se como metodologia: pesquisa documental, questionário e entrevista semiestruturada, tendo como participantes da pesquisa primordialmente os professores de Português e Matemática do 5º ano de escolas públicas estaduais situadas em dois municípios maranhenses que tiveram os resultados do Ideb crescentes ou iguais em relação à meta projetada nas edições de 2007 e 2011.

Fantasias no Ibirapuera

Duas ou três vezes por semana, tento achar tempo para andar durante uma hora, preferencialmente bem cedo na parte da manhã, no lindo Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. É sempre uma oportunidade para fazer o óbvio benéfico exercício físico, e também para recarregar minhas "pilhas" emocionais e espirituais, vendo as bonitas árvores e arbustos, os cisnes e gansos perto do lago, e pondo a minha imaginação para trabalhar.

Aproveitamento energético do biogás a partir de resíduos sólidos
Química

Os resíduos sólidos passaram a constituir um problema no mundo a partir da Revolução Industrial, quando começou a produção em larga escala. Hoje, com o significativo crescimento populacional das grandes cidades, onde os indivíduos mantêm padrões de consumo insustentáveis de produtos pouco duráveis, aumentaram muito tanto a quantidade quanto a diversidade desses resíduos.

Valorizando as diferenças: vivências pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

Este relato de experiência descreve as observações, vivências e uma intervenção pedagógica realizada em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino do município de São Miguel do Guamá/PA.