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Elaboração e avaliação de um manual didático para alunos com dificuldades de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de ProfessoresAs dificuldades de leitura têm permeado as discussões sobre a alfabetização, uma vez que grande parte dos alunos do Ensino Fundamental possui esse problema. O objetivo geral do presente artigo é descrever a elaboração e a avaliação de um Manual Didático com propostas interventivas para alunos com dificuldades de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Manual possui 55 atividades, elaboradas a partir dos métodos fônico e multissensorial, que trabalham a consciência fonológica e a relação grafema-fonema. Sua aplicabilidade foi avaliada por professores do Ensino Fundamental durante um curso de formação online.
História da Ciência no ensino fundamental e médio: de Galileu às células-tronco
Arleidimar Ramos dos Santos
A narrativa da história de vida de um aluno cego, estudante de Licenciatura em Matemática no IFMG-SJE
MatemáticaComo se dá a inclusão de alunos cegos nas aulas de Matemática? Este estudo envolveu um aluno cego experiente no uso do soroban e acadêmico do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Foi feita com ele uma entrevista semiestruturada, a fim de conhecer sua história de vida, sua trajetória escolar, os desafios da inclusão e a opção pelo curso superior.
Educação Inclusiva: Interação de professor e mediador
Comunicação, Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalEste artigo tem por objetivo analisar o contexto da Educação Inclusiva e o processo da relação entre professor e mediador no ambiente escolar. A Educação Inclusiva está passando por inúmeras práticas e vivências, às quais o professor e o mediador procuram se adaptar, levando em consideração as leis e normativas vigentes. A mediação escolar se tornou uma ferramenta crucial no acompanhamento do aluno especial e por isso alguns autores já pesquisam sobre o mediador e a sua relação com o professor.
Quando (e onde) a arte se mostra?
No começo do século XX, Marcel Duchamp resolveu enviar a uma exposição de arte um mictório deitado ao contrário e pintar bigode e cavanhaque sobre uma cópia barata da Mona Lisa, mudando o nome do famoso quadro de Da Vinci para “LHOOQ” (uma brincadeira com os sons dessas letras que, em francês, significa “ela tem fogo no rabo”). Por que esses dois atos se tornaram famosos e até hoje são discutidos em rodas intelectuais e aulas de belas-artes é justamente a razão pela qual se discute a função da obra de arte. De modo subversivo e ao mesmo tempo iconoclasta, isto é, com desejo de ver a obra de arte livre do ambiente fechado em interesses mercadológicos e conceituais, Duchamp reinventava a questão “o que é arte”, propondo que mesmo os objetos já prontos (os chamados ready made) podem ser vistos como artísticos. A partir de Duchamp, como classificar o que é um objeto de arte?
Estado Novo e ideologia fascista
A obra intitulada Estado Novo: Ideologia e Poder (Zahar Editores, 1982) é composta por uma coletânea de artigos com autoria de Lúcia Lippi Oliveira, Mônica Pimenta Velloso e Ângela Maria Castro Gomes. Os textos foram escritos entre os anos de 1980 e 1981 e resultaram do trabalho das pesquisadoras do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDoc) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O enfoque CTS e as percepções dos professores municipais de Ciências em Ouro Branco/MG
Biologia e Biociências e Formação de ProfessoresEste estudo apresenta os princípios e características do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), a formação do professor de Ciências e os resultados de pesquisa realizada com professores de Ciências da rede municipal de Ouro Branco/MG. Para os pesquisadores do movimento, o objetivo central da educação CTS é desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, auxiliando a construir conhecimentos e valores necessários para a tomada de decisões responsáveis sobre questões científicas, desenvolvendo a autoestima, a comunicação escrita e oral, o pensamento lógico e racional, a aprendizagem cooperativa, a responsabilidade social, o exercício da cidadania e o interesse em atuar em questões sociais.