Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Aulas contextualizadas em Ciências: uma práxis necessária

O trabalho docente integra todo o processo educativo como fenômeno social universal para proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos mínimos necessários aos educandos, visando uma formação cidadã. Como toda educação é intencional e está pautada em abordagens pedagógicas e metodológicas, proporcionam o ensino-aprendizagem ao longo do ano letivo, tendo como base a matriz curricular (CÓRDULA, 2010a).

Saúde na escola: posso ajudar
Saúde

Este artigo descreve uma intervenção realizada no projeto de extensão Laboratório de Produção Textual na cidade de Parnaíba-PI, uma atividade multidisciplinar com o tema Saúde na Escola, envolvendo profissionais da Saúde e da Educação, comunidade acadêmica, profissional, comunidade em geral e famílias, com reflexões capazes de relevar ações multidisciplinares realizadas por esses profissionais em prol da melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem, com palestras para 320 participantes.

Cultura popular e Arquivologia: uma conexão intrinsecamente necessária para a Educação
Outras Mais Específicas e Política Cultural

As ações culturais populares devem ser disseminadas e um dos espaços mais adequados a isso são as instituições de cunho cultural, visto que são fontes de informação e podem contribuir para o turismo cultural e desenvolver atividades lúdicas.

Trabalhando com recursos lúdicos no Ensino Médio: produzindo vídeos educativos para o ensino de Física

As tecnologias hoje em dia assumem importância tão grande em nossas vidas que é difícil para a maioria das pessoas ver-se vivendo sem elas.

A Química no cotidiano – uma proposta envolvendo o uso de infográficos
Química

Numa atividade realizada no câmpus Realengo II do Colégio Pedro II, foi comprovado que a utilização de infográficos para tratar conteúdos de Química pode ser uma ótima ferramenta de ensino, pois facilita o trabalho com esses conteúdos e motiva os alunos pela disciplina.

Jesuítas na educação brasileira: dos objetivos e métodos até a sua expulsão
História

Neste texto são avaliadas as principais contribuições dos jesuítas no campo educacional no Brasil Colônia, partindo de dois aspectos curriculares de ensino: objetivo e metodologia. Pretende também apresentar os motivos que fizeram os jesuítas serem expulsos daqui e o interesse do primeiro-ministro português, Marquês de Pombal, com essa expulsão.

Confraria do Vento - trinta minicontos
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços Urbanos

Desvende enigmas, explore universos paralelos, mergulhe em reflexões profundas! Adentre agora o envolvente mundo dos contos sinópticos, onde cada palavra é uma peça crucial para desvendar mistérios e provocar emoções. Seja transportado para além das fronteiras da realidade e embarque em uma jornada única e empolgante. Os contos, em sua forma minúscula ou grandiosa, são convites para aventuras inesquecíveis e reflexões intensas sobre a natureza humana. Não apenas leia, mas mergulhe profundamente em cada palavra, penetre em mundos fantásticos e descubra o poder da narrativa em sua forma mais compacta e envolvente.

Formação continuada de professores em perspectiva inclusiva
Formação de Professores

O presente relato apresenta uma experiência de formação continuada de professores que abarcou a dimensão da inclusão em educação. A referida formação aconteceu remotamente, no ano de 2020, e foi promovida por uma escola de Educação Básica localizada no município de Niterói/RJ. Inicialmente, destaca-se a importância do papel do professor no processo da inclusão escolar e a necessidade de cursos de formação inicial e continuada serem organizados com base na perspectiva da inclusão. Em seguida, são expostos os motivos que inspiraram a organização da proposta, bem como informações relacionadas à elaboração e ao desenvolvimento do curso.

Práticas matemáticas em sala de recursos multifuncional
Matemática

Existe uma preocupação das instituições de ensino em como fazer a inclusão de forma exitosa. O presente trabalho é a apresentação de seis atividades realizadas nos projetos de Extensão e de Iniciação à Docência, na sala de recursos multifuncional (SEM) do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira.

O papel dos jogos no processo de ensino da Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
Matemática

O papel dos jogos no processo de ensino da Matemática oferece construção de conhecimento criando métodos tanto para o educador quanto para o educando, rompendo com a relação sujeito/objeto do ensino tradicional. Esse processo pode ser desafiador, determina o ponto de partida; o ponto de chegada será resultante da experimentação. Dessa forma, o ensino dos jogos está intimamente ligado ao interesse de quem aprende Matemática e contribui para o processo de ensino-aprendizagem ao trazer a criatividade para a sequência didática apresentada.