Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Contextualização: um conceito em debate

É importante, no contexto educacional atual, a discussão do conceito de contextualização, que está presente nas falas de professores do Ensino Médio. Utilizando principalmente os Parâmetros Curriculares Nacionais e o conceito contido neles, percebemos que poucas vezes conseguimos, em nossas aulas, contextualizar os assuntos escolares, o que provoca o desenvolvimento de aulas em que não há uma dimensão mais ampla do conteúdo, em suas inserções sociais, culturais, políticas e econômicas.

Hípias Maior e o belo-em-si

A despeito de qualquer injúria, a Filosofia da Arte tem data de nascimento: século IV a.C., e filiação: Platão. São cinco os textos platônicos sobre Estética (palavra proveniente do grego aisthésis): Hípias Maior, Banquete, o livro X da República, Fedro e Íon. Interessa-nos, no entanto, a análise de trechos do primeiro diálogo dedicado a definição do belo.

O estímulo da consciência fonológica na educação infantil: contribuições para o processo de alfabetizar
Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este estudo objetiva compreender a Educação Infantil como processo preparatório para a alfabetização, destacando a consciência fonológica como aprendizagem essencial para a construção do saber acerca da leitura e da escrita. No percurso metodológico foi adotada a abordagem qualitativa, utilizando questionário para a coleta de dados. Como fundamento bibliográfico buscou-se um diálogo sobre Educação Infantil e alfabetização com a BNCC, o RCNEI e Pietrobon; no que se refere à consciência fonológica, sua conceituação e contribuição no processo de alfabetizar foram consultados Buzzetti e Capellini, o PNAIC, Martins e Guidotti e Pestum.

Libras na educação: limites e possibilidades
Educação Especial e Inclusiva

A língua de sinais tem como objetivo promover a comunicação entre as pessoas surdas e ouvintes. A legislação propõe alterações nos currículos dos cursos de licenciatura e Fonoaudiologia; com isso a pessoa surda ganha espaço na sociedade como cidadão. É necessário conhecer e analisar a legislação no que tange a formação em Libras e como se dá aplicação dela na educação de surdos, como é a realidade escolar de uma pessoa surda após tantas modificações benéficas na legislação.

A ludicidade como ferramenta de ensino das quatro operações básicas no 7º ano do Ensino Fundamental em Carauari/AM
Matemática e Vivências de Sala de Aula

As quatro operações básicas costumam representar um desafio significativo para os discentes. Muitas vezes, essa dificuldade está ligada ao método de ensino e à abordagem dos conteúdos, que frequentemente seguem modelos tradicionais. Assim, despertar o interesse dos alunos por meio da ludicidade revela-se uma estratégia eficaz para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. A utilização de jogos como ferramenta para ensinar as operações básicas de forma ativa demonstrou-se eficiente, despertando um interesse renovado por uma aprendizagem diferenciada.

Pedagogias do esporte e práticas pedagógicas docentes
Formação de Professores

As pedagogias do esporte buscam deslocar o ensino do esporte da simples repetição técnica para um ensino que vise à formação de sujeitos. Nosso objetivo foi problematizar a importância da realização de momentos teóricos e práticos no processo formativo docente. O estudo caracteriza-se como pesquisa-ação. Foi formado um grupo de estudos com onze professores que ensinam exclusivamente esportes na Escola Arena da Educação. Ao final dos encontros, esses professores puderam evidenciar que a formação continuada no contexto teórico-prático no ensino do esporte potencializa o afastamento em relação aos modelos tecnicistas.

Trabalhando gênero no contexto escolar sob o foco da interdisciplinaridade
Cidadania e Comportamento

A abordagem de gênero nas escolas, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, impede a fragmentação do conhecimento e as dificuldades encontradas na formação acadêmica e continuada, que geralmente não oportunizam os subsídios necessários para atender a essa demanda. É importante possibilitar a desconstrução de todo e qualquer conceito que estimule a violência, com o emprego de práticas integradoras e mais igualitárias.

Didática e Prática de Ensino: o que dizem os PCN sobre a Prática Docente de Língua Portuguesa?

A didática, consoante Libâneo (2008), consiste em uma atividade de cunho de mediação entre os objetivos de ensino e os conteúdos do ensino, abrangendo, assim, os mais diversos componentes dos processos de ensino e de aprendizagem. Todos esses componentes aparecem nos mais recentes documentos oficiais que norteiam/orientam o processo de escolarização brasileiro (Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, Orientações Curriculares Nacionais - OCN etc.). Os PCN focam nos objetivos, na organização dos conteúdos, nos processos avaliativos e nas práticas de ensino, ou seja, remetendo à Didática.

A resolução de problemas como ferramenta metodológica no ensino de Matemática e Física
Física, Matemática, Avaliação e Formação de Professores

Este trabalho se propõe a refletir sobre a importância da prática de resolução de problemas no ensino da Matemática e da Física, prática imprescindível para o desenvolvimento da educação contemporânea. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão teórica sobre a relevância da resolução de problemas como metodologia de ensino; para tanto realizou-se pesquisa bibliográfica a respeito do tema com autores que deram contribuições significativas na área. Com base nas contribuições desses autores, observou-se o mérito da resolução de problemas como metodologia de ensino facilitadora do desenvolvimento crítico e pensamento autônomo dos alunos, além de ser ferramenta que proporciona desafios de motivação.