Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
O professor e o ensino remoto: tecnologias e metodologias ativas na sala de aula
Formação de Professores

O presente estudo tem como objetivo analisar até que ponto os professores estão preparados para lidar com esse “novo normal” ou mesmo com o ensino remoto. Para tanto, outras questões são consideradas a fim de nortear as possibilidades de respostas: como trabalhar as metodologias ativas no Ensino Remoto? Quais os desafios enfrentados pelo professor no uso de ferramentas tecnológicas? Quais as vantagens e quais as desvantagens? Optamos neste estudo por refletir sobre a necessidade de compreender que o professor precisa usar metodologias ativas e tecnologias digitais, transformando as aulas em experiências de aprendizagem significativa.

Paródias e videoclipes como recurso didático na aprendizagem significativa do conteúdo da tabela periódica
Química

Fazer paródias e videoclipes foi uma forma diferenciada de estudar os elementos da tabela periódica de maneira contextualizada, despertando o interesse dos alunos e valorizando as vivências que eles trazem para a escola.

Relação entre saúde física e emoções positivas na aprendizagem: aspectos gerais e perspectivas para o cenário educacional
Saúde, Formação de Professores, Instituição Escola, Educação Física e Política Educacional

Este artigo aborda a relação existente entre saúde física e emocional no âmbito educacional, havendo, portanto, necessidade de maior entendimento sobre esses assuntos, que se fundamentam em três pontos principais: saúde física, emoções positivas e perspectivas para o cenário educacional. Sabemos que os desafios encontrados atualmente no que se refere à socialização e à capacidade de enfrentar os obstáculos impostos pela sociedade na questão emocional e no processo de aprendizagem são enormes e a escola precisa se ressignificar a cada dia.

A percepção docente sobre a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

O trabalho possui como objetivo compreender como o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental utiliza a Educação Física em sua prática pedagógica no ambiente escolar. O método utilizado foi o de abordagem qualitativa/descritiva. O participante foi um docente uma escola pública do município de Floriano/PI. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário semiestruturado. O procedimento de análise dos dados utilizado foi a Hermenêutica de Profundidade. Pelos resultados obtidos, constata-se que a Educação Física ainda é associada à saúde do corpo e que o futebol e o vôlei são as principais formas de avaliação utilizadas na atividade física.

Educação Ambiental e o projeto político-pedagógico na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul
Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo objetiva discutir os resultados do levantamento qualitativo da presença da Educação Ambiental (EA) nos projetos político-pedagógicos (PPP) de duas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Assim, obteve-se como resultado: das 345 escolas da rede estadual, 41 não possuem nenhum dos termos selecionados em seus PPP; 304 escolas mencionam algum dos termos: Meio Ambiente (339), Educação Ambiental (171), Sustentável (160), Sustentabilidade (134) e Socioambiental (82). Desse modo, ambos os documentos apresentam propostas pouco aprofundadas acerca da temática.

Ler para quê?

Desde que a pedagogia passou a se preocupar efetivamente com o aluno (e não apenas com o conteúdo da matéria e com a passagem de conhecimento, sem se importar com a qualidade desse conhecimento), existe uma questão incômoda nas salas de aula: o livro a ser escolhido para leitura.

Reflexões sobre "Pedagogia da Autonomia": análise crítica e comparativa do pensamento de Paulo Freire com o de outros autores
Instituição Escola

Esta resenha do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, faz análise crítica de seu pensamento em comparação com outros renomados educadores. O autor apresenta um conteúdo voltado à reflexão da prática educativo-progressista e à formação docente, deixando claro que, durante seu discurso, defenderá a causa dos excluídos. O conteúdo é otimista, mas não ingênuo ou de esperança vã. Ele combate a ideologia neoliberal, capaz de imobilizar, negar e amesquinhar o indivíduo como gente. Apesar de o conteúdo tratar de educadores progressistas, alguns dos saberes também se enquadram aos conservadores.

O universo virtual como conteúdo de trabalho em sala de aula: relatos de experiência
Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de Aula

Os trabalhos com as tecnologias nas escolas devem ir além do simples operacional na utilização de mecanismos práticos e de acesso à internet. Eles devem possibilitar a reflexão sobre posturas e comportamentos sobre o que é publicado nas redes, problematizando as suas consequências. Neste documento, apresentamos duas iniciativas realizadas em nossa prática educativa; nelas, os conteúdos virtuais são veiculados nas plataformas digitais como focos de trabalho, com o intuito de melhor pensar a forma como nos comportamos em determinados espaços virtuais de comunicação.

Prática investigativa: um relato de experiência acerca do ensino de Ciências na Educação Infantil
Educação Infantil

O presente trabalho relata uma prática docente realizada com o objetivo de promover a aprendizagem em Ciências com crianças na faixa de três e quatro anos de um Centro Municipal de Educação Infantil situado no norte do Estado do Paraná. A prática investigativa foi desenvolvida de acordo com os pressupostos da BNCC e consistiu na introdução à temática de germinação por meio de uma história narrada. Posteriormente, os estudantes construíram e acompanharam o processo de germinação das sementes atrelado a fenômenos naturais. A prática possibilitou a valorização da experiência no processo de ensino-aprendizagem.

A importância do uso de ferramenta digital para acompanhamento sistemático do processo ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Vivências de Sala de Aula

Neste momento de pandemia e distanciamento social, a fim de não perder o foco nem interromper o ritmo de aprendizagem de nossos alunos, procuramos realizar ações que visem acompanhar na íntegra o processo de ensino-aprendizagem de forma segura e eficaz. A alternativa encontrada foi o uso intensivo de ferramentas digitais diversificadas pelos docentes, associadas às abordagens teóricas e às ações de acompanhamento da equipe pedagógica e da Orientação Educacional, possibilitando um processo de ação-reflexão permanente e ajustes durante o processo.