Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Médio: um relato de experiência
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este relato de experiência tem o objetivo de compartilhar uma intervenção bem-sucedida na disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Médio, componente obrigatório do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Unilab. A intervenção ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Brunilo Jacó, em Redenção/CE, na qual ministramos aulas, de maio a junho de 2017, para uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Este relato pode servir como exemplo para professores em formação, considerando as dúvidas relacionadas a como proceder nesta etapa importante dos cursos de Letras.

Psicomotricidade da imagem e esquema corporal em uma sala de recursos multifuncionais: inclusão e desenvolvimento global em questão
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo trata de uma investigação sobre a inserção da Psicomotricidade em uma sala de recursos multifuncionais de uma escola pública do município de Maranguape/CE, enfocando o esquema e a imagem corporal como elementos que favorecem a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. O trabalho teve como objetivo investigar as estratégias de intervenção para a aquisição do esquema e da imagem corporal dos alunos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado (AEE). É uma pesquisa qualitativa cujo delineamento empregado foi o estudo de caso e direciona seu enfoque para uma instância particular e delimitada do fenômeno.

Alfabetização e os desafios da escrita: realidades de uma turma de primeiro ano em uma escola na Maré
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo é um trabalho de alfabetização cujo objetivo é estudar os avanços da escrita infantil no contexto escolar de uma turma regular do 1° ano do Ensino Fundamental. Consideramos relevante o processo inicial de interação, que começa nos desenhos e avança em um processo contínuo que culmina em escrita. Com o apoio teórico de Vygotsky, Smolka e Ferreiro, entendemos que essa evolução histórica da escrita não está relacionada à reprodução mecânica do alfabeto, mas abre espaço para o processo criativo que é intrínseco à criança. Trazemos exemplos de escritas infantis e análise de estratégias utilizadas pelas crianças para estabelecer uma comunicação social.

A influência da leitura no processo de ensino-aprendizagem: implicações e possibilidades de ação
História da Educação, Instituição Escola e Língua Portuguesa e Literatura

Tendo em vista a enorme responsabilidade da escola e principalmente do docente na criação e no desenvolvimento da leitura como parte indispensável da formação educacional dos alunos, este trabalho se propõe a apresentar a leitura como enriquecedora do vocabulário e construtora do conhecimento do leitor. Em vista disso, dado o aumento do número de jovens que não praticam a leitura de forma constante e não a relacionam com o aprendizado, na sua forma mais ampla e geral, faz-se necessário repensar alguns aspectos a respeito de como trabalhar a leitura e a palavra escrita na escola.

Pandemia e aula remota: o uso do diário como suporte para o relato de uma experiência
Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Este texto é um relato de experiência de uma professora da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro, a partir das atividades remotas de ensino iniciadas com a suspensão das aulas presenciais em março de 2020, devida à pandemia causada pela covid-19. O recorte são os diários que passaram a ser construídos com o estabelecimento das aulas remotas e que teve como objetivo o registro dos acontecimentos desencadeados pela crise. A busca é por apresentar o cenário das atividades propostas para a educação escolar durante a quarentena e de como os estudantes relatam suas condições de vida, a participação nessas atividades, suas expectativas, anseios ou simplesmente de como se comunicam.

As contribuições da hermenêutica gadameriana para o processo ensino-aprendizagem
Formação de Professores

O artigo apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica sobre a importância da Hermenêutica Filosófica de Gadamer e suas contribuições para a educação. Destaca os conceitos de diálogo, experiência e compreensão, como conceitos chave que se aplicam à educação. Mostra a importância da experiência e a possibilidade de, por meio dela, haver uma educação para a transformação de sentidos.

A Cultura de Paz nas escolas brasileiras: estado da arte no pós-covid-19
Instituição Escola

Este texto discute um grave problema que se intensificou no país: os atentados em nossas escolas. Fazendo um apanhado e uma análise dos elementos desencadeadores desses eventos, finalizamos o estudo oferecendo sugestões exequíveis para fortalecimento da Cultura de Paz em todas as escolas, com o intuito de tornar as discussões e os fazeres sobre a Cultura de Paz uma pauta permanente das reuniões pedagógicas. Nossas ações em prol da paz devem ser intencionais, planejadas e contínuas, e não apenas um tema que volta à baila após mais um episódio noticiado espetacularmente pelas mídias nacionais. 

Importância da Língua de Sinais e do intérprete para a aquisição da linguagem: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo discute como se dá o processo da aquisição da linguagem por uma criança surda, trazendo reflexões a respeito da criança surda que estuda em classe regular, sem conhecer a Língua de Sinais e sem contato com nenhum outro surdo ou intérprete. Dessa forma, a não aquisição de uma língua pode trazer sérias consequências para o surdo em sua vida futura. Viabilizar o contato com a comunidade surda, assim como o seu acesso à Língua de Sinais, pode trazer a aceitação da família e o reconhecimento da surdez como uma diferença cultural, não como uma deficiência.

A arte e sua relação com o espaço público

O texto a seguir reúne trechos da palestra que Agnaldo Farias proferiu na abertura do V Encontro Técnico dos Pólos da Rede Arte na Escola, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 28 de abril de 1997. Logo na introdução, ele enfatizou que, antes de ser crítico de arte, é professor. "Na verdade, meu trabalho como crítico e curador é um desdobramento da minha atividade como professor", sublinhou, relatando um pouco da experiência de quem já lecionou Filosofia no ensino médio e vem participando ativamente do dia-a-dia do curso de Arquitetura da USP/São Carlos, desde sua criação, em 1985.

Theodor Adorno: sobre a influência da música na formação humana
Educação Artística

Assim como outros produtos da chamada indústria cultural, a música pode ser sinal de submissão ou de emancipação. Afinal, a música – tanto a “séria” quanto a popular – recebe influência do contexto social em que está inserida, mas deve ser pensada em si mesma e não como instrumento voltado para interesses externos.