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Educação Física escolar e o "quarteto fantástico": afinidade ou comodismo?
Educação Física e Política Educacional

O presente artigo é uma pesquisa descritiva observatória realizada durante um estágio supervisionado em Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados/MS. O objetivo do trabalho foi analisar a evidência dos conteúdos aplicados nas aulas de Educação Física escolar. Diante disso, foi analisado que os professores atentam apenas a modalidades esportivas, deixando de lado demais conteúdos previstos bem como lutas, ginástica, dança, jogos e brincadeiras. O que foi percebido é que, além de trabalhar apenas esporte, os professores têm se limitado ao quarteto fantástico (basquetebol, futsal, handebol e voleibol), por afinidade à modalidade ou simplesmente falta de vontade de sair da zona de conforto.

O protagonismo do aluno em projetos interdisciplinares: o Eixo Integrador da Rede SESI/SP de Educação Básica
Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo analisa o papel de protagonismo do aluno em projetos da proposta curricular chamada Eixo Integrador da Rede SESI/SP de Educação Básica. Com base em estudo do tipo etnográfico em educação, as residentes-pesquisadoras realizaram trabalho de campo observando e participando dos projetos, para depois fazer entrevistas e colher dados. Feitos esses procedimentos, somados a leituras e discussões teóricas sobre Paulo Freire, interdisciplinaridade e metacognição, o trabalho foi redigido com o docente-orientador a partir dos momentos de orientação da Residência Educacional.

Entre práticas e teorias: Subprojeto Letras/Português sob o olhar dos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFPI
Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este estudo tem como objetivo retratar como foi concebido, concretizado e desenvolvido o Subprojeto Letras/Português, do Programa de Residência Pedagógica da UFPI. Foi realizada análise documental dos relatórios de residentes de escolas-campo, de modo a conhecer suas avaliações e pontos de vista. Como pressupostos teóricos, utilizamos autores que postulam a importância da articulação entre práticas e teorias para a formação inicial de professores. Verificamos que a experiência foi bem-sucedida na aproximação da teoria à prática; a articulação foi favorecida por um trabalho conjunto e plural entre todos os atores que fazem o PRP da UFPI e pela receptividade positiva dos que atuam nas escolas-campo.

Avaliação institucional e a gestão democrática na escola pública: um diálogo no município de Alagoinhas/PB
Instituição Escola

A escola cumpre uma finalidade coletiva, social, cultural e pública. Apresenta elevado grau de importância para a comunidade e para a sociedade que a mantém. A observação foi desenvolvida em três escolas municipais com equipe gestora. Para que a avaliação institucional de fato se efetive nas escolas e possa realmente se configurar como um tipo de avaliação formativa, deverá ser assumida pelas redes de ensino e pelas unidades escolares.

Pierre Lévy e a semântica global

Quando a Europa se voltou para o que viria ser a América, o velho continente já havia estabelecido uma sociedade funcional entre seus países. França, Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e outras nações já trabalhavam de maneira conjunta para a expansão de seus impérios. Mas não esperavam ter que lidar com novas sociedades e linguagens tão díspares do outro lado do Oceano Atlântico. Tupinambás, iroqueses, incas, astecas, maias, guaranis e outros povos viviam em sociedades distintas, havia pouca ou nenhuma interação entre elas e a maioria foi dizimada após a chegada de espanhóis, portugueses, holandeses, franceses e ingleses. O Novo Mundo começou assim: visto pelos europeus como novo, apesar de já existirem civilizações de milhares de anos vivendo aqui.

Hotel Medea e o Teatro Gargarullo

No célebre ensaio sobre a posição do narrador no romance contemporâneo, publicado em Notas de Literatura I, pela Editora 34, Theodor Adorno compara o romance tradicional ao palco italiano do teatro burguês. O conforto desse tipo de teatro equivale, na literatura, àquele narrador atento, comentador dos acontecimentos, e garante ao público uma segurança que é colocada em xeque na modernidade. Na literatura, ainda que uns e outros se recusem a abandonar essa segurança, a consciência de uma subjetividade diferente da de nossos antepassados se faz presente. O teatro, no entanto, parece ter demorado um pouco mais para expressar os efeitos dessa consciência, evidenciada, segundo Adorno, pela violência da relação estreita entre forma e sentido.

Ensino de História: uma reflexão sobre materiais e métodos de ensino
História, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O ensino de História, assim como o de outras áreas do conhecimento, necessita de métodos e materiais que proporcionem prazer ao aluno em aprender, que chame a atenção dos mesmos, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. Sendo este trabalho realizado a partir de pesquisa bibliográfica, o mesmo se propôs a identificar e caracterizar alguns métodos e materiais utilizados ou a serem utilizados no ensino de História, tais como o livro didático, o cinema, imagens, a memória, entre outros. Para a formação plena do cidadão, formação esta que permita ao ser humano ser capaz de conhecer, saber que conhece, que seja capaz de trabalhar e modificar o mundo, se faz cada vez mais necessário o uso de técnicas pedagógicas que façam com que as informações passem a ser transmitidas de diversas formas e o conhecimento se torne cada vez mais abrangente.

Institutos jurídicos e pedagógicos do atendimento individualizado e inclusivo para alunos neurodiversos
Direito e Educação Especial e Inclusiva

Esta pesquisa bibliográfica com uso do método dedutivo faz uso de fontes primárias e secundárias para sua realização, a fim de responder às seguintes perguntas: quais os institutos jurídicos e pedagógicos de atendimento individualizado e inclusivo para alunos neurodiversos no âmbito da Educação Básica? Qual a fundamentação legal de cada um deles? Esses institutos são o estudo de recuperação, o atendimento individualizado, o atendimento pedagógico e/ou psicológico (atendimento educacional especializado), os encaminhamentos e/ou orientações para os genitores, a adaptação curricular, o plano de ensino individualizado e o profissional de apoio.

A construção e lançamento de foguetes como estratégia potencial na busca pela inclusão escolar
Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo busca compreender a utilização da gamificação na construção e no lançamento de foguetes. Esse uso é um meio de inclusão escolar para proporcionar aulas mais atraentes e produtivas. O objetivo é beneficiar alunos com alguma deficiência a trabalhar em equipe, minimizando suas dificuldades e potencializando as suas competências. Utilizamos a pesquisa bibliográfica para embasamento teórico do trabalho. A inclusão escolar com o uso da gamificação de foguetes pode ser poderosa ferramenta educacional no engajamento e no aprendizado de todos os alunos, independentemente de suas habilidades e capacidades.

A educação é o melhor presente que podemos oferecer aos filhos
Avaliação e Educação Infantil

O reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos alunos, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências cultuais e sociais, para assim ajudá-los a vencer os obstáculos presentes que impedem seu aprendizado. Assim, os estudantes conseguem aprender e, tão importante quanto, desenvolvem maior autoconfiança. Com isso, eles se sentem mais preparados para os testes e trabalhos, o que faz com que se sintam mais aptos para superar novos desafios.