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Tecnologia e (in)formação: contribuições da Educação a Distância para uma formação de qualidade
Computação e Tecnologias e Educação a DistânciaA Educação a Distância é uma das áreas da educação que têm ampliado seu alcance de maneira acelerada, porém nem todos conseguem acompanhar essa expansão, devido a inúmeros fatores. Objetiva-se com este estudo apresentar as reais contribuições que a EaD tem a oferecer aos seus usuários e alunos, no sentido de oferecer uma discussão reflexiva e da ampliação de perspectivas acerca da temática, a qual conta com a explanação acerca de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e outros elementos interpessoais: incentivo, ingresso e permanência acadêmica. Os resultados da pesquisa apontam para uma maior necessidade de expansão acerca das atribuições da EaD na sociedade.
A importância da metodologia de Resolução de Problemas nas aulas de Matemática e o que presumem professores da rede municipal de Alhandra/PB sobre o tema
MatemáticaA Resolução de Problemas como metodologia de ensino e aprendizagem é um tema alvo de constantes discussões no âmbito da Educação Matemática, o que tem provocado inquietações recorrentes nessa área do conhecimento. Na perspectiva de refletir mais detidamente sobre essa temática e seus desafios, este trabalho objetiva analisar e discutir as potencialidades de tal metodologia, o que acreditam alguns professores de Matemática a respeito desse tema, verificar se eles compreendem de fato os preceitos e definições que embasam tal metodologia e se eles as utilizam em suas práticas docentes.
A importância dos jogos no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II
Matemática e Vivências de Sala de AulaA pesquisa tem como finalidade investigar a importância dos jogos nas aulas de Matemática como ludicidade, princípio importante no ensino matemático. O objetivo deste trabalho é destacar a importância de ensinar Matemática por meio dos jogos, em uma perspectiva contemporânea, pois eles ajudam o aluno a progredir para uma aprendizagem significativa. O trabalho traz reflexões em torno da atual prática dos professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental de ensinar conteúdos matemáticos por meio de jogos, deixando de lado a imagem da Matemática como um bicho de sete cabeças.
Articulação entre Literatura Infantil e Matemática: um estudo com professoras da Educação Infantil
Educação InfantilEsta pesquisa abordou a articulação entre Literatura Infantil e Matemática, num estudo com professoras da Educação Infantil, e se orientou pela seguinte problemática: “Como as professoras da Educação Infantil estão trabalhando a relação da Literatura Infantil com o aprendizado matemático?”. Com esse tema, a pesquisa apresentou como objetivo geral analisar como as professoras da Educação Infantil de seis Cemeis de Montes Claros estão trabalhando essa relação, identificando se as professoras utilizam a Literatura Infantil no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, explicando como realizam essa articulação.
Abordagem STEAM: uma proposta de letramento científico em contexto de Educação Infantil
Educação InfantilDiante do desafio de buscar diferentes práticas do ensino de Ciências que se contraponham ao olhar tradicional de uma educação mecanicista e reprodutora de conteúdo está a abordagem STEAM. Nessa perspectiva, o presente estudo procurou, por meio da revisão de bibliografia dos últimos dez anos, compreender o ensino de Ciências na Educação Infantil voltado para o letramento científico e para abordagem STEAM. Os resultados apresentados contribuíram para a legitimação de abordagens criativas, propondo vivências e experiências significativas para o ensino de Ciências.
Cidadania, controle social das CT&I e democratização
Para evitar mal entendidos, cabe esclarecer que esta contribuição à Conferência Nacional de CT&I visa trazer para o debate uma perspectiva sobre ciência e democracia a partir de uma inserção profissional e um engajamento político muito específicos. Há exatamente 20 anos abandonei a carreira acadêmica e, como membro da direção do Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, sou um pensador ativista pela radicalização da democracia entre nós. Como organização de cidadania ativa, o Ibase não tem perfil acadêmico. Sua produção de análises e propostas, com pesquisas e dados de qualidade, respaldados teórica e metodologicamente, visam acima de tudo produzir argumentos para o debate público, para incidir na construção da agenda política da sociedade, condicionando a atuação de representantes eleitos, dos órgãos e agentes do Estado, bem como das empresas e da economia. Para isso, o Ibase faz campanhas, organiza, participa e anima redes e fóruns, do local ao mundial. O Ibase tem como missão contribuir para a democracia radical, substantiva, em que todos os direitos humanos e de cidadania sejam para todos os seres humanos, sem exclusões, discriminações ou desigualdades. Como organização autônoma, política mas não partidária, o Ibase se situa na sociedade civil no campo de organizações e movimentos sociais que lutam por cidadania plena para sociedades livres e justas, sustentáveis, participativas, de bem viver.
Implantação de clube de ciências como estratégia de engajamento relato do Programa de Residência Pedagógica
Botânica, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaAs metodologias ativas inovadoras estimulam o pensamento crítico e permitem a construção do conhecimento de forma individual, como o clube de ciências, que se utiliza do viés democrático para promover o protagonismo dos integrantes. Este trabalho relata a implantação de um clube de ciências em uma escola pública do interior de Pernambuco durante o Programa de Residência Pedagógica. A temática central escolhida foram as plantas medicinais, e o produto final foi apresentado na II Feira de Ciências do Agreste Pernambucano, que foi premiado com menção honrosa e bolsa de iniciação científica.
Vantagens da Realidade Virtual como ferramenta de ensino
Computação e TecnologiasTecnologias digitais têm se tornado cada vez mais comuns em nossa rotina, desde atividades simples até as mais complexas. Ainda existem muitas oportunidades a serem exploradas, especialmente no contexto educacional. Nesse segmento, elas possuem o potencial de melhorar a qualidade do ensino, tornando-o mais interativo, dinâmico e acessível. O aluno que vive hoje em um mundo cercado de tecnologias pode ter na Realidade Virtual (RV) um meio que de forma multissensorial aumente o seu interesse e rendimento nas aulas. Recursos como a RV enriquecem o processo de ensino-aprendizagem quando bem articulados ao planejamento das aulas.
Proposta de ensino de gramática com o uso do método Sala de Aula Invertida mediado pelas TDIC e pela internet
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaResultante de um projeto de extensão realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio de escola pública em Goiás, este trabalho propõe um ensino de gramática com o uso do método Sala de Aula Invertida mediado pelas TDIC e pela internet. O uso desse método se justifica por promover dinamismo às aulas e conferir aos alunos a autonomia e o protagonismo na construção do seu próprio conhecimento. A mediação pelas TDIC e pela internet se explica por elas serem inerentes a esse método e possibilitar ao professor aplicar a proposta apresentada também em contextos de ensino remoto.
Relato de experiência: da gestão autoritária à gestão participativa
Instituição EscolaEste relato tem como problematização o efeito da prática da democracia no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho busca o conteúdo latente da realidade, com o objetivo de mostrar que no exercício da cidadania e na prática democrática pode haver a possibilidade da construção e da evolução permanente de uma gestão frente a sua equipe, isso explícito no projeto político-pedagógico. Descreve ainda como se dão o comportamento e a participação da comunidade escolar em conselhos nos quais o processo se torna fortalecido pela democracia e participação da comunidade. Apresenta a apropriação e a distorção do conceito de gestão democrática realizado por políticas educacionais, relatando as vivências em que a gestão não democratiza seu trabalho.