Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Textos multimodais em espanhol e os REA na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio
Língua Estrangeira e Outras Mais Específicas

A proposta tem como foco a produção de microrrelatos em espanhol realizados por estudantes da EJA do Ensino Médio. A atividade tem como base a Pedagogia dos Multiletramentos, tendo em vista os dois “multis”: a diversidade social (múltiplas culturas) e a multimodalidade, evidenciados pelo advento das tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa, significativa e colaborativa. A produção textual foi realizada numa plataforma que permite a produção colaborativa e multimodal na criação de um mural digital. O mural digital é um Recurso Educacional Aberto (REA) e está licenciado com uma licença aberta da Creative Commons CC BY – SA para acesso de forma livre.

Ideias sobre formação inicial e continuada de professores
Formação de Professores

A metodologia adotada no processo de ensino-aprendizagem é influenciada pela formação inicial do professor, preparando-o para atuar no futuro, enquanto a formação continuada impulsiona-o a exercer a profissão respeitando a realidade que o rodeia e utilizando práticas pedagógicas adequadas que proporcionam um ensino de qualidade. O objetivo deste trabalho é identificar como ocorre a formação inicial e continuada do professor no Brasil e sua importância para a prática docente. O trabalho está sustentado na Legislação Brasileira de Educação e em referenciais de estudiosos do tema em tela.

O papel do conselho tutelar e pandemia: análise e resultados
Direito, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Este artigo tem por objetivo descrever um panorama acerca dos atendimentos de aconselhamentos realizados aos pais ou responsáveis, crianças e adolescentes nos casos que envolvem violações de direitos de crianças e adolescentes no município do interior do Estado de São Paulo no período de pandemia entre janeiro até junho de 2020. Percebe-se que houve um aumento significativo de crianças e adolescentes inseridos em contextos de violências, evasões escolares, negligências, conflitos familiares, uso de drogas, comportamentos e dentre outras. Desta forma, pretende-se estudar a relevância do conselho tutelar e suas atribuições, as quais têm o intuito de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes.

A MODERNIDADE E A QUESTÃO SOBRE O SENTIDO DE CULTURA

A modernidade, numa tentativa de definir a sua própria identidade, teve como procedimento a tentativa de retorno às origens. O que é afinal a modernidade? A necessidade de responder a essa pergunta fez com que o retorno aos antigos assumisse tendências valorativas que não podem ser afastadas de características que os próprios modernos já evidenciavam, pois, ao considerar os antigos como um brilhante momento perdido da humanidade, buscava-se alguma característica essencial do homem que, de certa forma, não estava mais presente. A nostalgia desse retorno aponta para a modernidade teimosa do procedimento: resgatar o homem então perdido, trazê-lo de volta a si mesmo, pressupondo-se que seria de fato possível todo esse poder deliberativo, pois o homem já estava então sendo visto a partir de outros fundamentos e poderes: ele pode educar-se e, assim, transformar-se no que ele deve ser.

Sobre o sentido do erudito (Gelehrte): o seu papel na cultura moderna

Segundo o primeiro grande dicionário alemão, dos irmãos Grimm, já no século XV o termo Gelehrt se referia ao indivíduo versado em questões jurídicas, referentes tanto ao conhecimento e julgamento da vida espiritual pensada no sentido religioso quanto a questões mundanas, relacionadas à vida civil, ao domínio do direito. Enquanto substantivação do particípio passado do verbo lehren, que significa “ensinar”, o termo Gelehrt teria o sentido de se referir àquele que foi “ensinado”, ao douto, o erudito, o instruído, disciplinado, perito, homem de ciência. Passando por várias conotações específicas, o Gelehrt já se referiu ao douto em literatura, àquele que sabe o latim ou mesmo àquele que sabe escrever em geral.

Uso de filme como prática interventiva no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública de Cuiabá/MT
Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Política Educacional

Este estudo analisa a utilização de filmes como prática pedagógica estratégica para estimular a motivação de estudantes com dificuldades de aprendizagem em uma escola pública estadual de Mato Grosso. A relevância da pesquisa se deu pela necessidade de uma intervenção pedagógica a fim de sensibilizar os estudantes à reflexão sobre suas perspectivas de vida e compreensão da relevância dos estudos para a transformação social. Sendo uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, o estudo se configurou como um estudo de caso e os participantes foram estudantes de 6º a 9º ano com dificuldades de aprendizagem.

Uma experiência com modelagem na educação de jovens e adultos

Este texto pretende relatar uma experiência de modelagem matemática numa turma formada por jovens e adultos do Colégio Municipal Oscar Pereira de Magalhães, no município de Terra Nova (BA), a fim de que sirva de análise e motivação para professores de Matemática trabalharem a modelagem, na intenção de unir o conhecimento matemático às relações encontradas no dia a dia.

Produzindo textos na escola (e na vida)
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo se propõe a refletir sobre a produção de textos na escola à luz de algumas formulações de Paulo Freire. A pesquisa bibliográfica levou-nos à descoberta de vários pontos de convergência entre conceitos freirianos e o tema deste trabalho, especialmente os que envolvem o ato de ler, a importância do diálogo e a “educação bancária”. Para tratar dos fenômenos da linguagem, recorremos aos estudos de Bakhtin. Sobre a escrita na escola, trazemos os olhares de Geraldi e Marcuschi. Serão analisados também alguns resultados de avaliações institucionais que medem o aproveitamento de estudantes brasileiros, os papéis dos atores escolares e o protagonismo dos estudantes.

Uma página por dia - sugestão a um guia espiritual
Ecologia e Meio Ambiente, Física e Filosofia

Uma carta escrita a um guru indiano procura discutir as relações entre a Ciência e a filosofia, a fé e as experiências, devoção e avanço tecnológico. Apresenta uma proposta para levar o mundo a uma evolução científica vinculada ao autoconhecimento, ao despertar para a Ciência como ferramenta para melhorar o mundo para todos.

O lugar dos estudos literários

A divergência de opiniões nem sempre aponta para caminhos antagônicos, como pode parecer em um primeiro momento. Foi o que percebemos após a apresentação dos professores Eduardo Portella e Hans Ulrich Gumbrecht na mesa plenária de abertura do Congresso Internacional de Literatura Comparada, da Abralic - Associação Brasileira de Literatura Comparada -, que aconteceu este mês na Uerj, e revelou o quanto pode ser polêmica a reflexão sobre o papel dos estudos literários em nossa sociedade.