Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Ruan Garcia

Na quinta-feira última fui liberado da aula cedo por causa de uma obra de emergência no Educandário Monte Alverne. Por isso, cheguei em casa ainda no início da tarde. Logo que abri a porta, vi que meu pai estava presente. Ele tinha uma cópia da chave e, vez por outra, vinha me visitar – especialmente nos momentos em que precisava de dinheiro. A televisão estava ligada, mas a sala, vazia. Sobre a mesa do computador, uma pasta de couro com um catálogo de pílulas de emagrecimento do doutor Phillip W.N. Foster. A porta do banheiro abriu junto com o barulho da descarga enquanto eu cruzava o cômodo até a cozinha. “Oi, filho”, disse o velho Souza, fechando a braguilha, “estava vindo pelo centro e resolvi dar uma passadinha”.

Entre confetes e serpentinas, o carnaval de Pernambuco é demais!

Ainda sob a influência de Momo, e depois de passar esses dias de folia, podemos afirmar que algumas características no carnaval de Pernambuco são inquestionáveis: a alegria e a irreverência do folião, a duração da festa (que ultrapassa o tradicional tríduo momesco) e a multiculturalidade das manifestações desse ciclo.

Os tempos da História

Aqui se tem a sensação que vivemos um eterno festival de síndromes. Surpreendentemente diríamos que presenciamos sempre o acometimento da verdadeira Síndrome de Chalaça ou mesmo que tudo decorresse da conhecida Síndrome de Peter Pan ou ainda que fosse um significativo sinal permanente das síndromes de que estamos sacudidos. Basta observarmos com mais atenção o nosso panorama político parlamentar que podemos constatar que a nossa luta é de vivermos "expurgando formatações". Tais síndromes são repetitivas e se renovam na nossa burguesia e nos comportamentos de nossa classe média!

A Hora do Sermão - A arte de se fazer sermão segundo Padre Antônio Vieira

Padre Antônio Viera nasceu em Lisboa em 1608, veio para o Brasil aos sete anos e, em 1623, entrou para a Companhia de Jesus. Vieira destacou-se como missionário na defesa dos direitos indígenas contra os colonizadores portugueses. Além disso, declarou seu apoio ao fim da distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos, e lutou pela abolição dos escravos.

Percepções no cotidiano: a estratégia, a cultura e o afeto no olhar do educador físico em locais de risco social
Educação Física

A educação pode atuar e modificar práticas sociais e políticas para uma docência com excelência e um olhar diferenciado para os sujeitos atendidos em programas sociais e nos estabelecimentos de ensino, desde que haja interesse dos poderes públicos, dedicação dos docentes e motivação dos educandos.

Experiências no estágio curricular em Geografia: desenvolvimento de oficina pedagógica para criação de jogos com alunos do Ensino Médio
Geografia e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências oriundas do desenvolvimento de uma oficina pedagógica voltada para a criação de jogos educativos com alunos do Ensino Médio realizada durante o estágio curricular supervisionado em Geografia. A metodologia seguiu as três etapas propostas por Ribeiro e Silva para a construção dessas oficinas; os resultados demonstraram aumento significativo no engajamento dos alunos e na assimilação dos conteúdos geográficos. Conclui-se que a oficina pedagógica facilitou um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e interativo.

Uno Celular: uma proposta de atividade de revisão dos conceitos da Biologia Celular
Saúde, Biologia e Biociências, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

O processo de aprendizagem relacionado à temática celular exige o uso de linguagem apropriada com analogias que favoreçam o entendimento pelo aluno. Os jogos lúdicos são grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem, por trazerem inúmeras contribuições. Pensando nisso objetivou-se a adaptação do tradicional jogo Uno ao conteúdo de Biologia Celular com a proposta de oferecer aos alunos melhor entendimento dos conceitos, possibilitando uma atividade lúdica de revisão e maior interação entre os alunos e com o docente.

A identidade da criança negra no Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Lucília em Arraias/TO
Psicologia, Sociologia e Educação Infantil

A escola é mediadora da formação do conhecimento sistematizado, mas muitas vezes leva as crianças a situações difíceis e conflituosas; o professor e os demais profissionais da educação devem ajudar as crianças negras a construir sua identidade valorizando a cultura e a história desse grupo.

Relato de experiência: Projeto Alimentação Saudável
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho é de caráter descritivo, visto que relata experiência vivida em 2019, tem como finalidade promover o Projeto Alimentação Saudável, desenvolvido na Escola do/no Campo Municipal Santo Antônio do Caramujo, situada no distrito de Caramujo, município de Cáceres/MT. Contando com participação e envolvimento da comunidade escolar, especificamente com a turma da creche unificada de 2 e 3 anos de idade para esse fim, foram realizadas atividades com a intenção de promover o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, tendo como eixo norteador a alimentação saudável.