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"Garantindo a todos o direito de aprender": uma visão socioconstrutivista da aprendizagem de linguagem escrita no ensino básico
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), está implantando o Programa de Classes de Aceleração, uma “proposta de reorganização da trajetória escolar no Ensino Fundamental”. O principal objetivo da proposta é, segundo o Perfil dos Professores das Classes de Aceleração, "eliminar a defasagem em relação à idade regular de matrícula dos alunos do CB à 4ª série, por meio da criação de classes voltadas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico de aceleração de suas aprendizagens, reintegrando-os ao percurso regular do ensino fundamental". Trata-se, pois, de um projeto que visa interferir diretamente nos processos de retenção e evasão da rede pública, fazendo face ao problema crucial do dito "fracasso escolar". E intenciona fazê-lo "através da adequação da proposta de ensino à clientela, propiciando uma aceleração dos processos de aprendizagem dos alunos, a fim de que possam retornar ao ensino regular com sucesso", de acordo com o Perfil.
Escrevivências das juventudes negras e LGBTQI+: uma fonte metodológica biófila na formação humana docente
Formação de ProfessoresEste artigo problematiza a metodologia de escritas de cartas das juventudes negras e LGBTQI+ de um grupo de estudantes egressos da Educação Básica, como campo de possibilidades para um processo educativo escolar mais humanizador. Essas cartas fazem parte do acervo documental do grupo de pesquisa Diversidades, composto por estudantes e professores da Educação Básica e Superior. Propõe-se, aqui, o recurso textual memorialístico dessas cartas como metodologia qualitativa biófila para a formação humana de professores e estudantes. A leitura e a interpretação dessas cartas seguem a orientação teórico-metodológica do grupo Diversidades.
Teoria e prática da avaliação da aprendizagem escolar
Formação de ProfessoresA avaliação escolar não pode ser um instrumento de poder e de vingança contra os alunos; deve servir para conhecer os pontos fortes e fracos do processo de ensino e aprendizagem e saber se os objetivos foram alcançados.
Einstein e a divulgação científica
Nelson Studart
Ideologia racial brasileira: o racismo subjacente nas histórias em quadrinhos
Cidadania e ComportamentoO preconceito com a raça negra exibido em alguns trabalhos paradidáticos comprova a perspectiva veladamente eurocêntrica que coloca o negro em atitude passiva em relação à escravidão e a Abolição como um favor feito pelos brancos.
O lúdico como recurso metodológico na inclusão de alunos com deficiência intelectual no Ensino Fundamental
Educação Especial e InclusivaEste artigo objetiva refletir a importância do lúdico como aliado no ensino e na inclusão de alunos com deficiência intelectual, numa idade de grandes descobertas e intensa relação com o meio. Em se tratando de um alunado com deficiência intelectual, o desafio é a oferta de um ensino com metodologias que atendam melhor suas especificidades e favoreçam o processo de inclusão. Segundo a perspectiva inclusiva, aceitar as diferenças implica respeitar as características, os interesses, as motivações e os projetos de vida de cada criança, o que só é possível criando estratégias e recursos. A partir daí pensa-se em uma escola de qualidade como sendo aquela que oferte em seus espaços de aprendizagem salas de aula comum que contemple entre seus recursos metodológicos o lúdico. Tem-se como referência autores que defendem o brincar como importante atividade para o desenvolvimento e o reconhecem como atividade experiencial e caminho para o trabalho pedagógico. Este estudo está fundamentado em pesquisas bibliográficas de metodologia qualitativa buscando uma melhor compreensão da realidade do objeto em questão. Conclui-se que o método lúdico tem importante função de favorecer o desenvolvimento cognitivo, físico, psicológico e social, fundamentais para a inclusão da pessoa com deficiência intelectual.
O ensino de frações nos cursos de Pedagogia: um estudo de caso
MatemáticaO presente trabalho busca mostrar as dificuldades que os futuros professores do Ensino Fundamental I apresentam na sua formação como educadores, fato preocupante às novas gerações. Assim, por meio de capacitações, em uma turma de Pedagogia, apresentamos formas facilitadoras, fazendo um paralelo entre o ensino tradicional e o uso das novas tecnologias digitais, para tornarmos a aprendizagem mais significativa e prazerosa sobre frações. Dentro desse contexto, buscamos diferentes ferramentas aos futuros professores para, a partir do lúdico, desenvolver novos saberes com seus alunos, em plataforma digital.
Autonomia na BNCC: uma análise sob a perspectiva de Paulo Freire
Política EducacionalO presente estudo analisa as concepções de autonomia presentes na BNCC sob a perspectiva freiriana. A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, as menções ao termo foram categorizadas e analisadas, assim como suas relações com o contexto de elaboração e implementação do documento. A ausência de menções a Paulo Freire ou a outro pensador relacionado ao tema, associada à polissemia nas ocorrências da palavra, permitiu identificar a inexistência de referencial teórico para autonomia. Da mesma forma, sua utilização no texto estruturante revela a existência de uma perspectiva de formação com foco na adaptação do educando às contradições impostas pela mesma lógica excludente da Base.
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Médio: um relato de experiência
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste relato de experiência tem o objetivo de compartilhar uma intervenção bem-sucedida na disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Médio, componente obrigatório do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Unilab. A intervenção ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Brunilo Jacó, em Redenção/CE, na qual ministramos aulas, de maio a junho de 2017, para uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Este relato pode servir como exemplo para professores em formação, considerando as dúvidas relacionadas a como proceder nesta etapa importante dos cursos de Letras.
Pandemia e aula remota: o uso do diário como suporte para o relato de uma experiência
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaEste texto é um relato de experiência de uma professora da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro, a partir das atividades remotas de ensino iniciadas com a suspensão das aulas presenciais em março de 2020, devida à pandemia causada pela covid-19. O recorte são os diários que passaram a ser construídos com o estabelecimento das aulas remotas e que teve como objetivo o registro dos acontecimentos desencadeados pela crise. A busca é por apresentar o cenário das atividades propostas para a educação escolar durante a quarentena e de como os estudantes relatam suas condições de vida, a participação nessas atividades, suas expectativas, anseios ou simplesmente de como se comunicam.