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As Revoluções Industriais, as invenções e a educação
O fenômeno das Revoluções Industriais foi causador e causado por grandes invenções, como a do motor a vapor; posteriormente, a eletrificação, que revolucionou o ’tudo’ no ‘todo’ até os dias recentes, como foi revolucionária a mudança da caça nômade para a agricultura sedentária, que permitiu o aparecimento das civilizações humanas, pois havia bastante tempo para que as pessoas se alimentassem, para aprender a ler e escrever, a desenvolver as artes e construir monumentos etc. Nos intervalos das invenções, as pessoas criavam as tais novas janelas de oportunidades, ou seja, os latecomers. Essas janelas no tempo e ao longo dele sempre foram condições fundamentais para o avanço encadeado. O motor de combustão interna conduziu à maior indústria do mundo, mas não causou uma revolução econômica. Asseveramos que os avanços em conhecimentos básicos e em tecnologias radicalmente novas não aconteceram sempre por acaso; foram exigências do capital, de necessidade do jogo do capital, do capitalismo.
Interdisciplinaridade nas regências na residência pedagógica: uma experiência em Gurupi/TO
Geografia, História e Vivências de Sala de AulaA interdisciplinaridade é uma questão de atitude diante do problema da fragmentação do conhecimento. O artigo tem como objetivo apresentar o tema por meio das intervenções no Componente Curricular de História e Geografia durante a aplicação das regências. A metodologia contempla a execução de observação e regência ocorrida no Programa da Residência Pedagógica, na Escola Municipal Professor Joel Ferreira Soares, na cidade de Gurupi/TO, em turma de 2° ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos foram em relação ao momento de aplicar a regência em blocos de atividades, para ocorrer a interdisciplinaridade.
Estratégias para divulgação científica em Entomologia: um relato do projeto Meu Amigo Inseto
Biologia e Biociências, Educação Infantil e Formação de ProfessoresO projeto de extensão Meu Amigo Inseto consiste em um programa de divulgação científica voltado a estudantes da Educação Básica a fim de construir, com a divulgação de materiais digitais e ações em escolas, uma nova visão sobre a classe dos insetos, trazendo uma nova vivência com esses animais. O projeto foi executado pela produção de conteúdos digitais publicados na página do Instagram @meuamigoinseto, jogos digitais e ações presenciais em escolas e no Laboratório de Entomologia da UFG. Verificou-se a influência do projeto através de um teste χ2 aplicado para as postagens e através de dados observacionais coletados.
Reflexões sobre a construção da interdisciplinaridade presente nos PCNs do ensino médio
Após oito anos da assinatura da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394/96, e seis anos depois da publicação dos primeiros Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), professor brasileiro ainda sente insegurança quanto à utilização de contextos interdisciplinares, no ensino médio, e de transversalidades, no ensino fundamental. Como promover a interdisciplinaridade com um currículo escolar dimensionado tão estritamente que não deixa margem para uma atividade interativa ou para uma reflexão mais profunda sobre o conhecimento, sua produção, seu discurso e sua reprodução, entendida como reatualização dos conceitos, métodos e práticas científico-filosóficos e artísticos?
Ações e recomendações da OCDE, na condição de “partido político”, para Portugal e Brasil, em torno da internacionalização da educação e do conhecimento
A ciência e a tecnologia, em suas múltiplas dimensões – seja em sua componente ideológica, seja em seu caráter fetichista ou, ainda, como mito da modernidade – vêm sendo caracterizadas pelos organismos supranacionais por um certo determinismo que tem na organização da produção e na gestão da força de trabalho o resultado de um imperativo tecnológico. Invoca-se o debate sobre a transição, quer para uma sociedade do conhecimento, quer para uma sociedade coesa, igualitária e democrática, cujo motor estaria na produção de ciência, tecnologia e, particularmente, de inovação. Quanto maior a inovação, maiores as transformações econômicas e sociais.
Discurso emancipador e identidade em "Negritude – usos e sentidos", de Kabengele Munanga: uma proposta de resenha
Comunicação, Filosofia, História, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Folclore e Datas Importantes, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política CulturalA negritude é o sentimento que liga secretamente todos os irmãos negros do mundo, que leva a ajudá-los a preservar uma identidade comum. A negritude é tudo aquilo que diz respeito à raça negra; é a consciência de pertencer a ela e de se entender como um ser que está devidamente relacionado a ela, uma vez que traços físicos e até mesmo mentais indicam uma herança negra ou negroide (habitantes fora de África que compartilham traços físicos com os habitantes desse continente).
Praticando a Lei nº 11.645/08: o uso da lenda das Cataratas do Iguaçu em contexto interdisciplinar
Sociologia e Vivências de Sala de AulaAtender à Lei nº 11.645/08 de forma interdisciplinar, abarcando diferentes habilidades e competências, a fim de transpor as barreiras do saber, é ainda um desafio para os docentes. Entretanto, isso pode ser feito respeitando as formas de aprendizagem e criando uma atmosfera repleta de alegria e pertencimento. As práticas interdisciplinares permitem que sejam executadas atividades que trazem um saber associado a uma experienciação, com muito sucesso e ganho real de conhecimento. No percurso da atividade, todas as atividades foram vivenciadas de forma bastante criativa.
As contribuições do planejamento e dos planos de ensino no processo didático-pedagógico da socialização dos campos de experiência na Educação Infantil
Educação InfantilA presente pesquisa investiga, por meio de levantamento bibliográfico, as contribuições do planejamento e dos planos de ensino na socialização dos saberes na Educação Infantil quanto à construção emanada das situações cotidianas entrelaçadas ao contexto do patrimônio cultural, por meio da distribuição temática a ser experienciada pelas crianças na primeira etapa da educação básica, apresentadas nos campos de experiência definidos na Base Nacional Comum Curricular. Imprime-se uma dinâmica arguitiva, que mensura e condensa as feituras desenvolvidas pelo profissional docente.
Ensino da Matemática Financeira no Ensino Médio como instrumento facilitador para a tomada de decisões
MatemáticaO ensino da Matemática Financeira tem sido abordado basicamente sob três aspectos: a tomada de decisão, os investimentos e a cidadania. O foco do presente trabalho está na abordagem da tomada de decisão. O objetivo do artigo é abordar as concepções da Matemática Financeira com a finalidade de ensinar os alunos a analisar e interpretar as operações financeiras e comerciais que decorrem do cotidiano. Logo, este trabalho se justifica pela relevância da Matemática Financeira como ferramenta facilitadora que pode propiciar aos alunos a capacidade de tomar decisões frente às diferentes operações que o mercado oferece na vida cotidiana.
Visões da paisagem e da percepção ambiental: contribuições para a educação ambiental
A educação ambiental vem sendo discutida sob diferentes abordagens e contextos (Leonardi, 1997), em que estão inseridas a dimensão cultural, política e econômica da sociedade. Muitas das atividades desenvolvidas dentro das suas duas vertentes principais, a educação ambiental formal e a não-formal, ainda encontram dificuldades de inserção e eficiência, seja pelo emprego de estratégias distanciadas da realidade da população-alvo, seja pelas dificuldades de fomentar trabalhos interdisciplinares nas escolas, ou mesmo de criar mecanismos para a sua estruturação e continuidade.