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Escolas de tempo integral: da escala nacional à escala local
Geografia, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo é parte da pesquisa realizada entre 2017 e 2019 intitulada Escolas de Tempo Integral, no curso de graduação em Geografia da UERJ. Sendo assim, o presente texto tem por objetivo analisar os programas de escolas em tempo integral da escala nacional à escala local, utilizando como exemplo o Projeto Horário Integral, de Nova Iguaçu/RJ. O horário integral oferece para os alunos diversas atividades e oficinas com temas pertinentes aos conteúdos escolares de Geografia. Os resultados registraram que os projetos de escala em tempo integral são grandes instrumentos pedagógicos que promovem o desenvolvimento intelectual, físico e social dos discentes.
Educação a distância: desafio e perspectivas
Educação a Distância e Formação de ProfessoresA Educação a Distância tem papel estratégico no desenvolvimento da sociedade, voltando-se para uma formação cidadã; por isso, deve estabelecer novas práticas e experiências com seus principais atores: aprendentes, professores e tutores.
A História e seus dilemas: a indiferença entre os homens e sua própria história
A discussão aqui proposta trata-se do pleonástico tema sobre as formas de ensinar e aprender história, que por muitos anos temos debatido sobre os métodos que possam consubstanciar essa até então utopia pedagógica que é fazer a conexão entre texto e contexto, aluno e cidadão, acabar com essas dicotomias, esses hermetismos. Amalgamá-los é o cerne dos nossos debates alusivos aos ranços positivistas, factuais, episódicos. Onde a história se apresenta de forma teatral e, o que é pior, num teatro onde os papéis já foram pré-estabelecidos, nos restando apenas a introjeção do papel que nos foi outorgado.
Abordagem intradisciplinar dos temas contemporâneos transversais nas aulas de Educação Física
Educação FísicaOs temas contemporâneos transversais propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentam uma proposta de ensino atual e contextualizada que prioriza o desenvolvimento da cidadania, com apresentação e discussão de temas que interessam aos estudantes. Um dos componentes curriculares presentes na escola que apresenta grandes possibilidades de incluir os TCTs no seu organizador curricular é a Educação Física. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi propor o uso da abordagem intradisciplinar dos temas contemporâneos transversais nas aulas de Educação Física.
Educação e transformação da sociedade
Política EducacionalO presente artigo teve por objetivo refletir acerca da constatação da necessidade da transformação da sociedade e do próprio processo de ensino-aprendizagem, além de diagnosticar elementos que corroboram a necessidade da conscientização do ensino crítico para a transformação social. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica em livros físicos e digitais. A pesquisa suscitou um olhar crítico sobre o assunto e nos conduziu à percepção de que o homem, para alcançar a transformação de si e do que está à sua volta, deve ter sua compreensão como sujeito, potencializando novas perspectivas para a educação e para a sociedade.
A recuperação de áreas degradadas como ferramenta de campo na Educação Básica
Ecologia e Meio Ambiente e GeografiaEste trabalho consiste em relatar uma experiência de trabalho de campo/estudo do meio realizado com alunos do 7º ano de uma escola municipal de Magé/RJ. O objetivo é o reflorestamento de uma encosta degradada com espécies endêmicas nas imediações da escola. A visitação proporcionou a verificação de conceitos e teorias trabalhadas em sala de aula, com o reconhecimento do terreno, a viabilidade da execução e o estímulo ao grupo. O trabalho exalta o sentimento de pertencimento, a solução de problemas, o cuidado e a possibilidade de se reconhecer os agentes transformadores do lugar, promovendo o protagonismo juvenil.
As práticas docentes ao ministrar os conteúdos de Arte e suas inflexões na contemporaneidade
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais EspecíficasEste estudo reflete sobre as práticas docentes ao ministrar os conteúdos de Artes no Ensino Fundamental II na Unidade Escolar Ozildo Albano e como são selecionados os conteúdos do componente curricular de Artes para a prática em sala de aula e procura discutir pontos importantes sobre a seleção adequada desses conteúdos, levando em consideração a flexibilidade e a consonância com o que estabelecem as diretrizes para o ensino de Artes. Atualmente constatam-se grandes mudanças no ensino de Artes na Educação Básica, tanto do ponto de vista teórico como curricular. Para abordar essas transformações, desencadeou-se uma pesquisa documental com abordagem bibliográfica e de campo de como vêm sendo selecionados e ministrados esses conteúdos. A partir da análise dos resultados coletados pretende-se elucidar questões presentes na escola pesquisada para servir de reflexão e que contribuam para que outros professores que ministram a disciplina procurem trabalhar com mais coerência.
Semeando Artistas: a contribuição de Ciências Naturais e Artes Visuais no processo de alfabetização
Biologia e Biociências, Vivências de Sala de Aula e Educação ArtísticaNos anos iniciais do Ensino Fundamental, a decodificação do código da escrita se torna o principal foco do processo de ensino-aprendizagem. Por isso, esta prática foi criada com o objetivo de intervir no processo de alfabetização e letramento por meio da construção de um livro coletivo e interdisciplinar entre Ciências e Artes Visuais. Realizou-se uma sequência didática com 34 estudantes do 1º ano no primeiro semestre de 2022. Fez-se aula de campo de Ecologia para reconhecer seres vivos e não vivos e ilustrações do conteúdo explorado. O livro Semeando Artistas contém narrativa lúdica que incentiva a curiosidade, a criatividade e a autonomia do leitor.
Avaliação de um jogo didático aplicável ao Ensino Básico para o ensino de sistemática Animal
Zoologia, Avaliação e Vivências de Sala de AulaEste artigo traz uma unidade instrucional baseada em um jogo analógico para o ensino-aprendizagem de Sistemática Animal. A unidade instrucional é definida com a adoção de um modelo de design instrucional, podendo ser aplicada no Ensino Fundamental. O jogo é avaliado adotando o método MEEGA+, desenvolvido para a avaliação de jogos educacionais. Seguindo o modelo, a coleta de dados foi realizada após todos os participantes jogarem o Jogo da Memória do Reino Animalia, a partir da aplicação de um questionário. Participaram do estudo de caso seis alunos da UFSM professores da Educação Básica.
Hegel e a concepção de arte simbólica
A arte simbólica é descrita por Hegel como algo que ainda não é arte, e sim uma espécie de pré-arte (o que não significa um “antes” da arte e sim algo que ainda não é a realização de um ideal), pois é uma forma de arte que ainda não realizou o belo. O que aparece nesse estágio é somente o símbolo da ideia, e não a ideia propriamente dita; é justamente quando surge a ideia que Hegel considera a bela arte (cujo auge Hegel situa nas esculturas clássicas gregas). Hegel divide a arte simbólica em três momentos: o simbolismo inconsciente; o simbolismo fantástico e o simbolismo consciente.