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Relato de experiência sobre autonomia dos bebês
Educação Infantil

A Educação Infantil no Brasil é marcada pela dualidade, cuidar e educar. Essa dualidade é ainda mais evidente no cotidiano do berçário, pois bebês têm necessidades e demandam das educadoras algumas práticas que vão além do que é considerado ‘educacional’. O relato de experiência conta situações vividas e compartilhadas com os interessados pela Educação, pois há a descrição e a análise das vivências em sala de aula com bebês de um ano entrelaçadas com as teorias adotadas que permeiam as práticas. É relatada também a forma como os bebês ingressam no mundo matemático, utilizando o corpo nas movimentações sobre os espaços.

A necessidade de inclusão de novas temáticas no ensino: um debate entre a sistematização e a não sistematização
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Vêm ocorrendo diversas manifestações de preconceito, discriminação e autoritarismo nas redes sociais; cabe, então, buscar saber como os professores têm se posicionado e como isso se relaciona aos currículos mínimos planejados para cada série, de modo que os alunos consigam entender de forma crítica a sociedade em que vivem.

Higiene corporal: relato de experiência de uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental II
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

A proposta apresentada neste trabalho abordou em uma sequência didática os cuidados básicos com a saúde relacionados à higiene corporal. O objetivo foi sensibilizar os estudantes quanto à importância de hábitos de higiene adequados e sua implicação na saúde com base no conhecimento científico e em metodologias ativas. Priorizando o uso das tecnologias, foi elaborada uma sequência de atividades a serem realizadas pelos estudantes. A aplicação da sequência didática impactou positivamente no engajamento e na motivação dos alunos para sua participação nas atividades.

Uno Celular: uma proposta de atividade de revisão dos conceitos da Biologia Celular
Saúde, Biologia e Biociências, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

O processo de aprendizagem relacionado à temática celular exige o uso de linguagem apropriada com analogias que favoreçam o entendimento pelo aluno. Os jogos lúdicos são grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem, por trazerem inúmeras contribuições. Pensando nisso objetivou-se a adaptação do tradicional jogo Uno ao conteúdo de Biologia Celular com a proposta de oferecer aos alunos melhor entendimento dos conceitos, possibilitando uma atividade lúdica de revisão e maior interação entre os alunos e com o docente.

O ensino de Zoologia e a confecção de uma coleção zoológica didática
Zoologia e Biologia e Biociências

As coleções didáticas possuem a finalidade de aproximar o aluno de seu objeto de estudo, auxiliando no processo de construção do conhecimento. Porém o ensino de Ciências Biológicas ainda se configura muito expositivo e limitado em suas abordagens, o que dificulta essa interação. Atualmente, diversas metodologias alternativas são propostas para reconfigurar o atual estado desse ensino, e as coleções didáticas vêm demonstrando bons resultados nesse processo. Este artigo relata uma experiência ocorrida em uma escola pública do interior do Estado de Minas Gerais, onde fora proposto aos alunos a confecção de uma pequena coleção didática de artrópodes em via úmida, com a finalidade de ficar disponível para a comunidade escolar.

Elaboração de materiais pedagógicos para ensino de crianças com transtorno do espectro autista: um suporte à sala sensorial
Química, Educação Infantil e Formação de Professores

Este relato descreve as ações realizadas no projeto de extensão Elaboração de Materiais Pedagógicos e Desenvolvimento de Oficinas de Artes para Crianças Autistas: um Suporte à Sala Sensorial do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para o Autismo de Ji-Paraná/RO, que visava contribuir com as famílias e os professores do centro, por meio da oferta de materiais pedagógicos voltados ao desenvolvimento sensorial dos estudantes com TEA matriculados. A execução do projeto extensionista pelos acadêmicos contribuiu de forma significativa para sua formação.

Trajetória do município de Maricá na implementação do sistema de educação na perspectiva inclusiva
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Política Educacional

A história da Educação no Brasil foi marcada pela natureza excludente da escola. Propor uma educação pela perspectiva inclusiva ainda é um desafio para o sistema de ensino. Este estudo tem por objetivo identificar as ações de políticas públicas traçadas pelo município de Maricá a fim de garantir a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial na escola regular. Temos como parâmetro a Lei Brasileira de Inclusão, a Meta 4 do Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação de Maricá. O método de pesquisa faz análise documental com estudo de caso em uma das unidades de ensino de Educação Infantil da rede.

As contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança no contexto da pandemia
Educação Infantil

Esta pesquisa discorre sobre as contribuições dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança, levando em consideração o contexto da pandemia da covid-19. Entendemos que o lúdico, no contexto da Educação Infantil, se constitui como recurso pedagógico, já que os jogos e as brincadeiras fazem parte do universo infantil, que, por sua vez, utilizado como recurso facilitador da aprendizagem, contribui para o desenvolvimento da criança. O trabalho objetiva estudar estratégias pedagógicas baseadas em atividades lúdicas por meio da análise de contribuições de teóricos sobre a temática e apontamentos da BNCC.

Algumas considerações sobre a Educação Inclusiva e as novas exigências para a formação de professores
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A Educação Inclusiva ainda se constitui num desafio a ser superado, uma vez que nem todas as escolas estão preparadas para receber todos os alunos, contrariando o que determina a legislação educacional. Esse tema suscita reflexões no cenário educacional atual, proporcionando questionamentos sobre as novas exigências para a formação de professores, as práticas inclusivas no cotidiano, a superação de barreiras que inviabilizam a implementação de uma educação realmente inclusiva.

Os dois Joões
Cidadania e Comportamento

Nesta crônica bem-humorada, passeamos pela história de dois Joões, um “chato” e o outro não; moravam na mesma rua e marcaram suas trajetórias de vida por comportamentos bastante distintos e situações surpreendentes. Suas histórias, porém, se entrecruzam sob o olhar do autor, revelando uma inesperada sabedoria que se aplica a todos nós, envolvendo comportamento humano e ética dos costumes. Uma forma de perceber que, por trás de uma atitude ou de um modo de ser, estão histórias de vida.