Biblioteca
Filtrar os artigos
Uma reflexão inicial sobre a mediação pedagógica em um curso online para professores de Matemática
Para dar apoio à implementação do novo currículo de Matemática, ocorrida em fevereiro de 2011, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro estabeleceu uma parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj), para elaboração e implementação de um Programa de Formação Continuada para Professores de Matemática.
Ensino da Língua Inglesa na interface da Cidade Educadora: uma pesquisa do tipo estado da arte
Língua EstrangeiraEste trabalho é um recorte de uma pesquisa realizada no âmbito do mestrado em Educação que tem como objeto de estudo o ensino da Língua Inglesa na etapa do Ensino Médio e sua relação com a cidade como espaço educador, alinhando-se com o conceito de cidades educadoras. O problema de pesquisa que orienta este estudo consiste em averiguar o que as pesquisas acadêmicas presentes no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) revelam sobre o ensino da Língua Inglesa na etapa do Ensino Médio na interface com a cidade enquanto espaço educador.
Estratégias de ensino-aprendizagem em concepção freiriana para o retorno presencial às aulas na transpandemia de covid-19: estudo de caso do município de Belém/PA
Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEste trabalho é fruto de uma construção coletiva a partir de estudos, vivências e gestão da aprendizagem e formação de professores na Secretaria Municipal de Educação de Belém e, consequentemente, sua rede de ensino. A partir de 2021, a gestão municipal dessa metrópole da Amazônia decide atender aos preceitos propostos por Paulo Freire em suas concepções de Pedagogia Libertadora, neste cenário transpandêmico. Para tal, explicita-se e extrapola-se parte de um dos documentos produzidos na secretaria municipal, com o intuito de proporcionar maior arcabouço de estratégias, metodologias e ferramentas que promovam ensino-aprendizagem de qualidade.
Oficinas pedagógicas como práticas agroecológicas
Vivências de Sala de AulaO presente artigo tem por objetivo avaliar a potencialidade da oficina pedagógica como estratégia de ensino-aprendizagem em relação às práticas agroecológicas. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, principalmente em artigos científicos. Os resultados obtidos mostram que as práticas utilizadas nas oficinas promovem importantes ações de satisfação, reflexão, sensibilização e conscientização a respeito da importância da Agroecologia. As oficinas pedagógicas agroecológicas incentivam os participantes a se reconectar com a natureza e a compreenderem a importância de preservar e respeitar os ecossistemas.
Resenha do texto “O conhecimento sobre a linguagem”
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e LiteraturaO texto “O conhecimento sobre a linguagem”, de Guimarães e Orlandi, é integrante de um conjunto de textos que fazem parte da coleção “Introdução às Ciências da Linguagem”. A obra é composta por uma introdução e seis seções, direcionando-se a todos os estudiosos da linguagem, pesquisadores e professores de línguas – materna e estrangeiras –, com o propósito de orientar a percepção sobre a interpretação dos fenômenos linguísticos. Para o docente, o trabalho é de suma relevância, pois elucida sobre a influência dos pressupostos teóricos-metodológicos das Ciências da Linguagem ao longo do tempo.
Compreendendo a soma de frações com Amoeba, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica
MatemáticaO presente texto apresenta um recurso elaborado para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de operações com frações. É sabido que esse processo, em especial da sua soma (e, consequentemente, da subtração por sua natureza ser compartilhada), tem apresentado dificuldades, o que demanda a elaboração de novas abordagens para a promoção de sua aprendizagem. Para a elaboração do material que propomos, utilizamos a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), que dá suporte a diversos estudos que visam compreender a forma como as pessoas constroem o conhecimento matemático. Essa teoria tem relação com a representação, o tratamento e a conversão de conceitos matemáticos. Na TRRS, o foco deve estar no aprendiz, o que subordina o objeto a ser ensinado à cognição dele, que se liga às questões de representação. Como conclusão, entendemos que o material proposto atende às necessidades que destacamos e que pode ser um auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de soma de frações.
O estudo do eletromagnetismo utilizando o anime Dr. Stone como ferramenta didática
FísicaEste trabalho tem como objetivo utilizar anime como recurso didático no ensino de eletromagnetismo, tendo em vista que a utilização de recursos audiovisuais auxilia o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a compreensão de conteúdos por meio de metodologias mais interativas. Para alcançar os objetivos propostos, elaborou-se uma sequência didática a fim de organizar as atividades e os conteúdos programáticos em treze aulas, tendo como proposta trabalhar o anime como material didático na discussão de conhecimento científico abordado no episódio em questão, com o intuito de aprender a discutir sobre ciência de modo mais interativo e mostrar, em uma exibição de animação, a utilidade do saber científico. Utilizou-se o anime Dr. Stone para discussões de conceitos físicos de eletromagnetismo; espera-se, além de desenvolver as habilidades que a BNCC cita em seus documentos oficiais, que a metodologia proposta possa contribuir de forma significativa na aprendizagem dos discentes e demonstrar ao corpo docente novas possibilidades de abordagens de conteúdos de Física.
A importância dos estudos de Psicologia para detectar transtornos que causam efeitos negativos na aprendizagem e no convívio escolar dos discentes
Psicologia, Formação de Professores e Instituição EscolaA Psicologia pode contribuir com a escola, sendo útil para educadores detectarem problemas psicológicos que atrapalhem o processo de aprendizagem dos discentes na sala de aula. O estudo realizado sintetiza informações sobre a influência que distúrbios psicológicos podem causar aos alunos, baseando-se na revisão de literaturas e na experiência de pesquisa dos autores. Neste ensaio, demonstra-se como a Psicologia pode ser utilizada para que professores possam distinguir problemas causados por aspectos externos e internos, contribuindo para a tomada de melhores atitudes para resolver problemas que possam aparecer na escola.
Educação Ambiental por meio de vídeos
Computação e TecnologiasUma seleção de vídeos que podem ser utilizados para abordar questões de sustentabilidade e tratamento de lixo. Uns com humor, outros com desenhos, outros com críticas...
A relevância histórica de Fédora do Rego Monteiro para o movimento modernista brasileiro e sua atuação nas artes em Pernambuco
História, Artes Plásticas e Educação ArtísticaEste artigo explora a relevância do trabalho da pintora Fédora do Rego Monteiro para o desenvolvimento do modernismo em Pernambuco durante as primeiras décadas do século XX. A pesquisa foi realizada com análise bibliográfica qualitativa do movimento modernista e do papel desempenhado por Fédora. Ao lado de seus irmãos, ela contribuiu para colocar Recife no mapa nacional do movimento artístico modernista enquanto ganhava reconhecimento (inter)nacional por suas pinturas. A pintora também envolveu-se com a educação artística ao fundar a Escola de Belas Artes do Recife, o que possibilitou o surgimento de novos artistas na região.