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O corpo no último filme de Lars von Trier
O cineasta dinamarquês Lars von Trier vem, desde o final da década de 1980, destacando-se internacionalmente ao realizar filmes com propostas experimentais. Um momento decisivo de sua produção tem início com o filme Os Idiotas, de 1998, quando em que realiza sua primeira obra de acordo com as regras do manifesto Dogma95, escrito por ele e pelo cineasta Thomas Vinterberg em 1995. Dentre as regras da proposta do manifesto, destacamos as seguintes: o filme só poderia ser feito com a câmera na mão; em locações, ou seja, não em cenário construído; o som nunca poderia ser captado à parte das imagens; seriam proibidos quaisquer distanciamentos geográficos e temporais, devendo as imagens retratar somente o aqui-e-agora; não deveria haver ações superficiais (acidentes de carros, armas, explosões etc.); o diretor não deveria aparecer nos créditos. Com esse manifesto, havia a proposta de outro caminho para a produção cinematográfica que não estivesse atrelada a grandes orçamentos de filmes de Hollywood, de grandes produtoras europeias e de canais de televisão – os quais muitas vezes têm em suas produções interesses majoritariamente comerciais.
Caminhos metodológicos para a montagem de rodas de conversa sobre escola e bullying a partir de preliminar de pesquisa
Comunicação, Sociologia, Instituição Escola e Cidadania e ComportamentoEste estudo questiona a necessidade de reflexão a respeito do bullying e as várias formas de violência presentes no contexto escolar entre adolescentes do Ensino Médio e apresenta dados de uma pesquisa que buscou averiguar as possibilidades de realização de pesquisa de campo, que ocorreu em uma escola estadual localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro no dia 14 de outubro de 2022. Essa preliminar foi basilar para a definição de assuntos a serem tratados nas rodas de conversa que seriam realizadas na sequência, bem como critérios de inclusão para a participação às rodas e cuidados práticos.
Indústria cultural e seu impacto na educação
Sociologia, Política Cultural e Política EducacionalEste trabalho trata da indústria cultural e de sua influência na educação contemporânea. Usando meios modernos de comunicação, a ideologia do consumo permeia toda a cultura contemporânea, de forma que os meios de comunicação capturam essa ideologia e a reproduzem. A indústria cultural se globalizou e está se espalhando pelo mundo; hoje em dia, qualquer acontecimento pode ser monetizado por meio do YouTube e outras redes sociais. A cultura vai perdendo cada vez mais sua particularidade para dar lugar ao lucro.
Motivações e potencialidades das tecnologias e inovações no ensino de Matemática na Educação Básica
MatemáticaEste trabalho levanta algumas reflexões relacionadas à utilização das tecnologias e inovações na disciplina de Matemática da Educação Básica. Tais reflexões estão baseadas nas motivações e potencialidades das novas tecnologias no ensino. Foi adotada a metodologia da pesquisa bibliográfica na base de dados do Google Acadêmico, que indica diversos trabalhos de autores que abordam esse assunto. As inovações tecnológicas podem funcionar como ferramentas que contribuem para a criação de um ambiente interativo e dinâmico que possibilita a construção de conhecimentos de forma diferente do ensino tradicional na Educação Matemática.
A importância do computador como recurso pedagógico para crianças com paralisia cerebral
Computação e Tecnologias, Psicologia, Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste estudo faz levantamento bibliográfico para a compreensão do uso pedagógico do computador no processo de ensino-aprendizagem de crianças com paralisia cerebral. Assim, investigamos a tecnologia assistiva como recurso e técnica facilitadora do desenvolvimento dessas crianças, destacando a importância de trabalhar com jogos tecnológicos como ferramentas de ensino-aprendizagem. Os autores que contribuíram para a discussão foram: Manzini, Baierle, Alves e Matsukura, Oliveira e Bogatschov e Galvão Filho. Observamos que, por meio do jogo, estimula-se a capacidade de aprendizagem, auxiliando no processo de inclusão da criança na sociedade.
Você sabe interpretar um exame de sangue?
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA análise de resultados de um exame de sangue pode ser uma excelente oportunidade para repensar o processo de ensino-aprendizagem, motivando professores e alunos em atividades que provoquem a construção do conhecimento de todos e um novo olhar sobre o cotidiano – especialmente em relação a doenças e características individuais apresentadas num hemograma.
A importância da utilização da música na escola
Vivências de Sala de Aula, Música e Política EducacionalA música é reconhecida como uma modalidade que desenvolve a mente humana e promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial sobre questões reflexivas. Seja qual for a forma de a música auxiliar o ser humano, sua implantação na educação facilita muito o processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, os professores da Escola Municipal Padre José Luiz Silva, no município de Pendências/RN, desenvolveram um projeto envolvendo a musicalidade, como meio de interação e desenvolvimento.
O que é Ecopedagogia?
A Ecopedagogia é um conceito ainda em construção e é definido mais como um movimento do que como uma nova teoria de educação. No Brasil, o principal centro de estudo sobre a Ecopedagogia é o Instituto Paulo Freire, em cujo site existe uma série de documentos e artigos sobre o tema, entre eles "Pedagogia da Terra - ideias centrais para um debate", de Moacir Gadotti, professor titular da Universidade de São Paulo e diretor do IPF. O artigo foi apresentado no I Fórum Internacional sobre Ecopedagogia, realizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Porto, Portugal, em março de 2000.
Educação Especial: os desafios da inclusão de alunos surdos no contexto escolar
Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilEsta pesquisa trata da Educação Especial voltada à inclusão dos educandos surdos no ambiente escolar; é um tema atual e de muita relevância para a sociedade. É importante que as instituições escolares estejam estruturadas para receber esse público tão especial. A pesquisa evidenciou que as escolas não estão preparadas para atender as necessidades da comunidade surda, visto que, para uma inclusão de qualidade, as escolas têm que abraçar o sistema bilíngue e na formação continuada os professores devem dominar a Libras.
Professor João Alfredo Medeiros
"Alguma coisa só é lixo ou rejeito se você não souber o que fazer com ela". Essa é a receita que o professor João Alfredo Medeiros, do Departamento de Química Analítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dirige aos professores de crianças e jovens. "Os professores têm que transmitir essa ideia. Eles exercem um papel fundamental no combate ao terrível desconhecimento que há em ciência básica, física e química". Desconhecimento esse que tem, a seu ver, uma relação direta com os principais inimigos do meio ambiente: a poluição e o desperdício.