Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
É Possível a Inclusão Num Modelo Excludente?

Os anos 1950 marcaram o início de uma fase de prosperidade excepcional na história das sociedades humanas. Conforme observa Hobsbawm, nesta década e nos primeiros anos da década seguinte, "[...] embora a riqueza geral jamais chegasse à vista da maioria da população do mundo", crescia a expectativa de vida da população mundial, não havendo notícia de fome endêmica.

A diversidade textual no livro didático de ciências

Jacineide Gabriel Arcanjo (Orientadora)

Abordagem educacional sobre hipertensão arterial e obesidade em estudantes de uma escola pública de Coronel Fabriciano/MG
Saúde

O desenvolvimento precoce da hipertensão arterial sistêmica e da obesidade tem aumentado sistematicamente. Uma série de fatores pode contribuir e requer metodologias para abordar o tema. Nesse ínterim, o presente estudo desenvolveu uma sequência didática com foco em Educação em Saúde. Adicionalmente, foi elaborado um jogo de tabuleiro para a discussão de Biologia e saúde. Participaram 121 estudantes entre 15 e 19 anos, que responderam a um questionário. Os resultados da pesquisa indicaram o desenvolvimento de sobrepeso, obesidade e hipertensão. Os alunos mostraram-se entusiasmados com a sequência didática.

A Zoologia Cultural como abordagem em potencial para a Educação Básica
Zoologia

O ensino em Zoologia apresentou diversas mudanças com o passar das décadas, sendo um ensino muito importante por se tratar do contato científico dos alunos com os animais; torna-se necessário levantar reflexões sobre as abordagens presentes no estudo. A abordagem utilitarista que, segundo a literatura, é a mais presente atualmente, promove uma segregação dos animais em úteis e inúteis, o que não se baseia na Zoologia como ciência. Este artigo promove uma reflexão sobre a Zoologia Cultural como possível abordagem alternativa para o ensino formal da Zoologia no Ensino Básico público brasileiro.

Narrar ou não narrar, eis a questão

Há aqueles que escrevem suas histórias. São novelistas, romancistas, jornalistas, cronistas, biógrafos, poetas, apaixonados, cientistas, crianças, adultos; são tantos e tão variados que a lista não vai acabar neste parágrafo nem no próximo. Digamos, então, que são seres humanos que decidiram colocar em um papel ou gravar em um computador as palavras escritas que formam uma história. E cada narrativa se apresenta de uma forma.

Magreza, juventude e felicidade: as três moiras da modernidade

Se você é daqueles que ao levar uma cortada no trânsito chega em casa e briga com a esposa; acha que ter uma alimentação saudável é comer sanduíche natural feito com maionese industrializada, ketchup, frango com hormônio e milho enlatado; e pensa que combater os radicais livres é ir contra as ideias de Heloísa Helena ou do pessoal do PSTU, realmente está na hora de rever seus conceitos comportamentais, alimentares e salutares.

A identidade da criança negra no Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Lucília em Arraias/TO
Psicologia, Sociologia e Educação Infantil

A escola é mediadora da formação do conhecimento sistematizado, mas muitas vezes leva as crianças a situações difíceis e conflituosas; o professor e os demais profissionais da educação devem ajudar as crianças negras a construir sua identidade valorizando a cultura e a história desse grupo.

Aplicando ciência de dados educacionais para avaliar a influência da programação no progresso das notas do Ensino Médio
Computação e Tecnologias e Avaliação

O ensino de programação de computadores para alunos do Ensino Médio tem sido amplamente defendido, uma vez que a disciplina poderia auxiliar na resolução de problemas em contextos que vão além da disciplina em si. Este estudo avalia se os alunos do Ensino Médio Integrado que possuem a disciplina de programação de computadores em sua grade curricular apresentam melhora no desempenho acadêmico comparado aos demais estudantes. Nesse sentido, as notas dos alunos de nove turmas foram comparadas por meio de um modelo matemático que utilizou o algoritmo k-means.

Discurso emancipador e identidade em "Negritude – usos e sentidos", de Kabengele Munanga: uma proposta de resenha
Comunicação, Filosofia, História, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Folclore e Datas Importantes, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política Cultural

A negritude é o sentimento que liga secretamente todos os irmãos negros do mundo, que leva a ajudá-los a preservar uma identidade comum. A negritude é tudo aquilo que diz respeito à raça negra; é a consciência de pertencer a ela e de se entender como um ser que está devidamente relacionado a ela, uma vez que traços físicos e até mesmo mentais indicam uma herança negra ou negroide (habitantes fora de África que compartilham traços físicos com os habitantes desse continente).