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Educação digital e as gerações da web: desdobramentos da Educação a Distância no contexto contemporâneo
Computação e Tecnologias, Educação a Distância, Formação de Professores e História da Educação

Este artigo analisa a relação entre as gerações da web e a evolução da Educação a Distância (EaD), com foco no Ensino Superior brasileiro. Por meio de uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, examina-se como os avanços tecnológicos — da Web 1.0 à Web 4.0 — influenciam práticas pedagógicas, ambientes virtuais e experiências de aprendizagem. Destacam-se recursos como inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas na personalização do ensino. Os resultados evidenciam um movimento de transição de modelos transmissivos para abordagens mais interativas e centradas no estudante.

A interdisciplinaridade como facilitadora da inclusão e enriquecimento da aprendizagem: um estudo de caso
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as experiências e as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Enriquecimento da Aprendizagem para Desenvolvimento de Habilidades (HEAD), da PUC-MG, realizado remotamente. Foram analisadas as atividades efetivadas, assim como o desempenho de extensionistas para a construção de saberes, com o enfoque na perspectiva da interdisciplinaridade, durante o primeiro semestre do ano de 2021 com o objetivo de sensibilizar e gerar uma reflexão acerca da importância de práticas interdisciplinares para o processo de ensino-aprendizagem.

Desafios da educação e o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem na sociedade da informação
Computação e Tecnologias

Na sociedade do conhecimento, é fundamental que o professor esteja preparado para atuar como mediador pedagógico, não aceitando mais o papel de única fonte de informação para o aluno, que tem acesso a diversos recursos tecnológicos.

O protagonismo do aluno em projetos interdisciplinares: o Eixo Integrador da Rede SESI/SP de Educação Básica
Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo analisa o papel de protagonismo do aluno em projetos da proposta curricular chamada Eixo Integrador da Rede SESI/SP de Educação Básica. Com base em estudo do tipo etnográfico em educação, as residentes-pesquisadoras realizaram trabalho de campo observando e participando dos projetos, para depois fazer entrevistas e colher dados. Feitos esses procedimentos, somados a leituras e discussões teóricas sobre Paulo Freire, interdisciplinaridade e metacognição, o trabalho foi redigido com o docente-orientador a partir dos momentos de orientação da Residência Educacional.

Potencialidades dos temas geradores no ensino de Ciências
Biologia e Biociências

Para Telma dos Santos e Rosane Meirelles, os temas geradores freirianos são oportunidade para buscar sentido para o ensino de Ciências e despertar o interesse dos estudantes numa perspectiva interdisciplinar, histórica e cultural. O ensino tem enfrentado desafios que perpassam a formação docente, investimentos, permanência nas escolas e contextualização.

Período pandêmico de 2020 e suas consequências em ambientes educacionais
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

No mês de março de 2020, diversas atividades foram interrompidas devido à pandemia da covid-19, fato que foi impactante mundialmente em vários aspectos. Com o isolamento, as atividades pedagógicas presenciais foram suspensas, fazendo com que os professores e os estudantes fossem obrigados a se adaptar aos recursos tecnológicos de forma remota, o que acarretou vários impactos prejudiciais ao ensino-aprendizado, tanto para a Educação Básica quanto do Ensino Superior, gerando abalos em docentes e discentes. O presente trabalho contempla o relato de experiências vividas nesses dois espaços educativos.

Possibilidades de trabalho com a diversidade em sala de aula

As melhores ferramentas para prevenir o insucesso escolar e os melhores indicadores das boas práticas de ensino são o respeito e a valorização da diversidade. Uma escola não pode ser abrangente e inclusiva e, portanto, ser capaz de responder à diferença e à individualidade se toda a comunidade escolar não concorda com esses valores. A diversidade é um princípio fundamental, e não um incidente isolado a ser tratado de forma isolada e residual. A diversidade é um fato da vida. Uma escola sem diversidade seria uma instituição asséptica, artificial, desprovida da identidade que se dá pelo reconhecimento da diferença, a marca registrada de cada uma das pessoas que a compõem. E essas marcas são tão diversas quanto somos pessoas diferentes. Sem diversidade, sem reconhecimento e tratamento subsequente, a escola é órfã de um dos valores fundamentais na educação e formação das pessoas: a tolerância.

Metodologia de ensino da Literatura - entre a historiografia e a intertextualidade na abordagem da Literatura no EM: o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro
Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Literatura no Ensino Médio sob a perspectiva do Currículo Mínimo, tomado em sua articulação com Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e referencial teórico sobre o ensino de literatura. Observou-se que o documento cumpre o papel de trabalhar a Literatura tendo o texto como foco principal, sem se prender à historiografia e à memorização de escolas literárias e suas respectivas características, mas utilizando-as como uma forma de enriquecimento do trabalho com Literatura. Também observou-se que o Currículo Mínimo privilegia a intertextualidade, o trabalho com gêneros textuais e a produção textual para que o aluno alcance as habilidades e competências propostas, atendendo às recomendações teóricas sobre o tema.

A importância das tecnologias digitais na Educação e seus desafios
Instituição Escola e Política Educacional

Este estudo tem por finalidade fazer uma reflexão sobre a importância do uso das tecnologias digitais na educação, partindo da hipótese de que com a inserção das tecnologias nos espaços escolares, sobretudo em sala de aula, o aprendizado pode ocorrer de forma mais eficiente e prazerosa. A partir de um trabalho de revisão bibliográfica baseado no método exploratório descritivo, pretendemos avaliar se os estudantes estão sendo preparados para o mundo considerado digital e quais são os desafios advindos dele.

O Palacete do Mimi em simbologia e significado

Refiro-me ao erro de darem ouvidos aos aduladores, que povoam todas as cortes. É que os homens são de tal modo acessíveis à lisonja e tão facilmente se deixam por ela enganar que só com dificuldade se defendem dessa praga; e quando procuram fazê-lo, correm o risco de cair no desprezo. O melhor escudo contra a lisonja consiste em levar os homens a compreender que não nos ofendem quando nos dizem a verdade.