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A mulher seminua e o ódio ao Ocidente

No texto "A guerra de três mundos", tentei mostrar como a Irmandade Muçulmana, criada em 1928 por Hassan Al-Banna, lançou as bases teóricas do terrorismo islâmico contemporâneo, ao estabelecer que é obrigação de todo muçulmano lutar, sem medo da morte, para que o islamismo volte a um idealizado estado de pureza dos tempos do Profeta. Com o slogan "a morte na luta por Deus é a nossa grande esperança", o objetivo do grupo era reviver o califado, com a reunião de todas as nações muçulmanas reconvertidas. Apesar da repulsa ao Ocidente, a Irmandade acenava, porém, até o fim da década de 1940, com uma espécie de compromisso. No manifesto "Na direção da luz", Al-Banna disse: "As pessoas imaginam que a nossa maneira muçulmana de viver nos desconecta do Ocidente. E isso só serve para perturbar nossas relações políticas com eles justamente agora que estávamos para estabelecê-las. Nada é mais fantasioso. Porque os porta-vozes do Ocidente sempre disseram que todas as nações são livres para estabelecer seus próprios caminhos, desde que não infrinjam os direitos dos outros". Mas tudo isso iria mudar ainda na década de 50, com a aparição de Sayyid Qutb, principal ideólogo da Irmandade depois do assassinato de Al-Banna pelos agentes secretos do governo egípcio. Na verdade é Qutb, e não Al-Banna, quem é hoje o principal mentor dos atuais terroristas.

Educação: Quantidade x Qualidade (Educar-se é Aprender a Pensar)

Um dia virá em que só se terá um único pensamento: a educação.

Produção de papel-semente: uma alternativa para desenvolver a Educação Ambiental no meio escolar
Ecologia e Meio Ambiente

O presente estudo abordou a prática pedagógica de produção de papel-semente a partir do papel reciclado como forma de desenvolver a Educação Ambiental no contexto escolar, demonstrando a importância da reciclagem do papel para reduzir a geração de resíduos sólidos e tornar a escola um ambiente mais sustentável. O trabalho foi desenvolvido por alunos de uma escola pública de Ensino Médio em Tempo Integral na cidade de Penaforte/CE. A produção do papel-semente ocorreu reciclando o papel descartado nas salas e com peneira, balde, esponjas, panos, liquidificador, papel e sementes de uso culinário.

Aspectos gerais da ginástica para a Educação Física Escolar
Educação Física

A ginástica competitiva é considerada de pouco acesso à escola, por ter muitas vezes o tratamento voltado para alunos de alto rendimento. Para ter sucesso nas aulas de Educação Física, a ginástica deve ser tratada de forma lúdica e criativa.

A formação do docente da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina/MG
Formação de Professores

Este estudo visou conhecer o perfil dos docentes de duas escolas da Rede Estadual de Educação Profissional de Minas Gerais sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, especialmente no que se refere à formação acadêmica e à habilitação para ministrar disciplinas dos cursos técnicos. A autora é analista educacional da equipe pedagógica da SRE Leopoldina e analisa a Resolução SEE-MG nº 3.435/17.

O passado fora do seu contexto: a estética retrô no cinema

Podemos dizer que vivemos no verdadeiro momento da sociedade de imagem, segundo Jameson (2006). E essa sociedade calcada nas imagens faz parte do que Kellner denominou “cultura de mídia” (Kellner, 2001, p. 9). Essa cultura de imagem tem como objetivos principais explorar a visão e a audição das audiências pelos vários meios de comunicação – jornais, revistas, rádio, televisão, cinema – e veicular símbolos que ajudam a constituir uma cultura comum para a maioria das  pessoas em várias regiões do mundo, na tentativa de criar identidades nas quais os indivíduos se inserem ou não, numa espécie de cultura global. Logo, nesse contexto, é importante ressaltar a centralidade da questão cultural no debate contemporâneo (Hall, 1997).

Contos mitológicos no ensino de Astronomia: uma abordagem inovadora para discussão dos planetas do Sistema Solar
Física

O emprego dos contos mitológicos gregos que tratam dos deuses que dão nome aos planetas do sistema solar foi a estratégia utilizada para levar os alunos a conhecer um pouco mais profundamente esses astros celestes. A pesquisa aplicada após a oficina mostrou resultados bastante positivos para essa atividade.

Ensino de língua materna: uma reflexão metalinguística
Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Professores de Língua Portuguesa têm sofrido, desde há muito, com críticas acerca das dificuldades e fracassos escolares no âmbito da leitura e produção de texto. Tais problemas são creditados, quase impiedosamente, na conta dos mestres encarregados pelo ensino de língua. As críticas, na maioria das vezes, são embasadas no fato de os profissionais ensinarem, no decorrer das aulas, as regras da gramática normativa. Por outro lado, os professores se encontram repletos de dúvidas a respeito da correção, ou não, de suas práticas pedagógicas. Sendo assim, este artigo tem o objetivo de discutir a relação entre o ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa e o fracasso apresentado pelos alunos em relação à leitura e à produção e interpretação de textos.

A importância da literatura infantil para crianças com TDAH
Educação Especial e Inclusiva

Abordar-se-á nesta pesquisa o que é o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); na ocasião, será feita a sua contextualização, desde a origem do problema até os dias atuais, assim como as implicações no âmbito escolar ainda com enfoque em seus principais precursores, com o objetivo de analisar a importância da literatura infantil na formação de crianças com TDAH na Educação Infantil e Alfabetização dos quatro aos seis anos. Dentre os objetivos específicos, destaca-se refletir o contexto histórico do TDAH, ou seja, em que momento ele surgiu na sociedade, chegando à denominação de hoje.

O ensino de Língua Portuguesa na Educação de tempo integral no Estado de Goiás: da descontextualização gramatical a um ensino contextualizado que faça sentido
Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho, que tem apoio da Capes, objetiva tratar do ensino de Língua Portuguesa na educação de tempo integral. O ensino de língua materna tem se pautado em regras soltas e fragmentadas e nem sempre respeita a bagagem de mundo que o aluno possui nem seu contexto sociocultural. Há técnicas mais simples e eficazes para trabalhar a língua, tendo em vista que é primordial usar conteúdos mais dinâmicos e lúdicos para cativar a atenção do aluno.