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Aulas contextualizadas em Ciências: uma práxis necessária
O trabalho docente integra todo o processo educativo como fenômeno social universal para proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos mínimos necessários aos educandos, visando uma formação cidadã. Como toda educação é intencional e está pautada em abordagens pedagógicas e metodológicas, proporcionam o ensino-aprendizagem ao longo do ano letivo, tendo como base a matriz curricular (CÓRDULA, 2010a).
Saúde na escola: posso ajudar
SaúdeEste artigo descreve uma intervenção realizada no projeto de extensão Laboratório de Produção Textual na cidade de Parnaíba-PI, uma atividade multidisciplinar com o tema Saúde na Escola, envolvendo profissionais da Saúde e da Educação, comunidade acadêmica, profissional, comunidade em geral e famílias, com reflexões capazes de relevar ações multidisciplinares realizadas por esses profissionais em prol da melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem, com palestras para 320 participantes.
Cultura popular e Arquivologia: uma conexão intrinsecamente necessária para a Educação
Outras Mais Específicas e Política CulturalAs ações culturais populares devem ser disseminadas e um dos espaços mais adequados a isso são as instituições de cunho cultural, visto que são fontes de informação e podem contribuir para o turismo cultural e desenvolver atividades lúdicas.
Trabalhando com recursos lúdicos no Ensino Médio: produzindo vídeos educativos para o ensino de Física
As tecnologias hoje em dia assumem importância tão grande em nossas vidas que é difícil para a maioria das pessoas ver-se vivendo sem elas.
A Química no cotidiano – uma proposta envolvendo o uso de infográficos
QuímicaNuma atividade realizada no câmpus Realengo II do Colégio Pedro II, foi comprovado que a utilização de infográficos para tratar conteúdos de Química pode ser uma ótima ferramenta de ensino, pois facilita o trabalho com esses conteúdos e motiva os alunos pela disciplina.
Jesuítas na educação brasileira: dos objetivos e métodos até a sua expulsão
HistóriaNeste texto são avaliadas as principais contribuições dos jesuítas no campo educacional no Brasil Colônia, partindo de dois aspectos curriculares de ensino: objetivo e metodologia. Pretende também apresentar os motivos que fizeram os jesuítas serem expulsos daqui e o interesse do primeiro-ministro português, Marquês de Pombal, com essa expulsão.
Confraria do Vento - trinta minicontos
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços UrbanosDesvende enigmas, explore universos paralelos, mergulhe em reflexões profundas! Adentre agora o envolvente mundo dos contos sinópticos, onde cada palavra é uma peça crucial para desvendar mistérios e provocar emoções. Seja transportado para além das fronteiras da realidade e embarque em uma jornada única e empolgante. Os contos, em sua forma minúscula ou grandiosa, são convites para aventuras inesquecíveis e reflexões intensas sobre a natureza humana. Não apenas leia, mas mergulhe profundamente em cada palavra, penetre em mundos fantásticos e descubra o poder da narrativa em sua forma mais compacta e envolvente.
Formação continuada de professores em perspectiva inclusiva
Formação de ProfessoresO presente relato apresenta uma experiência de formação continuada de professores que abarcou a dimensão da inclusão em educação. A referida formação aconteceu remotamente, no ano de 2020, e foi promovida por uma escola de Educação Básica localizada no município de Niterói/RJ. Inicialmente, destaca-se a importância do papel do professor no processo da inclusão escolar e a necessidade de cursos de formação inicial e continuada serem organizados com base na perspectiva da inclusão. Em seguida, são expostos os motivos que inspiraram a organização da proposta, bem como informações relacionadas à elaboração e ao desenvolvimento do curso.
Práticas matemáticas em sala de recursos multifuncional
MatemáticaExiste uma preocupação das instituições de ensino em como fazer a inclusão de forma exitosa. O presente trabalho é a apresentação de seis atividades realizadas nos projetos de Extensão e de Iniciação à Docência, na sala de recursos multifuncional (SEM) do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira.
O papel dos jogos no processo de ensino da Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
MatemáticaO papel dos jogos no processo de ensino da Matemática oferece construção de conhecimento criando métodos tanto para o educador quanto para o educando, rompendo com a relação sujeito/objeto do ensino tradicional. Esse processo pode ser desafiador, determina o ponto de partida; o ponto de chegada será resultante da experimentação. Dessa forma, o ensino dos jogos está intimamente ligado ao interesse de quem aprende Matemática e contribui para o processo de ensino-aprendizagem ao trazer a criatividade para a sequência didática apresentada.