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Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
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Manuel Bandeira e a melancolia de Clavadel

Dizia Valéry, de acordo com a lírica da severidade formal praticada por Mallarmé, que "uma poesia deve ser uma festa para o intelecto". Por sua vez, o surrealista André Breton formularia outro princípio, oposto ao primeiro; segundo ele, "uma poesia deve ser a derrocada do intelecto". Ambas as assertivas datam de 1929 e atestam tendências polarizadoras da poesia moderna. No entanto, coincidem "no tocante à fuga da mediocridade humana, ao afastamento do concreto normal e dos sentimentos usuais", substituídos por

Hans Christian Andersen

É comum que grandes artistas vivam suas vidas em um mundo à parte onde nem sempre se pode perceber a diferença entre a obra e vida pessoal do artista. No caso de Hans Christian Andersen, isso foi levado a um extremo pouco conhecido pela maioria das pessoas que admiram sua obra. Mais que o conhecido escritor de contos de fadas, Andersen foi um criador compulsivo e obcecado pela fama.     

Construindo conceitos matemáticos com Logo

Estamos caminhando para uma transformação no aprender, notado pelo acelerado e profundo processo de mudança que a relação de ensino e aprendizagem vem sofrendo nas escolas, diante das transformações que a informática, a multimídia e a realidade virtual estão impondo à sociedade.

O empenho e o desempenho dos alunos

Este texto não pretende elaborar uma teoria nem ditar regras sobre qual a melhor forma de avaliar alunos. Longe disso. A avaliação, como se sabe, é um tema bastante discutido na área da Educação: teorias e teorias, e ninguém consegue avaliar qual o melhor tipo de avaliação. Mas a dúvida aqui exposta é elementar, para não dizer primária. Dúvida essa que, de tão básica, deve passar despercebida por muitos professores na hora de lançar a nota dos alunos. A questão é esta: a nota. O que vem a ser essa entidade numérica tão importante na vida dos estudantes? É uma espécie de premiação ou castigo que traduz o número de erros ou acertos que tiveram naquele bimestre.

Relações de gênero no contexto histórico social, educacional e artístico
História da Educação e Artes Plásticas

Neste artigo, buscamos a abordagem de referências históricas sobre as conquistas femininas no contexto histórico e social brasileiro. Argumentamos também sobre a falta de visibilidade que rodeia o universo feminino e a representatividade da mulher como musa nas obras de arte. Destacamos as habilidades das mulheres artistas e a forma como elas repassavam suas concepções e suas vivências em suas obras. Em seguida tratamos a importância das abordagens de gênero na escola, os direcionamentos que podem auxiliar o professor em sua prática pedagógica, bem como o uso da cultura visual como método para ser usado nas aulas.

Brincadeira e Psicomotricidade: encontros na Educação Infantil
Educação Física

As brincadeiras são essenciais no desenvolvimento da criança; são uma prática cultural que existem há muitos anos. Nos espaços de Educação Infantil, entretanto, são realizadas aquelas em que o professor assume o papel de coordenador, em que o objetivo é mais de aprender do que apenas brincar, antecipando conteúdos. O movimento também é importante para a criança – e a Psicomotricidade deve ser inserida nas práticas cotidianas desses espaços.

A sequência de Fibonacci e aplicações
Matemática

O presente trabalho destaca a sequência de Fibonacci e o número de ouro presentes em vários contextos. O objetivo do trabalho é apresentar a intrínseca presença dos números de Fibonacci no meio ambiente, na produção artística e no mercado financeiro nas bolsas de valores, por exemplo. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a sequência de Fibonacci, considerando sua definição, propriedades e aplicabilidade. Assim, constatou-se que a sequência de Fibonacci presente em elementos naturais ou nas criações humanas apresenta harmonia visual e estética.

Explorando as Caixas Misteriosas para vivenciar o método científico com alunos do Ensino Médio em uma escola de São Gonçalo/RJ
Vivências de Sala de Aula

Este artigo é um relato de experiência da aplicação de um experimento chamado Caixas Misteriosas, realizado com estudantes do Ensino Médio de um colégio da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro no contexto de um projeto de pesquisa fomentado pela Faperj e desenvolvido em uma parceria da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e o Colégio Estadual Walter Orlandine. Pelo relato da vivência em sala de aula desse experimento, destaca-se o incentivo ao processo investigativo realizado pelos estudantes e ao trabalho em grupo, na oportunidade de abordagem de uma prática envolvendo o método científico.

A excelência do educador e uma pedagogia social em tempos de construção de novos relacionamentos cidadãos - fragmentos de conversas

Fragmento 1: Em 12 de fevereiro, para uma grande plateia, foi apresentado o estudo A partir de um ensino de excelência: como melhorar a qualidade da educação para todos os colombianos, da Fundação Compartir, realizado pelos pesquisadores Sandra García Jaramillo, Darío Maldonado Carrizosa, Guillermo Perry Rubio, Catherine Rodríguez Orgales, Juan Esteban Saavedra Calvo.

Um estudo bibliográfico sobre a concepção mecanicista, o Movimento Bourbaki e a Matemática Moderna

Galileu, Descartes e Newton, fundadores da ciência (séc. XVII), estabeleceram novos modelos de descrever o mundo e seus fenômenos. Segundo Braga et al. (2000, p. 25-26), muitas das obras escritas até esse século por causa desses novos modelos foram revistas. Outras foram escritas e denominadas Tratados; apresentavam as teorias de Newton, assim como as dos demais fundadores da ciência moderna, sem conceitos metafísicos. O Iluminismo foi o movimento que se iniciou no século XVIII e acompanhou a ciência como nova forma de ver o mundo tanto quanto de fundar uma nova razão. Esses são tempos caracterizados por maior preocupação com a formalização e rigor com a linguagem na ciência.